Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Proposta de redação: A evasão escolar em debate no Brasil contemporâneo

355 views

Published on

Proposta de redação, Escolas cívico-militares, Proposta de redação sobre escolas cívico-militares, Proposta de redação sobre implantação de escolas cívico-militares, Proposta de redação sobre educação, Proposta de redação sobre educação, Proposta de redação para o ENEM, Propostas de redação para o ENEM, Curso de redação, Curso online de redação, Curso de redação para o ENEM, Curso online de redação para o ENEM, Curso on-line de redação para o ENEM, Salinha de redação, Salinha de redação para o ENEM, Salinha de redação em Belo Horizonte, Salinha de redação em Belo Horizonte para o ENEM, Manoel Neves, Professor Manoel Neves

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Proposta de redação: A evasão escolar em debate no Brasil contemporâneo

  1. 1. Acesse nosso site para mais conteúdo de Redação, linguagens para o ENEM, literatura, língua portuguesa e concursos públicos. www.manoelneves.com - contato@manoelneves.com Instagram: @ manoelnevesmn / Facebook: manoelnevespontocom INSTRUÇÕES PARA A REDAÇÃO • O rascunho da redação deve ser feito no espaço apropriado. • O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas. • A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação ou do Caderno de Questões terá o número de linhas copiadasdesconsiderado para efeito de correção. • Receberá nota zero, em qualquer das situações expressas a seguir, a redação que: a) tiver até 7 (sete) linhas escritas, sendo considerada “texto insuficiente”; b) fugir ao tema ou que não attender ao tipo dissertativo-argumentativo; c) apresentar parte do texto deliberadamente desconectada do tema proposto. TEXTOS MOTIVADORES TEXTO 01 Uma nova e preocupante evasão escolar. Revista Istoé, 2018. Disponível em: . Acesso em 14 out. 2018.
  2. 2. Acesse nosso site para mais conteúdo de Redação, linguagens para o ENEM, literatura, língua portuguesa e concursos públicos. www.manoelneves.com - contato@manoelneves.com Instagram: @ manoelnevesmn / Facebook: manoelnevespontocom TEXTO 02 Alguns principais fatores relevantes que contribuem para o alto índice de abandono. . Gravidez precoce (352%) . Necessidade de complementação de renda familiar (234%) . Desestruturação familiar (95%) . Defasagem (série/idade) (77%) . Gênero (20%) . Escolaridade dos pais (3,5%) São vários fatores e as mais diversas causas da evasão escolar ou infrequência do aluno. No entanto, levando em consideração os fatores determinantes da ocorrência do fenômeno, pode se classificá-las da seguinte maneira: . Escola; . Aluno; . Pais/Responsáveis e Social. PEREIRA, Michele Cezaretti. Evasão escolar: causas e desafios. In.: Revista Núcleo do Conhecimento. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/evasao-escolar. Acesso em: 13 out. 2019. TEXTO 03 Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição. Constituição Federal de 1988. Disponível em: https://www.senado.leg.br/atividade/const/con1988. Acesso em: 12 out. 2018. PROPOSTA DE REDAÇÃO A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema: “Evasão escolar em debate no Brasil contemporâneo”. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

×