Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Ortografia e problemas ortográficos na idecan

1,326 views

Published on

Ortografia, Problemas ortográficos, IDECAN, Provas de concurso público resolvidas e comentadas, Manoel Neves

Published in: Education
  • Be the first to comment

Ortografia e problemas ortográficos na idecan

  1. 1. teoria gramatical na IDECAN Ortografia e Problemas ortográficos Manoel Neves
  2. 2. QUESTÃO 01 teoria gramatical na IDECAN: ortografia O verbo “crescer” é grafado com sc. Que palavra abaixo está INCORRETAMENTE grafada por que não contém esse encontro na sua formação gráfica? a) piscina b) descida c) nascida d) indescente e) resuscitar
  3. 3. SOLUÇÃO COMENTADA teoria gramatical na IDECAN: ortografia A palavra “indecente” é formada por meio do acréscimo do prefixo “in” à palavra primitiva “decente”, que não tem “s”. Marque-se, pois, a letra “d”.
  4. 4. QUESTÃO 02 teoria gramatical na IDECAN: ortografia Assinale a alternativa que apresenta ERRO ortográfico. a) 2015 não será um bom ano para contrair dívidas. b) O ano de 2015 será de restrisões, pois a inflação está elevada. c) Aquele que não tiver dívidas em 2015 terá boas oportunidades para comprar à vista. d) Os investidores estão esperando a recuperação do mercado de imóveis para investirem.
  5. 5. SOLUÇÃO COMENTADA teoria gramatical na IDECAN: ortografia Palavras derivadas de primitivas terminadas em “-gir” devem ser grafadas com “ç”. Está, pois, incorreta, a grafia de “restrições” na alternativa “b”.
  6. 6. QUESTÃO 03 teoria gramatical na IDECAN: ortografia Dos períodos exibidos a seguir, assinale aquele que NÃO apresenta uma ou mais palavras com problemas de ortografia e/ou acentuação: a) A cerca de três anos, não como glúten. b) O humus é um excelente fertilizante para a agricultura. c) Precisamos ter censo para tomarmos decisões importantes. d) Não sei o porquê de tanto rigidez com crianças tão pequenas. e) As roupas que estavam no varal ficaram enxarcadas depois da tempestade.
  7. 7. SOLUÇÃO COMENTADA teoria gramatical na IDECAN: ortografia Não há erro ortográfico na frase transcrita na alternativa “d”. Nas demais opções, estão erradas as seguintes grafias: a) “a cerca” [correção: há certa = faz cerca]; b) “humus” [correção: húmus = paroxítona terminada em “-us”]; c) “censo” [correção: senso = sentido]; e) “enxarcadas” [correção: encharcadas = derivado de “charco”].
  8. 8. QUESTÃO 04 teoria gramatical na IDECAN: ortografia Assinale a afirmativa grafada INCORRETAMENTE. a) A predisposição ao alcoolismo pode ser genética. b) O álcool pode até ajudar a pegar no sono mais rápido, mas, em geral, promove noites muito mais agitadas. c) Mulheres que bebem algumas vezes por mês ou até três vezes por semana têm mais chances de sobreviver a um ataque cardíaco. d) Estudos recomendam que é melhor beber menores quantidades ao longo da semana do que conscentrar o consumo de álcool no fins de semana.
  9. 9. SOLUÇÃO COMENTADA teoria gramatical na IDECAN: ortografia Há erro na grafia do vocábulo “concentrar”, transcrito na alternativa “d”.
  10. 10. QUESTÃO 05 teoria gramatical na IDECAN: ortografia “Conheça o retrato dramático da saúde pública no Brasil e saiba por que o programa do governo de importação de médicos pode ajudar a resolver esse flagelo”. Assinale a alternativa que apresenta a regra gramatical que justifica corretamente o emprego do “por que”. a) Pode ser substituído pela conjunção causal” “já que”, que é subordinada. b) Pode ser substituído por “pelo qual, pela qual, pelos quais, pelas quais”, neste caso, tem-se a preposição “por” seguida da conjunção “que”;. c) Pode ser substituído por uma das expressões “por qual motivo” ou “por qual razão”, neste caso, tem-se a preposição “por” seguida da conjunção “que”. d) Pode ser substituído por “pelo qual, pela qual, pelos quais, pelas quais”, neste caso, tem-se a preposição “por” seguida do pronome interrogativo “que”. e) Pode ser substituído por uma das expressões “por qual motivo” ou “por qual razão”, neste caso, tem-se a preposição “por” seguida do pronome interrogativo “que”.
  11. 11. SOLUÇÃO COMENTADA teoria gramatical na IDECAN: ortografia A justificativa para se usar o por que separado e sem acento na frase em análise está transcrita na alternativa “c”.

×