Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

ENEM-2019: Aspectos Gramaticais

10 views

Published on

Aspectos Gramaticais no ENEM, ENEM-2019, ENEM-2019 resolvido, Provas do ENEM resolvidas e comentadas, Manoel Neves, Salinha de redação, Salinha de redação em BH, Salinha de redação em Belo Horizonte, Salinha de redação para o ENEM em Belo Horizonte, Professor Manoel Neves, Curso de redação on-line, Curso de redação on-line para o ENEM

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

ENEM-2019: Aspectos Gramaticais

  1. 1. PRIMEIRA APLICAÇÃO DO ENEM-2019 Manoel Neves ASPECTOS GRAMATICAIS
  2. 2. Toca a sirene na fábrica, e o apito como um chicote bate na manhã nascente e bate na tua cama no sono da madrugada. Ternuras da áspera lona pelo corpo adolescente. É o trabalho que te chama. Às pressas tomas o banho, tomas teu café com pão, tomas teu lugar no bote no cais do Capibaribe. Deixas chorando na esteira teu filho de mãe solteira. Levas ao lado a marmita, contendo a mesma ração do meio de todo o dia, a carne-seca e o feijão. De tudo quanto ele pede dás só bom-dia ao patrão, e recomeças a luta na engrenagem da fiação. MOTA, M. Canto ao meio. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1964.
  3. 3. QUESTÃO 01 a) ajuda a localizar o enredo num ambiente estático. Nesse texto, a mobilização do uso padrão das formas verbais e pronominais b) auxilia na caracterização física do personagem principal. c) acrescenta informações modificadoras às ações dos personagens. d) alterna os tempos da narrativa, fazendo progredir as ideias do texto. e) está a serviço do projeto poético, auxiliando na distinção dos referentes.
  4. 4. SOLUÇÃO COMENTADA No texto em análise, o enunciador apresenta uma mulher, mãe solteira, que acorda, toma banho, deixa seu filho em casa e vai trabalhar na fábrica. Tudo isso ficamos sabendo pelo uso dos pronomes e das formas verbais [de segunda pessoa do singular], os quais, além de localizarem a personagem no tempo, apresentam suas ações para o leitor. Por isso, deve-se assinalar a alternativa “e”, na medida em que os referidos recursos gramaticais servem para distinguir os referentes espaciais por onde transita o “tu” do discurso do locutor. aspectos do verbo CONTEÚDO AVALIADO

×