Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
Comparação dos efeitos da pressão positiva contínua
nas vias aéreas, aparelho bucal e exercício de
treinamento na síndrome...
Poucos estudos avaliaram a eficácia de um programa de
treinamento físico, em comparação com outros tratamentos.
Introdução...
O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos do exercício físico sobre os
parâmetros do sono subjetiva e objetiva,
Objet...
MÉTODOS:
Amostra: Pacientes do sexo masculino com apneia obstrutiva do
sono moderada a severa e índices de massa corporal ...
Obtidas antes e após dois meses de tratamento com pressão positiva contínua
nas vias aéreas ou um aparelho oral ou exercíc...
Resultados
Os pacientes que utilizaram CPAP e aparelhos orais
apresentaram uma redução significativa no índice de
apneia-h...
CONCLUSÕES:
Nossos resultados sugerem:
Aparelhos de pressão contínua
positiva e aparelho oral
modificaram o índice de apne...
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Comparação dos efeitos da pressão positiva contínua nas vias aéreas, aparelho bucal e exercício de treinamento na síndrome da apneia obstrutiva do sono

269 views

Published on

Comparação dos efeitos da pressão positiva contínua nas vias aéreas, aparelho bucal e exercício de treinamento na síndrome da apneia obstrutiva do sono

Published in: Health & Medicine
  • Login to see the comments

  • Be the first to like this

Comparação dos efeitos da pressão positiva contínua nas vias aéreas, aparelho bucal e exercício de treinamento na síndrome da apneia obstrutiva do sono

  1. 1. Comparação dos efeitos da pressão positiva contínua nas vias aéreas, aparelho bucal e exercício de treinamento na síndrome da apneia obstrutiva do sono. Schütz TC1, Cunha TC, T de Moura-Guimarães, Luz GP, C Ackel-D'Elia, Alves Eda S, Pantiga G Jr, Mello MT, Tufik S, L. Bittencourt
  2. 2. Poucos estudos avaliaram a eficácia de um programa de treinamento físico, em comparação com outros tratamentos. Introdução Perder peso Existem vários tratamentos para a síndrome de apneia obstrutiva do sono, tais como CPAP Aparelhos orais Comparação dos efeitos da pressão positiva contínua nas vias aéreas, aparelho bucal e exercício de treinamento na síndrome da apneia obstrutiva do sono.
  3. 3. O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos do exercício físico sobre os parâmetros do sono subjetiva e objetiva, Objetivo comparar estes efeitos com os efeitos de tratamentos de aparelho de pressão e oral contínua e positiva das vias respiratórias. Comparação dos efeitos da pressão positiva contínua nas vias aéreas, aparelho bucal e exercício de treinamento na síndrome da apneia obstrutiva do sono.
  4. 4. MÉTODOS: Amostra: Pacientes do sexo masculino com apneia obstrutiva do sono moderada a severa e índices de massa corporal inferior a 30 kg/m2 foram divididos aleatoriamente em três grupos. CPAP=9 Aparelho oral =9 Exercício físico=7 Comparação dos efeitos da pressão positiva contínua nas vias aéreas, aparelho bucal e exercício de treinamento na síndrome da apneia obstrutiva do sono.
  5. 5. Obtidas antes e após dois meses de tratamento com pressão positiva contínua nas vias aéreas ou um aparelho oral ou exercício físico. Polissonografias Amostras de sangue Medições de Sonolência Meios de diagnóstico Comparação dos efeitos da pressão positiva contínua nas vias aéreas, aparelho bucal e exercício de treinamento na síndrome da apneia obstrutiva do sono.
  6. 6. Resultados Os pacientes que utilizaram CPAP e aparelhos orais apresentaram uma redução significativa no índice de apneia-hipopneia. Pacientes de exercício físico não apresentaram alterações nos parâmetros do sono porem observou-se um impacto positivo na Sonolência diurna subjetiva. Foram observadas reduções nos seguintes parâmetros: T leucócitos, lipoproteína de muito baixa-densidade e triglicérides. Comparação dos efeitos da pressão positiva contínua nas vias aéreas, aparelho bucal e exercício de treinamento na síndrome da apneia obstrutiva do sono.
  7. 7. CONCLUSÕES: Nossos resultados sugerem: Aparelhos de pressão contínua positiva e aparelho oral modificaram o índice de apneia- hipopneia O exercício físico isolado foi capaz de modificar apenas subjetiva Sonolência diurna e algumas medidas de sangue. Comparação dos efeitos da pressão positiva contínua nas vias aéreas, aparelho bucal e exercício de treinamento na síndrome da apneia obstrutiva do sono.

×