Metrô de estocolmo

760 views

Published on

2 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
760
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
11
Comments
2
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Metrô de estocolmo

  1. 1. 07-03-2012 Luzia
  2. 2. Cotidianamente, os habitantes deEstocolmo têm o privilégio detransitar pela cidadepercorrendo túneis e trilhos defuncionalidade e arte.
  3. 3. O ambiente que une estes dois paradigmas contemporâneos é, nadamais nada menos, que o sistema de metrô da capital sueca.
  4. 4. Inaugurado em 1950, o metrô de Estocolmo tem hoje 100 estações emuso, das quais 47 são subterrâneas e 53 estão acima do solo.
  5. 5. Com trechos que penetram rígidas rochas, osistema, por si só, já se apresenta como umaobra especial de engenharia.
  6. 6. Como se não bastasse transformar alicerces expostos erochas brutas em beleza, o metrô abriga as mais diversasexpressões artísticas, com pinturas, esculturas, mosaicose gravuras de mais de 150 autores
  7. 7. O metrô de Estocolmo é chamado de Tunnelbana, Metro ou U-Bahnpelos suecos e tem três linhas: azul, verde e vermelha. Os suecoschamam A maior galeria de arte em extensão do mundo, com 110 km.
  8. 8. Basta viajar de um ponto a outro, com os olhos bematentos, para contemplar a arte inspiradoraimpressa em cada plataforma e túnel do metrô.
  9. 9. As estações são como galerias de arte,constituídas, cada uma, com identidade própria.
  10. 10. Aliadas à estrutura do sistema de transporte, as obras,interferências e azulejos constroem um circuito de paisagensartificiais completamente integradas ao contexto urbano.
  11. 11. É como transformar o caminho percorrido no objetivo de umabela viagem, ou como fazer de uma ida ao trabalho um passeiopela maior galeria de arte do mundo.
  12. 12. Esculturas, mosaicos e pinturaspodem ser encontrados em 90das 100 estações do metrô.
  13. 13. O metrô é um exemplo de como se deve e se podecuidar do espaço público e seu exemplo deveriaser seguido por todos os metrôs do mundo.
  14. 14. PRODUÇÃO: LUZIA GABRIELEEMAIL: luziagabriele@hotmail.comIMAGENS: INTRNETFONTE: ESPAÇO DECORADOMÚSICA: ORQUETRA ROMANTICOS DE CUBA SIBONEYDATA: 07 DE MARÇO DE 2012 “Me ame quando eu menos merecer, pois é quando eu mais preciso”

×