Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Figuras rupestre

60 views

Published on

Arte rupestre, pintura rupestre ou ainda gravura rupestre, são termos dados às mais antigas representações artísticas conhecidas, as mais antigas datadas do período Paleolítico Superior (40.000 a.C.) gravadas em abrigos ou cavernas, em suas paredes e tetos rochosos, ou também em superfícies rochosas ao ar livre.

Published in: Education
  • Be the first to comment

Figuras rupestre

  1. 1. O homem de Cro-Magnon (também conhecido como Homo sapiens – homem sábio) resistiu e sobreviveu graças a sua característica nômade, pois sempre se mudava, tentando se proteger das transformações físicas e climáticas ocorridas através da quarta era glacial. Ainda hoje podemos encontrar traços físicos remanescentes dos antigos homens pré- históricos, mas nos deparamos ainda com a escassez de fontes históricas para sabermos mais dos nossos antepassados, como a origem desses primatas.
  2. 2. O Período Paleolítico Superior coincide aproximadamente com a última glaciação, o homem de Cro-Magnon, que surgiu por volta de 40000 a.C., o representante característico do período. Essa subespécie do Homo sapiens dividiu- se em várias culturas locais, distribuídas pela Espanha, Sul da França e Europa Centro-Oriental.
  3. 3. Os Cro-Magnon ainda eram coletores, caçadores e pescadores. Seus instrumentos, porém, passaram por transformações. Como o gelo dificultava a obtenção de pedras, diversos utensílios começaram a ser confeccionados com ossos e marfim; o arco e a flecha surgiram nesse período, bem como arpões e agulhas.
  4. 4. Em parte devido ao longo tempo que passavam dentro das cavernas, mas graças sobretudo ao desenvolvimento da própria inteligência, os homens do Paleolítico Superior deram início à produção artística, pintando animais e cenas de caça nas paredes das grutas.
  5. 5. A arte rupestre constitui a primeira forma de manifestação artística do Homem, geralmente, este tipo de manifestação artística aparece no interior de cavernas e em outras superfícies rochosas cingidas pela marca da presença humana.
  6. 6. Uma das primeiras formas que o ser humano encontrou para deixar seus vestígios foi a pintura. A arte rupestre consistiu na maneira utilizada para se ilustrar sonhos e cenas do cotidiano.
  7. 7. Como trabalhavam os artistas pré-históricos: Em suas pinturas, o homem da caverna usava óxidos minerais, ossos carbonizados, carvão, vegetais e sangue de animais. Os elementos sólidos eram esmagados e dissolvidos na gordura dos animais caçados. Como pincel, com certeza, utilizaram inicialmente o dedo, mas há indícios de terem empregado também pincéis feitos de penas e pêlos e osso de animais.
  8. 8. Na mesma época do Período Paleolítico, começaram a ser esculpidas estatuetas femininas em marfim, com alguns centímetros de altura, que os especialistas hoje chamam de Vênus (do nome da deusa greco-romana do amor e da beleza feminina). Essas figuras eram dotadas de seios fartos e quadris exagerados, o que certamente as vinculava à idéia de fertilidade.
  9. 9. O estudo favoreceu o conhecimento de pesquisadores em relação aos hábitos dos povos da antiguidade e a sua cultura.
  10. 10. A idéia de que a arte rupestre é obra dos homens pré-históricos foi aceita por especialistas apenas em 1902.
  11. 11. Os homens pré-históricos pintava os seres, um animal por exemplo, reproduzindo a natureza tal qual sua vista captava.
  12. 12. Essa arte era realizada por caçadores, e faziam parte de um processo de magia por meio do qual procurava-se interferir na captura de animais. Ou seja, o pintor-caçador do Paleolítico supunha ter poder sobre o animal desde que possuísse a sua imagem. Acreditava que poderia matar o animal verdadeiro desde que o representasse ferido mortalmente num desenho.
  13. 13. Apesar de parecerem rudes nas suas pinturas, expressavam a arte com sensibilidade.
  14. 14. Para alguns estudiosos, o desenvolvimento desse tipo de manifestação esteve diretamente ligado ao processo de dominação do fogo. O controle desse elemento natural permitiu o conforto e a segurança necessários para o posterior surgimento de processos de comunicação mais complexos, como a palavra e a arte.
  15. 15. Rupestre significa: Gravado ou traçado na rocha, na pedra.
  16. 16. A arte rupestre se desenvolveu no período pré-histórico, ou seja, nos períodos Paleolíticos e Neolítico.

×