Node.js

328 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
328
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
4
Actions
Shares
0
Downloads
1
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Node.js

  1. 1. A U T O R : L U I Z H E N R I Q U E S . E V A N G E L I S T A
  2. 2. O que é Node.js O Node é um programa de servidor !=(TOMCAT, Apache, etc); JavasCript no lado do Servidor ; Baseado no mecanismoV8 Javascript. Utiliza o que é chamado de modelo de programaçãodirecionado a eventos.
  3. 3. O que é o V8 ?
  4. 4. É um Carro no Lado doServidor ?
  5. 5. Definitivamente não ! V8 é o mesmo mecanismo que o Google usa em seunavegador Chrome; JS – Interpreta o código e executa-o; V8 -> Google -> Interpretador C++ -> não é restritoa execução em um navegador; Node usa o V8 JS escrito pelo Google e o redirecionapara uso no SERVIDOR !!!
  6. 6. Afinal para que serve o Node.js ? Trabalhar em situações onde um grande volume detráfego é esperado e a lógica e o processamentonecessários do lado do servidor não sãonecessariamente volumosos antes de responder aocliente.
  7. 7. Exemplos Práticos Problema da Fila do Twitter Existem literalmente milhares de tweets chegando acada segundo e o banco de dados não consegueacompanhar o número de gravações necessáriasdurante os momentos de pico de uso.
  8. 8. Solução com Node.js Ele pode gravá-los rápida e facilmente em ummecanismo de enfileiramento em memória(memcached, por exemplo), a partir do qual outroprocesso separado pode gravá-los no banco dedados. A função do Node é rapidamente coletar otweet e passar essa informação para outroprocesso, responsável por gravá-lo.
  9. 9. Documentação A documentação do Node.js está disponível no siteoficial: http://nodejs.org/api/ Download do Node.js está disponível no site oficial:http://nodejs.org/download/ , atualmente comversões compatíveis com os principais SistemasOperacionais.
  10. 10. Fontes http://www.ibm.com/developerworks/br/library/os-nodejs/ http://nodejs.org/
  11. 11. Obrigado

×