Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Origem da vida aula 1º ano do ensino médio-luiz carlos

349 views

Published on

  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Origem da vida aula 1º ano do ensino médio-luiz carlos

  1. 1. ORIGEM DA VIDA Teorias sobre Origem daVida PIBID BIOLOGIA Bolsista:LuizCarlos da Costa Escola Estadual Dr. RaimundoAlvesTorres,Viçosa-MG.
  2. 2. Big Bang  Até o presente momento, aTeoria do Big Bang é utilizada para explicar o surgimento daTerra  Acredita-se que nosso planeta se formou há 4,5 bilhões de anos e,
  3. 3. Abiogênese  foi a primeira idéia proposta pela origem da vida  os seres vivos podiam brotar a partir da matéria orgânica  Sapos poderiam brotar dos pântanos, vermes brotavam das frutas. Um médico chamado Jan Baptista van Helmont elaborou uma receita de como fabricar ratos por geração espontânea, que consistia em colocar grãos de trigo em camisas sujas e esperar alguns dias.
  4. 4. Biogênese  Francesco Redi (1626-1697), um médico Italiano, realizou alguns experimentos que comprovaram que a teoria da geração espontânea estava errada  John Needan, em 1745 afirmou que os seres vivos surgiam por geração espontânea graças a uma força vital  Louis Pasteur, na década de 1860, realizou experimento que derrubou de vez a teoria da abiogênese
  5. 5. Criacionismo  Os seres foram criados por Deus, ser supremo que fez seres perfeitos assim como ele.  As espécies sempre permaneceram imutáveis.  Não há modificações evolutivas.  Altera-se conforme a religião.
  6. 6.  Liebig, Richter e Helmholtz, tentaram explicar o aparecimento daVida naTerra com a hipótese de que esta tivesse sido trazida de outro ponto do Universo sob a forma de esporos resistentes, nos meteoritos – teoria Cosmozóica.  A presença de matéria orgânica em meteoritos encontrados naTerra tem sido usada como argumento a favor desta teoria, o que não invalida a possibilidade de contaminação terrestre, após a queda do meteorito.  Panspermia (teoria das sementes)
  7. 7. Como surgiu a vida?  em 1936 ,o russo Alexander Oparin formula- se uma teoria revolucionária, que tentava explicar a origem daVida naTerra, sem recorrer a fenômenos sobrenaturais ou extraterrestres.
  8. 8.  Na atmosfera primitiva do nosso planeta, existiriam metano, amônia, hidrogênio e vapor de água  Altas temperaturas  Sob altas temperaturas, em presença de centelhas elétricas e raios ultravioletas, tais gases teriam se combinado, originando aminoácidos, que ficavam flutuando na atmosfera. Com a saturação de umidade da atmosfera, começaram a ocorrer as chuvas. Os aminoácidos eram arrastados para o solo.Submetidos a aquecimento prolongado, os aminoácidos combinavam-se uns com os outros, formando proteínas.
  9. 9.  "sopa de proteínas“  Formação de colóides  Os colóides se interpenetravam e originavam os coacervados.  Os coacervados englobavam moléculas de nucleoproteínas. Depois, organizavam-se em gotículas delimitadas por membrana lipoprotéica. Surgiam as primeiras células.
  10. 10.  Essas células pioneiras eram muito simples e ainda não dispunham de um equipamento enzimático capaz de realizar a fotossíntese. Eram, portanto, heterótrofas.
  11. 11.  em 1953, Stanley Miller provou a hipotese de Oparin
  12. 12. DUVIDAS? Aula disponivel http://esedratbio.blogspot.com.br

×