Successfully reported this slideshow.
Your SlideShare is downloading. ×

More Related Content

More from agrupamento de escolas de carcavelos at DRE de lisboa e vale do tejo

Related Books

Free with a 30 day trial from Scribd

See all

Related Audiobooks

Free with a 30 day trial from Scribd

See all

O Cartaz

  1. 1. Projecto de Aula Virtual Professores Inovadores Comunicação – o cartaz Educação Visual e Tecnológica 5 e 6 2008 - 2009 O Cartaz
  2. 2. Projecto de Aula Virtual Professores Inovadores Comunicação – o cartaz Área Curricular Educação Visual e Tecnológica Nível de ensino 2º ciclo do Ensino Básico Abordagem do cartaz como forma de comunicação Objectivos Plataforma Suporte electrónico de apresentação, na plataforma Moodle Descrição O cartaz como forma de comunicação numa breve resenha histórica da sua evolução, teoria que enforma o uso do suporte e exemplos de cartazes de várias épocas. Autor Arq. Luiz Carvalho Documentos cartazes de filmes antigos
  3. 3. Projecto de Aula Virtual Professores Inovadores Comunicação – o cartaz Breve resenha histórica Datam do século XV os primeiros cartazes, destinados a divulgar as decisões tomadas pelos governos. No século XVIII a sua utilização já é mais frequente, por exemplo a anunciar produtos industriais e comerciais. Com o desenvolvimento da impressão a utilização do cartaz generaliza- -se já em pleno século XIX, em especial na França. A fotografia traz ao cartaz a maior parte das características que hoje ele tem, a partir do século XX.
  4. 4. Projecto de Aula Virtual Professores Inovadores Comunicação – o cartaz Cartazes de interior Destinados a serem lidos por pequenos grupos, com mais atenção, podem conter mais informação (proximidade). Cartazes de exterior Destinados a captar a atenção de grupos mais extensos, com uma mensagem mais directa (à distância).
  5. 5. Projecto de Aula Virtual Professores Inovadores Comunicação – o cartaz Elementos do cartaz imagem cor texto
  6. 6. Projecto de Aula Virtual Professores Inovadores Comunicação – o cartaz Funções do cartaz Função apelativa Função informativa
  7. 7. Projecto de Aula Virtual Professores Inovadores Comunicação – o cartaz Público – alvo A realização de um cartaz deve levar-nos a ter em conta o público a quem se destina e assim devemos pensar qual a melhor maneira de transmitir a mensagem de forma eficaz, para além de captar a tenção do potencial espectador.
  8. 8. Projecto de Aula Virtual Professores Inovadores Comunicação – o cartaz Execução de um cartaz Antes do projecto Escolher o tema ou assunto a tratar. Decidir o conteúdo da mensagem principal do cartaz. A quem se destina a mensagem? Onde vai ser colocado? No interior ou exterior? Formato e dimensões. FAZER UM ESTUDO PRÉVIO DE: Que tipo de imagem transmite melhor a tua ideia. Que tipo de letras pretendes usar. Como organizar da melhor forma os elementos de texto, imagem e cor. Escolhe a técnica mais adequada. Guache, aguarela. Colagem, etc.
  9. 9. Projecto de Aula Virtual Professores Inovadores Comunicação – o cartaz Cuidados a observar nos elementos do cartaz Texto Deve ser curto, sugestivo, de fácil memorização e compreensão ( nos cartazes de interior o texto pode ser mais longo e informativo). Imagem O desenho, pintura, colagem ou outra deve transmitir a ideia correcta daquilo que se pretende dizer (mostrar). Cor Permite salientar ou atenuar as formas. Composição ou organização do espaço Essencial para uma clara e fácil leitura do cartaz.
  10. 10. Projecto de Aula Virtual Professores Inovadores Comunicação – o cartaz A forma A forma mais usual num cartaz é a rectangular ao alto, não sendo obrigatório pois pode-se recorrer a outras formas e dispô-las também ao baixo. Os centros de um cartaz Q – centro geométrico P – centro óptico
  11. 11. Projecto de Aula Virtual Professores Inovadores Comunicação – o cartaz Disposição
  12. 12. Projecto de Aula Virtual Professores Inovadores Comunicação – o cartaz Texto – Estudo da letra Esta deve ser escolhida em função das características da mensagem. Permitir uma leitura clara, tendo em conta a distância a que vai ser lida. A frase mais importante deve ter maior destaque.
  13. 13. Projecto de Aula Virtual Professores Inovadores Comunicação – o cartaz Se a opção passa por desenhar as letras deve-se usar grelhas ou quadrículas e linhas guias.
  14. 14. Projecto de Aula Virtual Professores Inovadores Comunicação – o cartaz Antes de começar a desenhar as letras deve-se ter em atenção o seguinte: Quais as frases que devem ficar em destaque. Tipo de letra mais adequada. Estudo adequado do espaço necessário para escrever a frase. (Tendo em conta o tamanho, espessura e espaço entre linhas)
  15. 15. Projecto de Aula Virtual Professores Inovadores Comunicação – o cartaz A imagem Deve ser escolhida em função da ideia. A imagem deve ser simples e de fácil entendimento. O recurso a cores contrastantes pode ter um efeito bastante apelativo, tanto consideremos as imagens como as letras.
  16. 16. Projecto de Aula Virtual Professores Inovadores Comunicação – o cartaz fim

×