Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Independência dos Estados Unidos - Professor Menezes

741 views

Published on

  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Independência dos Estados Unidos - Professor Menezes

  1. 1. INDEPENDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS 04 DE JULHO DE 1776 Professor Menezes
  2. 2. Colônias do Norte: Essa região era colonizada por europeus e principalmente por ingleses, vinham fugindo de perseguições religiosas que sofriam em seus respectivos países. Devido as perseguições queriam achar um lugar que fosse seguro para suas famílias, com isso houve a colonização de povoamento, dando o nome de Nova Inglaterra para o território colonizado. O cultivo dessa terra girava em torno de mão-de-obra livre e o comércio baseava-se em pequenas propriedades para o mercado interno.
  3. 3. Colônias do Sul: Essas colônias como a Virgínia, Carolina do Norte e Sul da Geórgia, todas sofreram com uma colônia de exploração, ou seja; trabalhavam com a mão-de-obra escrava para a exportação de produtos para a metrópole e a monocultura.Essas colônias eram obrigadas á seguir o pacto colonial.
  4. 4. 13 colônias da Inglaterra -Pacto Colonial: colônias norte-americanas eram obrigadas a fazer comércio somente com a Inglaterra - Norte (colônias de povoamento) : produção para o consumo interno, pequena propriedade, trabalho livre - Sul (colônias de exploração): escravista, monocultura, voltadas para exportação (algodão) - Influência do liberalismo e iluminismo -Revoltas dos colonos (ex: The Boston tea party) contra os impostos e falta de liberdade - Guerra de Independência - Vitória dos EUA: 4/7/1776 - Declaração da Independência dos EUA: Thomas Jefferson - Conquista da liberdade, igualdade e democracia.
  5. 5. As principais leis coercitivas foram: · Lei do Açúcar (1764) taxando o açúcar que não fosse comprado das Antilhas Inglesas. · Lei do Selo (1765) obrigava a utilização de selo em qualquer documento, jornais ou contratos. · Atos Townshend (1767) Leis que taxavam a importação de diversos produtos de consumo. Criavam os Tribunais Alfandegários. · Lei do Chá (1773) garantia o monopólio do comércio de chá para a Cia das Índias Orientais · Leis Intoleráveis (1774) Impostas após a manifestação do Porto de Boston. Interditava o porto da cidade; imposição de um novo governador para Massachussets e aquartelamento de tropas britânicas. · Ato de Quebec (1774) impedia que as colônias de Massachussets, Virgínia, Connecticut e Pensilvânia ocupassem terras à oeste.
  6. 6. FIM

×