Successfully reported this slideshow.

ESTADOS UNIDOS - história - (Professor Menezes)

373 views

Published on

35 slides

Published in: Education
  • Be the first to comment

ESTADOS UNIDOS - história - (Professor Menezes)

  1. 1. História dos ESTADOS UNIDOS Professor Menezes
  2. 2. POVOAMENTO DA AMÉRICA
  3. 3. Por milhares de anos, centenas de tribos nativas americanas (bem como os nativos polinésios do Havaí e outros territórios insulares na Polinésia dos atuais Estados Unidos) habitaram a região que atualmente compõe os Estados Unidos da América. Essas tribos nativas americanas pertenciam a uma grande variedade de grupos culturais, cujas tribos eram aliadas ou neutras entre si, e possuíam culturas e idiomas semelhantes. Alguns destes grupos incluem os iroqueses, os algonquinos, os sioux, os esquimós e os uto-astecas. Vários destes grupos nativos americanos formaram civilizações avançadas, como os uto- astecas no centro-sul e os iroqueses no nordeste dos atuais Estados Unidos.
  4. 4. As estimativas da população nativa americana nos Estados Unidos nos anos que procederam à chegada dos primeiros exploradores europeus variam entre um a mais de quinze milhões. Acredita-se que os primeiros nativos indígenas do Havaí desembarcaram no arquipélago há milhares de anos atrás, em barcos rústicos. Todos os nativos americanos do continente americano, por sua vez, teriam vindo da Ásia através de uma ponte glacial no Estreito de Bering, entre a Rússia e o atual Alasca. Diversas nações europeias começaram a explorar diferentes regiões dos Estados Unidos ao longo do século XVI. Se pensava que o primeiro explorador europeu a desembarcar em terras americanas fora o italiano Giovanni Caboto, explorando a serviço da Inglaterra, na atual Nova Iorque.
  5. 5. No entanto, hoje sabe-se que os primeiros europeus a pisarem em terras estadunidenses foram os exploradores vikings. Em 1513, o espanhol Ponce de León desembarcou na atual Flórida. Em 1565, os espanhóis fundaram o primeiro assentamento permanente no atual Estados Unidos, St. Augustine. Um século mais tarde, os Franceses começaram a explorar a bacia do Mississípi, dando a toda a região o nome de Louisiana, em honra do rei Luís XIV.
  6. 6. Os peregrinos do Mayflower Mayflower (em português, literalmente "flor de maio") Foi o famoso navio que, em 1620, transportou os chamados Peregrinos, do porto de Southampton, Inglaterra, para o Novo Mundo. Os primeiros imigrantes iniciaram a colonização da chamada Nova Inglaterra, com o objetivo de construir uma sociedade baseada nos princípios calvinistas.
  7. 7. Os primeiros imigrantes ingleses nos Estados Unidos atravessaram o Atlântico muito depois do início da colonização espanhola no México, Índias Ocidentais e América do Sul. Como todos os que vieram cedo para o Novo Mundo, estes viajaram em navios pequenos e superlotados. A maioria dos emigrantes europeus deixou seu país natal para fugir da opressão política, buscar a liberdade de praticar sua religião, ou encontrar aventuras e oportunidades que não teriam no seu próprio país. Entre 1620 e 1635, a Inglaterra foi varrida por dificuldades económicas. Muitos não conseguiam encontrar trabalho.
  8. 8. A formação das Treze Colônias - Pequena burguesia puritana - Alguns grupos da nobreza - Camadas populares Os fluxos migratórios da Europa para a América do Norte deram origem às Treze Colônias, que foram núcleos independentes e autônomos.
  9. 9. Antilhas e colônias do sul: produção de açúcar, melaço e gêneros subtropicais África: troca de rum por escravos, que eram levados para as Antilhas Nova Inglaterra: compra de açúcar e do melaço para fabricação do rum O comércio triangular Antilhas e colônias do sul Colonos da Nova Inglaterra comandam o comércio escravos Açúcare m elaço run
  10. 10. FIM

×