Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Apresentação para décimo ano de 2017 8, aula 7-8

892 views

Published on

Aula 7-8

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Apresentação para décimo ano de 2017 8, aula 7-8

  1. 1. Esquemas rimáticos das estrofes no livro: ABCBB ABCDB ABCDB ABCBC ABCDB ABCDC
  2. 2. Verso 5 («P’ra falar verdade não sei») — espécie de refrão — mantinha-se.
  3. 3. Por vezes, era fácil acrescentar ou tirar palavras para se aproximarem do heptassílabo ou octossílabo
  4. 4. Tem em conta que as sílabas métricas contam-se até à sílaba tónica da última palavra do verso (se essa palavra for aguda, conta-se tudo; se for grave, não se conta a última sílaba; se for esdrúxula, não se contam as duas últimas sílabas): Não sei por onde é que andei 1 2 3 4 5 6 7 Corri o Alasca, o deserto, 1 2 3 4 5 6 7 8
  5. 5. Pontuação
  6. 6. própriamente legítimamente extraordináriamente propriamente (próprio) legitimamente (legítimo) extraordinariamente (extraordinário)
  7. 7. Critérios de avaliação em Português
  8. 8. Ensino secundário Oralidade (≠ participação; = CO e EO) — 20% Escrita, Leitura, Ed. literária, Gramática — 70% Atitudes — 10%
  9. 9. Quais são os dados para cada uma destas áreas?
  10. 10. Compreensão do oral & Expressão oral compreensão do oral • questionários de compreensão (de gravações áudio ou vídeo) expressão oral • leitura em voz alta, recitação, dramatiza- ção, exposição (em geral, preparadas em casa) • trabalhos que impliquem gravação da fala (microfilmes, gravações áudio)
  11. 11. Escrita • redações (de extensão e géneros variados) – respostas a perguntas abertas, 'à exame'
  12. 12. Leitura • questionários de compreensão fechados • em geral, as fichas que vão sendo feitas em aula (mesmo que não as leve)
  13. 13. Educação literária • leituras de , incluindo os do «projeto de leitura», aferidas de diversos modos (através de trabalhos criativos — gravações, escritos, apresentações orais (?) —, mas também por por simples conhecimento) – esta área também está implicada, residualmente, nas tarefas dos outros quatro domínios
  14. 14. Gramática • testes pequenos, sem aviso prévio (pelo menos, dois por período, mas vou tentar fazer mais — mais pequenos e focados em cada matéria) – restantes trabalhos de gramática mais informais (que não chego a levar para casa)
  15. 15. Em cada uma destas áreas, a classificação não é o mero resultado da média dos trabalhos pontuados. Apreciarei a capacidade do aluno em cada domínio (tendo em conta a informação advinda das tarefas, é claro, mas sem me limitar a fazer a exata média dos resultados)
  16. 16. Atitudes Focar-se nas tarefas pedidas em aula (cfr. Leitura) Fazer as redações pedidas para casa (cfr. Escrita) Cumprir leituras e trabalhos «grandes» (cfr. Ed. Literária) Estudar matérias (cfr. Gramática)
  17. 17. Assiduidade, pontualidade Organização
  18. 18. Oral (compreensão e expressão) Leitura Escrita Educação literária Gramática
  19. 19. Retoma (ou começa agora) as tarefas 2 e 3 da aula anterior. Notem que seria o final de um texto literário (conto ou romance). Logo, o registo tem de ser elaborado, cuidado. Facto de o título da obra ser Um livro não implica que se centrem num livro e comecem logo a falar de livros.
  20. 20. Retoma (ou começa agora) a tarefa 2 da aula anterior. Notem que seria o final de um texto literário (conto ou romance). Logo, o registo tem de ser elaborado, cuidado. Facto de o título da obra ser Um livro não implica que se centrem num livro e comecem logo a falar de livros.
  21. 21. «Dicionário Português-Manuelmachadês» (da série Diz que é uma espécie de magazine) caricatura a linguagem de alguém do meio desportivo. O tipo de discurso designado como «manuelmachadês» caracteriza-se pela complexificação da sintaxe e do léxico, por pretensiosismo do enunciador. Essa exibição de linguagem empolada acaba por prejudicar a clareza da mensagem (incumprindo-se a máxima conversacional de modo).
  22. 22. Quais são os recursos estilísticos (as figuras de estilo) usados por Manuel Machado para conseguir a tal complexificação? Não são muitos. Em geral, pode dizer-se que usa perífrases (ou circunlóquios; isto é, diz em muitas palavras o que poderia ser dito em poucas). Vendo mais de perto, essas perífrases resultam de:
  23. 23. (1) troca de palavras/expressões por outras suas sinónimas mas de registo mais cuidado (nestes casos, pode surgir uma ou outra expressão com origem em metafóra). (2) troca de palavras/expressões por outras mais abrangentes, ou mesmo inadequadas, por eufemismo (evitando ‘ferir susceptibilidades’).
  24. 24. 1 2 1 1 1/2 2 2 1
  25. 25. Na última fala — «este tipo que andou no meio do terreno não presta» —, o inesperado é Machado não ter recorrido a um eufemismo (adocicando a crítica ao árbitro).
  26. 26. 1. Quando fosse crescida, queria a) viajar pelo mundo. b) lecionar windsurf. c) vestir-se de rosa e vermelho. d) ir aVayorken.
  27. 27. 2. Os dois músicos que refere são a) Sérgio Godinho e Jorge Palma. b) Zeca Afonso e Pedro Abrunhosa. c) Zeca Afonso e Sérgio Godinho. d) Jorge Palma e Pedro Abrunhosa.
  28. 28. 3. Em criança, considera que tinha a) mau feitio, todavia era bem comportada. b) mau feitio e era mal comportada. c) bom feitio e era bem comportada. d) bom feitio, contudo era mal comportada.
  29. 29. 4. O tema desta música é a) o gosto por viajar. b) a sua caracterização atual. c) o seu sonho de menina. d) a memória da infância.
  30. 30. 5. Provavelmente, o nome Vayorken aparece desta forma porque a) ainda não sabia geografia. b) ainda não sabia pronunciar corretamente as palavras. c) era como os seus pais diziam. d) era como tinha ouvido dizer.
  31. 31. 6. A forma Vayorken corresponde à cidade de a) Newark. b) Nova Jérsia. c) Nova Orleães. d) Nova Iorque.
  32. 32. TPC — Escreve um «Alfabeto pessoal». (No sumário desta aula em Gaveta de Nuvens, pus o começo de um exemplo de Alfabeto meu e outro de colegas teus de há uns anos. Lê-os, bem como mais indicações sobre este trabalho.)

×