Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Apresentação para décimo ano de 2014 5, aula 13-14

1,082 views

Published on

  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Apresentação para décimo ano de 2014 5, aula 13-14

  1. 1. Factores desvalorizadores (exemplo de) – palavras trocadas – palavras saltadas – palavras acrescentadas – repetição de segmentos (por ataque precipitado, logo resolvido; por incapacidade de abarcar trechos razoáveis da linha de texto) – hesitação antes do ataque de uma palavra
  2. 2. – más pronúncias (por timbre errado, por acentuação errada) – entoação inadequada ([notar que a pontuação não é referência segura]) – velocidade impertinente (demasiada rapidez [prejudicando fôlego, por vezes]; estilo excessivamente lento, por insegurança) – volume insuficiente (pouco audível em parte da sala)
  3. 3. Em «Castigadores da parvoíce» (série Meireles), uma das atitudes parvas castigadas é a má flexão de certas formas verbais.
  4. 4. As formas que surgem mal conjugadas são da 2.ª pessoa do singular do Pretérito Perfeito dos verbos «chegar», «vir», «dizer», «fazer», «baldar-se». As personagens dizem, por exemplo, «ouvistes» (em vez de «ouviste»).
  5. 5. As formas em -stes («ouvistes», etc.) até podem ser corretas, se corresponderem à 2.ª pessoa do plural, que usaríamos se tratássemos alguém por «vós». Flexiona:
  6. 6. Eu cheguei; tu chegaste; ele chegou; nós chegámos [com acento, para distinguir do Presente]; vós chegastes; eles chegaram.
  7. 7. Miguel Esteves Cardoso — que aliás tem dois textos no nosso manual — escreve diariamente uma mini-crónica no Público, com o nome genérico «Ainda ontem». Esta, intitulada «O melhor dia», é a de há aproximadamente um mês (7 de setembro de 2014).
  8. 8. Ainda que com menos extensão do que a crónica de Miguel Esteves Cardoso, escreve uma nota de recordação de um dia, um momento, bem passado. Assume que o texto seria para uma coluna cronística «Ainda ontem» e teria o título, precisamente, de «O melhor dia».
  9. 9. • Evita o simples relato. • Em vez da quantidade narrativa, procura ser expressivo (seletivo no que vás escrevendo). • Lê bem o texto de MEC para perceberes o estilo entre a crónica e o diário.
  10. 10. TPC — Aproveita para ir fazendo alguma revisão dos assuntos de gramática que demos desde o início.

×