Serra de montemuro e arrabida

844 views

Published on

  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Serra de montemuro e arrabida

  1. 1. Curso: Técnico de Turismo Ambiental e Rural Disciplina: Geografia
  2. 2.  A Serra de Montemuro é a oitava maior elevação de Portugal Continental, com 1382 metros de altitude. Situa-se nos concelhos de Arouca, Cinfães, Resende, Castro Daire e Lamego (distrito de Viseu) e entre as regiões do Douro Litoral e da Beira Alta.
  3. 3.  A serra é povoada até cerca dos 1.100 metros de altitude, as aldeias encontram-se espalhadas por toda a serra, mas quase sempre perto de cursos de água, como o rio Bestança que a divide na direção Sul-Norte.
  4. 4.  A altitude média é de 838 metros. Está compreendida entre o rio Douro, a Norte e o rio Paiva, a sul, confina com a cidade de Lamego. O ponto mais alto da serra é denominado por Talegre ou Talefe, a 1.381 metros de altitude. O relevo é íngreme em praticamente de todos os lados.
  5. 5. Miradouro da serra do Montemuro
  6. 6.  A Serra da Arrábida são terrenos acidentados com fortes níveis situados na margem norte do estuário do Rio Sado, na Península de Setúbal, Portugal, com o ponto mais alto a 501 metros de altitude e características peculiares de clima e flora. O seu clima é temperado mediterrânico, apresentando uma flora rica em espécies mediterrânicas, tais como a azinheira, sobreiro e o carvalho.
  7. 7. • O relevo, com a orientação és-nordeste/oés-sudoeste, tem a extensão de 35 quilómetros.
  8. 8. A sua altitude máxima é de 500 metros e localiza-se em Formosinho.
  9. 9.    Parque natural natural arrábida As praias da Arrábida Convento da Arrábida

×