Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Recursos Naturais Tocantinenses

397 views

Published on

Outro trabalho da escola que fala um pouco do Estado onde eu moro.

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Recursos Naturais Tocantinenses

  1. 1. Recursos Naturais CEM Bom Jesus 2014
  2. 2. Mineração As atividades de mineração estão presentes em praticamente todos os municípios do Tocantins, seja na extração de material para a construção civil (com predominância das indústrias de cerâmica), seja pela riqueza de minérios como grafita, cobre, ouro, calcário, gesso e granito.
  3. 3. 159 bilhões de toneladas de ferro no Tocantins No subsolo do Tocantins pode estar encoberta a maior jazida de minério de ferro do país ou mesmo das Américas.
  4. 4. Extrativismo
  5. 5. Coco-Babaçu • Na Reserva Extrativista do Extremo Norte do Estado de Tocantins, em Tocantins, existe um projeto em avançado estágio de implantação que prevê a exploração de babaçu e a produção de óleo com comercialização inicial para o mercado europeu, principalmente para indústrias de cosméticos e farmacêutica
  6. 6. Capim Dourado • O artesanato de capim dourado confeccionado na região do Jalapão passou a ser divulgado em todo o estado, em grandes cidades brasileiras e também no exterior a partir de meados da década de 1990
  7. 7. Turismo As paisagens, rios, fauna e flora são de beleza exótica e exuberante, propícios para a aventura, caça fotográfica, pesca esportiva, passeios e acampamentos ecológicos, e o que a criatividade do ecoturista permitir, desde que ecologicamente correto.
  8. 8. Ilha do Bananal Com cerca de 20 mil quilômetros quadrados, a ilha do Bananal, maior ilha fluvial do mundo, fica em grande parte do ano submersa, ressurgindo exuberante a cada período de seca e trazendo, praticamente intocada, uma riquíssima biodiversidade – resultado do encontro a floresta amazônica com o cerrado.
  9. 9. Bico do Papagaio Situada no extremo-norte do Estado, a região do Bico do Papagaio é a área de transição entre o cerrado e a floresta amazônica. Tocantinópolis tem uma história que envolve missionários religiosos e já alcançou no século XIX sucesso econômico, quando integrava a rota que ligava Goiás e o Norte do país. E o babaçu foi um dos primeiros produtos explorados.
  10. 10. Lagos e Praias do Cantão O Cantão é uma unidade de proteção integral onde estão presentes três grandes rios, mais de 800 lagoas e onde há o encontro de três ecossistemas: floresta amazônica, pantanal e cerrado, formando um lugar sem igual em termos de biodiversidade.
  11. 11. Jalapão • Pouco habitada e com vegetação semelhante às savanas da África, a região conhecida como deserto do Jalapão tem se destacado como um dos melhores roteiros mundiais para o turismo de aventura.

×