Expresionismo

1,347 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
1,347
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
67
Actions
Shares
0
Downloads
32
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Expresionismo

  1. 1. Expressionismo Trabalho realizado por: Luís Carvalho 54061
  2. 2. ExpressionismoEste estilo surgiu inicialmente na Alemanha nosec. XX principalmente na literatura e napintura. Este estilo faz uso da distorção e doexagero para emocionar o espectador. Quandoaplicado em um sentido estilístico pode-sedenotar os seguintes aspectos: corintensa, agitação nas formas e distorção deespaço.
  3. 3. "A doença, a loucura e a morte são anjos negros que insistem em espiar sobre meu berço". Esta frase proferida por Edvard Munch, ajuda a explicar a atmosfera angustiante de desolação e desespero presente em suas obrasO Grito
  4. 4. Pouco tempo depois verificou-se que esteestilo não só se tornou referência às artesplásticas e à literatura, mas também ádança, cinema, teatro, e escultura. Um artistaque use o estilo expressionista, tenta nãorepresentar a realidade objectiva, mas sim asemoções subjectivas e respostas que eventos eobjectos despertam nele.
  5. 5. Num sentindo mais amplo, oexpressionismo é uma das principais correntesartísticas do final do sec. 19 e inicio do sec.20, e, as suas qualidades de altosubjectivismo, auto-expressão espontânea epersonalidade são típicas de uma gama deartistas modernos e movimentos artísticos.
  6. 6. Os artistas expressionistas, substituemuma visão de um real objecto por uma visão eimaginação própria do mesmo, incluindosentimentos que esse mesmo objecto lhetransmitiu. A busca de harmonia e formas não étão importante como atingir a maior intensidadede expressão. Pode-se dizer que oexpressionismo tomou como base certas obrasmedievais, o movimento fauvista, e, maisdirectamente, de artistas comoCézanne, Gauguin e Van Gogh (artistas do pósimpressionismo).
  7. 7. Cézanne GauguinVan Gogh
  8. 8. Expressionismo no cinemaNo cinema, o expressionismo fazia uso dosefeitos de luz e sombra na composição de climassombrios, maquilhagem forte, gestosexagerados por parte dos atores, expressõesfortes, além de usar cenários e ângulos decâmara distorcidos, e também oacompanhamento de sons apavorantes, que éum dos elementos mais importantes nacomposição do filme.
  9. 9. Sombras Angulo de câmara Contra-PicadoCenário obscuros Maquilhagem forte
  10. 10. O filme “O Gabinete do Dr. Caligari” éconsiderado por muitos o primeiro filme deterror e também um dos primeiros filmes comum final surpresa, foi dirigido por Robert Wiene(27 de abril de 1873 - Paris, 16 de junho de1938) que foi um dos mais importantesdirectores do cinema alemão. Dr. Caligari é ummédico que viaja com o sonâmbulo Cesare (umafigura misteriosa) para apresentar seu show de“sonambulismo” em feiras de vilas alemãs.
  11. 11. Cesarê – O SonâmbuloDr. Caligari
  12. 12. Cesarê faz previsões sinistras com os seusespectadores e quando essas realmenteacontecem, e a morte do homem estárelacionada a uma série de crimes deassassinato no local, Cesare e Dr. Caligari sãologo vistos como suspeitos.
  13. 13. Conclusão Assim concluo o meu trabalho com umaexpressão de Kasimir Edschmid: “Assim ouniverso total do artista expressionista torna-sevisão. Ele não vê, mas percebe. Ele nãodescreve, acumula vivências. Ele nãoreproduz, ele estrutura. Ele não colhe, eleprocura.” Ou seja, todos os sentimentosacumulados por expressionistas através devivências são expressos nas suas obras, mas dojeito como eles sentem.
  14. 14. Webgrafia• http://www.artmovements.co.uk/expressionism. htm• http://en.wikipedia.org/wiki/Expressionism• http://weshareideas.com.br/tag/expressionismo- no-cinema/• http://www.youtube.com/watch?v=xrg73BUxJLI• http://gfnoticias.com/o-primeiro-filme-de-terror- da-historia/• http://www.recantodasletras.com.br/teorialiterar ia/2287881

×