Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Avaliação no Ensino Superior - um novo foco de Lucia Diniz

1,134 views

Published on

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Avaliação no Ensino Superior - um novo foco de Lucia Diniz

  1. 1. AVALIAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR * Um foco sobre outro ponto de vista Lúcia Diniz¹ ¹ Especialista em Desenvolvimento Humano pela FGV- RJ e Pós-Graduanda do Curso de Especialização em Docência no Ensino Superior da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
  2. 2. AVALIAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR 1 - Qual é o objetivo no Ensino Superior? 2 - Qual é o papel da Avaliação com este objetivo? 3 - Qual a melhor maneira de avaliar : * Em EAD? * E no modo Presencial? Este é o nosso foco.
  3. 3. AVALIAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR * Aprendizagem: As escolhas feitas para as técnicas e os recursos de ensino, com o objetivo de ampliação da capacidade pessoal de aprendizagem e a solução de problemas, é o que define o ciclo de aprendizagem no qual os indivíduos e equipes estão inseridos.
  4. 4. AVALIAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR Objetivo no Ensino Superior: Aprendizagem do Aluno * A aprendizagem ideal é a profunda que se refere a certas práticas de ensino que priorizam a autonomia dos estudantes, os processos interpretativos e a elaboração conceitual.
  5. 5. AVALIAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR * Papel da avaliação: Avaliação é um processo contínuo de pesquisas que visa interpretar os conhecimentos, habilidades e atitudes dos alunos, tendo em vista mudanças esperadas no comportamento...ou...
  6. 6. AVALIAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR * Papel da avaliação: A avaliação no EAD, tem pontos muito fortes baseados na autonomia, autodidaxia, pesquisa e autoria, competências importantes na formação de um indivíduo crítico e consciente.
  7. 7. AVALIAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR * Papel da avaliação: NOSSO FOCO - Experiências de aprendizagem; - Estratégias de Avaliação; - Aspectos positivos e negativos do método escolhido pelo Professor, tanto para Presencial como para EAD.
  8. 8. AVALIAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR * Experiências de Aprendizagem: Aqui o diferencial é o como. Como é feito esta experiência? A didática utilizada requer sempre uma atualização e uma adaptação, dependendo do resultado obtido
  9. 9. AVALIAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR * Estratégias de Avaliação: As práticas de avaliação podem ser mais ou menos restritivas em relação à possibilidade de fornecer feedback ao aluno sobre seu desempenho durante o processo de ensino e de aprendizagem.
  10. 10. AVALIAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR *Aspectos para modo de Avaliação Presencial: Positivos: Trabalho em Grupos e Interação, contato direto e constante entre alunos e professores.
  11. 11. AVALIAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR *Aspectos para modo de Avaliação Presencial: Negativos:Testes de múltipla escolha e questões abertas são, muitas vezes,instrumentos de avaliação obrigatórios,impossibilitando qualquer forma de avaliação que focalize o processo de aprendizagem e não o produto como projetos
  12. 12. AVALIAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR * Aspectos para modo de Avaliação em EAD: Positivos: avaliações de natureza formativa, como o trabalho com estudo de caso, portfólio, mapas conceituais e resolução de problemas.Ainda tem os fóruns e o chats, para auxiliar na interação e na troca de experiências.
  13. 13. AVALIAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR * Aspectos para modo de Avaliação em EAD: Negativos: Falta a experiência do dia a dia e o contato maior e direcionado aos professores e também os alunos entre si.
  14. 14. AVALIAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR * Conclusão: A importância dos educadores refletirem sobre suas práticas avaliativas, considerando a profunda influência que estas exercem sobre a aprendizagem dos alunos.
  15. 15. AVALIAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR * Conclusão: As escolhas avaliativas dos professores, afinal, são capazes de moldar os trajetos de aprendizagem dos estudantes, e, portanto, de transformar a natureza de suas experiências educacionais na graduação. Esta é uma tarefa complexa, sem dúvida, mas também fundamental, tendo em vista as transformações desejadas na Educação Superior.

×