Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Estudo de Caso: Vila dos Idosos-SP

21,202 views

Published on

Published in: Education
  • Be the first to comment

Estudo de Caso: Vila dos Idosos-SP

  1. 1. VILA DOS IDOSOS Vigliecca & Associados Ficha Técnica: Local: Pari - São Paulo Arquiteto: Vigliecca & Associados Projeto: 2003 Conclusão da obra: 2007 Área do terreno: 7.270 m2 Área construída: 8.290 m2 Fotos Arco Web
  2. 2. Objetivo do Projeto: Executado pela Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (Cohab), o projeto de locação social é destinado a pessoas com mais de 65 anos que morem na capital há pelo menos quatro anos e ganhem até três salários mínimos. VILA DOS IDOSOS Vigliecca & Associados
  3. 3. VILA DOS IDOSOS Vigliecca & Associados Programa: O edifício tem quatro pavimentos com 145 apartamentos e possui uma área externa composta por: Quadra de bocha, Área verde, Praça externa e espelho d'água, Uma horta comunitária Quatro espaços comunitários multiuso que irão abrigar: Projeções de vídeo, atividades físicas, salas para tv e jogos, Um salão comunitário, que poderá ser utilizado também para: festas, sala de administração e portaria. O conjunto apresenta ainda 3 pontos com hall de acesso com elevadores.
  4. 4. VILA DOS IDOSOS Vigliecca & Associados A Vila dos Idosos tem 145 apartamentos distribuídos em quatro pavimentos, com 88 quitinetes de 29m² e 57 apartamentos, com um dormitório, de 43m². Do total de unidades, 16 quitinetes e 9 apartamentos no térreo foram projetados para pessoas com dificuldade de locomoção e espaço para circulação de cadeiras de rodas. A construção do edifício foi projetada para envolver a Biblioteca Municipal Adelpha Figueiredo, localizada junto ao terreno, deixando-a como parte central do projeto. Com a biblioteca situada no centro dos quatro pavimentos, a Vila dos Idosos passa a ter um grande diferencial.
  5. 5. VILA DOS IDOSOS Vigliecca & Associados Externamente, o conjunto é de um recato quase total, definido apenas pelas superfícies de alvenaria branca intercaladas pelas faixas escuras das janelas - na face principal, voltados para a rua, foram inseridos módulos de serviço. Na parte interna, orientada para o pátio central, o ritmo da edificação é determinado pela modulação das colunas circulares. No topo, a laje de cobertura transpõe ligeiramente o perímetro do retângulo e forma uma pequena aba. O pátio, onde a vegetação ainda está em formação, tem como elemento principal um espelho d’água.
  6. 6. VILA DOS IDOSOS Vigliecca & Associados
  7. 7. VILA DOS IDOSOS Vigliecca & Associados A Vila dos Idosos tem o formato de um U
  8. 8. VILA DOS IDOSOS Vigliecca & Associados A Vila dos Idosos é adaptada às necessidades físicas dos residentes, o que implica em portas mais largas, áreas com fácil acesso, ventilação cruzada, adequação dos pisos e altura das janelas. Com todos esses itens observados será possível fomentar a autonomia e independência do idoso. Planta tipo dos 57 apartamentos, com um dormitório, de 43m².
  9. 9. VILA DOS IDOSOS Vigliecca & Associados Planta tipo dos 88 quitinetes de 29m² Tudo foi planejado para oferecer melhor qualidade de vida a quem quer sossego. Elevadores ajudam aqueles que não conseguem subir as escadas. Em cada andar há um salão com espaço para assistir à televisão ou jogar cartas. Nos banheiros, barras nas paredes para dar mais segurança e evitar acidentes. Os acessos das unidades voltam-se para o corredor de convívio, orientado para o pátio central - no térreo, ele é uma espécie de galeria.
  10. 10. VILA DOS IDOSOS Vigliecca & Associados Para as pessoas não se deslocarem muito foi prevista uma área comunitária em cada andar. Ao lado da entrada de cada apartamento encontra-se banco duplo de concreto
  11. 11. VILA DOS IDOSOS Vigliecca & Associados Croqui esquemático da ventilação cruzada. Colocação das janelas paralelas voltadas para uma face e para o corredor externo, o que mantém os ambientes permanentemente arejados.
  12. 12. VILA DOS IDOSOS Vigliecca & Associados
  13. 13. VILA DOS IDOSOS Vigliecca & Associados A disposição da construção do edifício foi projetada de tal forma que, além de usufruir o espaço do terreno da melhor forma possível, a edificação vai envolver a Biblioteca Municipal Adelpha Figueiredo, localizada na área ao lado do terreno, deixando-a como parte central do projeto. Com a biblioteca situada no centro dos quatro pavimentos, a Vila dos Idosos passa a ter um grande diferencial. O acesso será o mesmo tanto para os moradores da Vila dos Idosos, quanto para todos os munícipes locais. Na implantação, os dois blocos abraçam parcialmente o edifício da biblioteca existente.
  14. 14. VILA DOS IDOSOS Vigliecca & Associados As unidades terão intervenções que levem em conta a forma dos objetos, como por exemplo, largura e altura dos degraus, adequação dos pisos, altura das janelas, assim como as ordenações espaciais, considerando a necessidade de um espaço físico adequado e confortável para os moradores. Com todos esses cuidados voltados para o melhor conforto e comodidade dos futuros residentes, será possível fomentar a autonomia e independência do idoso além do limite comum. O acesso às unidades se dá por ruas de convívio, que, no bloco mais próximo da entrada principal, voltam-se para o pátio. Colunas circulares ditam o ritmo do conjunto articulado por passeios horizontais que têm vistas para fora
  15. 15. VILA DOS IDOSOS Vigliecca & Associados Detalhe da junção da laje de cobertura com as esquadrias
  16. 16. FIM

×