Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Ficha 7º ano- ténis adidas

45,872 views

Published on

Ficha de trabalho de escolha múltipla com questões sobre a interpretação do texto e de gramática- para estudo autónomo ou revisão de conteúdos- com correção.

Published in: Education
  • Be the first to comment

Ficha 7º ano- ténis adidas

  1. 1. FICHA DE TRABALHO- 7º ANO DE ESCOLARIDADE1 No mês de junho, a fabricante de materiais desportivos Adidas anunciou na sua página do Facebook o lançamento de uns novos ténis na linha outono-inverno 2012, segundo informou o jornal “Le Monde”. Desenhado pelo estilista Jeremy Scott Roundhouse, o calçado traz pulseiras de borracha5 simulando correntes, que muitos internautas viram como uma referência à escravatura. Segundo a CNN, a empresa rapidamente removeu a postagem na página do Facebook, mas o assunto já tinha rodado o globo gerando revolta entre internautas.10 “Aparentemente não havia pessoas de cor no departamento de marketing que os aprovou”, brinca Rodwell num comentário no site “Nice Kicks”, portal destinado aos lançamentos dos ténis. A empresa, inicialmente, defendeu o designer, descrevendo o seu estilo como “original” e alegre, mas o fabricante alemão emitiu um comunicado onde pede desculpas aos ofendidos com o caso e afirma que o15 modelo não será comercializado. In http://revistacult.uol.com.br/home/2012/06/anunciado-no-facebook-modelo-de-tenis-da-adidas-e-considerado-%E2%80%9Cracista %E2%80%9D/ (consultado dia 6 de Abril de 2013- com adaptações) 1. Esta notícia fala sobre 5. O constituinte “No mês de Junho” (l. 1) a) a importância do lançamento de novos ténis desempenha a função sintática de de marca. a) modificador do grupo verbal. b) a indignação causada por um novo modelo b) modificador de frase. de ténis. c) complemento direto. c) o mau gosto no fabrico de calçado. d) complemento circunstancial de tempo. d) uma crítica positiva recebida por uma empresa de material desportivo. 6. O sujeito do enunciado “a fabricante de materiais desportivos Adidas anunciou na sua 2. Para a Adidas, a opinião do público página do Facebook o lançamento de uns novos a) é indiferente. ténis” (ll. 1-2) é b) é dispensável. a) nulo subentendido. c) é influente. b) nulo indeterminado. d) é ignorada. c) simples. d) composto. 3. Antes de retirar do mercado os ténis em causa, a Adidas 7. A palavra “fabricante” (l. 1) é um nome a) assumiu o erro de ter contratado um a) próprio. designer tão alegre e original. b) epiceno. b) tentou minimizar as consequências que o c) sobrecomum. lançamento destes ténis provocou. d) comum de dois. c) procurou contratar um novo designer. d) acusou o público de não saber aceitar a 8. O constituinte “o lançamento de uns novos ténis” originalidade da sua empresa. (l. 2) desempenha a função sintática de complemento 4. O uso das aspas em “Aparentemente não havia a) direto. pessoas de cor no departamento de marketing b) indireto. que o aprovou” (ll. 10-11) serve para c) oblíquo. a) adicionar uma informação pertinente ao d) agente da passiva. texto. b) inserir uma ironia no texto. 9. “o jornal “Le Monde” (l. 3) desempenha a função c) introduzir um empréstimo no texto. sintática de d) reproduzir fielmente as palavras proferidas a) sujeito. por alguém. b) complemento direto. c) modificador de frase. d) predicativo do sujeito.
  2. 2. 16. Quanto à subclasse, o verbo “aprovar” (l. 11) é 10. A forma verbal “simulando” (l. 5) encontra-se no um verbo a) presente do indicativo. a) transitivo direto. b) presente do conjuntivo. b) transitivo indireto. c) particípio passado. c) copulativo. d) gerúndio. d) intransitivo. 11. A conjunção “como” (l. 5) é 17. Em relação ao processo de formação, a palavra a) comparativa. “designer” (l. 13) trata-se de b) condicional. a) uma onomatopeia. c) causal. b) uma amálgama. d) concessiva. c) um empréstimo. d) um composto morfossintático. 12. A oração “mas o assunto já tinha rodado o globo” (ll. 8) é uma oração coordenada 18. Quanto à classe, a palavra “seu” (l. 13) é um a) copulativa. a) nome. b) disjuntiva. b) advérbio. c) adversativa. c) pronome. d) explicativa. d) determinante. 13. A forma verbal composta “tinha rodado” (l. 8) 19. O constituinte “aos ofendidos com o caso” (ll. encontra-se no 14) desempenha a função sintática de a) pretérito perfeito do indicativo. a) complemento indireto. b) pretérito imperfeito do indicativo. b) vocativo. c) pretérito mais-que-perfeito do indicativo. c) complemento direto. d) pretérito imperfeito do conjuntivo. d) sujeito. 14. A palavra “Aparentemente” (l.10) desempenha a 20. O verbo “pedir” (l. 14), quanto à subclasse, é um função sintática de verbo a) complemento direto. a) intransitivo. b) modificador do grupo verbal. b) transitivo direto. c) modificador restritivo. c) transitivo indireto. d) modificador de frase. d) transitivo direto e indireto. 15. O antecedente do pronome pessoal “os” (l. 11) é BOM TRABALHO!!! a) “materiais desportivos” (ll. 1). b) “novos ténis” (l. 2). A PROFESSORA: c) “correntes” (l. 5). Lucinda Cunha d) “muitos internautas” (ll. 5).PROPOSTA DE CORREÇÃO.1- b 2- c 3-b 4-d 5- a 6-c 7-d 8-a 9- a 10-d11-a 12- 13- 14-d 15-b 16-a 17- 18-d 19-a 20- d c c c

×