Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Tce freitas da escrita_a_internet

3,071 views

Published on

  • Be the first to comment

Tce freitas da escrita_a_internet

  1. 1. <ul><li>Da tecnologia da escrita à tecnologia da Internet </li></ul>Freitas, Maria Tereza. Da tecnologia da escrita à tecnologia da Internet. In: ______ & COSTA, Sérgio. (orgs.). Leitura e escrita de adolescentes na Internet e na escola . Belo Horizonte: Autêntica, 2005. pp. 11-17.
  2. 2. Internet na perspectiva histórica <ul><li>Internet : nova forma de leitura e escrita? </li></ul><ul><li>Primeiros registros escritos – 6 mil anos atrás. </li></ul><ul><li>Oralidade : forma de linguagem básica do homem. </li></ul><ul><li>Oralidade primária e secundária(ONG, 1998): </li></ul><ul><li>Primária: de uma cultura sem escrita. </li></ul><ul><li>Secundária: de uma cultura em que se tem a escrita. </li></ul>
  3. 3. Internet na perspectiva histórica Discursos nas culturas orais : mais agregativos totalizadores; repetição; redundância; proximidade do cotidiano. Possibilidade de fragmentação do discurso com a escrita. Provocou alterações na vida, no discurso e no modo de se pensar. Imprensa de Gutenberg (século XV): impacto sobre a consciência humana.
  4. 4. Internet na perspectiva histórica “ Enquanto a escrita reconstituía a palavra oral no espaço virtual, a impressão nele encerrou-a de forma definitiva”. (FREITAS, 2005, p. 14) Imprensa altera a relação com o texto e com a escrita que até então se construiu no manuscrito. Quais as mudanças que o computador e a Internet imprimem no nosso meio? Internet:integração entre oralidade e escrita? Internet: outra relação com o texto e com a escrita?
  5. 5. Internet na perspectiva histórica “ É preciso compreender que a sucessão da oralidade, da escrita e da informática como modos fundamentais de gestão social do conhecimento não se dá por simples substituição, mas antes por complexificação e deslocamento de centros de gravidade” ( ibid . , p. 15). Ciberespaço como um dos futuros da leitura e da escirta. Aprendemos o conhecimento telemático, com referências das tecnologias anteriores. Velocidade como característica do meio telemático. Leitura e navegação: fim da linearidade.
  6. 6. Internet na perspectiva histórica Leitura interativa, exploratória e lúdica. Novo universo de criação de leitura, de sentidos e de signos. Fecundidade cultural do computador (LÉVY, 1996): novos gêneros ligados à interatividade. Leitura no computador: seleção, montagem singular, interpretação, criação pessoal. Novos tipos de leitura e escrita no suporte digital. Leitura e escrita coletiva no suporte digital.
  7. 7. ORALIDADE IMPRENSA ESCRITA MEIO DIGITAL Comunicação, linguagem, pensamento, constituição de identidades
  8. 8. Questões para discussão <ul><li>Quais os reflexos das mídias digitais, integradas à oralidade, à escrita e a imprensa, às ações de formação dos sujeitos sociais no contexto educacional? </li></ul><ul><li>Que desafios se impõem aos educadores, no atual momento histórico da cultura contemporânea, que lida com o advento e a apropriação do meio digital nos seus processos comunicacionais? </li></ul>

×