Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Conceitos de Orientação A Objeto

3,221 views

Published on

Conceitos e exercícios básicos.

  • Be the first to comment

Conceitos de Orientação A Objeto

  1. 1. Prof. LUCIANO ALMEIDAProf. LUCIANO ALMEIDA www.lucianoalmeida.com www.twitter.com/lucianohenrique gtalk:lucianohalmeida e skype: lucianohenrique Carga Horária:60h Website: http://lucianoalmeida.com
  2. 2. adotaremos a segunda alternativa, pois queremos associar as palavras "análise" e "projeto" aos artefatos (deliverables) entregues nos final de cada fase. adotaremos a segunda alternativa, pois queremos associar as palavras "análise" e "projeto" aos artefatos (deliverables) entregues nos final de cada fase. Observe portanto que não existe definição binária que isole "análise" de "projeto“. Observe portanto que não existe definição binária que isole "análise" de "projeto“.
  3. 3. Ser “Orientada a Objetos" significa que o software é organizado como uma coleção de objetos separados que incorporam tanto a estrutura de dados quanto o comportamento dos dados. Isto é o contrário das metodologias convencionais, onde a estrutura de dados e o comportamento dos dados têm Poucos vínculos entre si.
  4. 4.  Cada objeto tem sua própria identidade, ou seja, dois objetos são distintos mesmos que todos os valores (nome e tamanho), de seus atributos sejam idênticos
  5. 5.  Um objeto pode ser real ou abstrato.  Os objetos possuem informações (contém dados) e desempenham ações (possuem funcionalidade).  Qualquer coisa à qual um conceito ou tipo de objeto se aplica – uma instância de um conceito ou tipo de objeto.  Um objeto é uma instância de uma classe.
  6. 6.  A herança permite implementar a funcionalidade a sua classe de tomar emprestado o resto da estrutura e comportamento de classes de nível mais alto.  A herança permite implementar a funcionalidade a sua classe de tomar emprestado o resto da estrutura e comportamento de classes de nível mais alto.
  7. 7.  Pensemos na classe carro.  Esta classe define os comportamentos e atributos de um carro; E existem atributos que serão comum a todos os carros.  As rodas e o motor são atributos comuns a qualquer carro. Já uma Ferrari possui atributos que somente ela possui : valor por exemplo.
  8. 8.  significa "ocultar informações" ele define que cada objeto contém todos os detalhes de implementação necessários sobre como ele funciona e oculta os detalhes internos sobre como ele executa os serviços.
  9. 9.  Você não precisa saber como é feita a aceleração no motor você apenas pisa fundo no acelerador , a implementação de como é feita a aceleração esta encapsulada do cliente.
  10. 10. significa muitas formas, na orientação a objetos você pode enviar uma mesma mensagem para diferentes objetos e fazê-los responder da maneira correta. Você pode enviar a mensagem de dar marcha-ré para cada objeto semelhante a um carro e cada um vai se comportar de maneira diferente para atender a sua solicitação. significa muitas formas, na orientação a objetos você pode enviar uma mesma mensagem para diferentes objetos e fazê-los responder da maneira correta. Você pode enviar a mensagem de dar marcha-ré para cada objeto semelhante a um carro e cada um vai se comportar de maneira diferente para atender a sua solicitação.
  11. 11.  Seres humanos costumam agrupar os objetos para entendê-los. A Orientação a Objetos utiliza-se de um componente chamado classe que tem por objetivo agrupar objetos semelhantes.
  12. 12.  Uma classe é um molde para objetos.
  13. 13.  Um modelo de análise deve ser aprovado pelo cliente e pode incluir alguma (pequena) discussão da solução, principalmente no que diz respeito à interface com usuário, etc.  Apesar do nome da disciplina, vamos ver também as fases de requisitos, implementação .  A obtenção de requisitos é frequentemente incluída na fase de análise ("análise de requisitos").
  14. 14.  A perspectiva empregada é de objetos (coisas, conceitos ou entidades).  Durante a Análise OO, a ênfase está em achar e descrever objetos (ou conceitos) no domínio do problema.
  15. 15.  Por exemplo, num sistema de informação para uma biblioteca, alguns dos conceitos são Livro, Biblioteca, Usuário.  Tais objetos podem ter atributos e responsabilidades
  16. 16.  Durante o projeto orientado a objeto, a ênfase está em achar objetos lógicos de software que poderão ser eventualmente implementados usando uma linguagem de programação OO.
  17. 17.  Durante a construção (programação OO), os objetos do projeto são implementados e testados.
  18. 18.  Com ambas as técnicas, usa-se decomposição (chamado modularização em APOF) para lidar com a complexidade.  A APOF (também chamados de Análise e Projeto Estruturados), a decomposição é por função ou processo.

×