Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Tragédia nova friburgo

1,409 views

Published on

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Tragédia nova friburgo

  1. 1. TRAGÉDIA – JANEIRO DE 2011 Fonte: http://acervonovafriburgo.blogspot.com/search/label/enchentes%20em%20Nova%20Friburgo
  2. 2. Acima  observamos este monte de ferro retorcido pelas águas do fatídico dia 11/12 de janeiro de 2011, e  perplexos nos perguntamos com certa dúvida que carro é esse?   A resposta começa quando olhamos  a lanterna e uma roda que são caraterísticas do fusquinha.
  3. 3. Vista aérea do prédio do Colégio Anchieta. Foto: Osmar de...  por Acervo Digital Castro
  4. 4. Morro da Cruz ou Morro do Teleférico. Foto: Osmar de Castro  por Acervo Digital Castro
  5. 5. Casa e Hotel no Morro do Teleférico. Foto: Osmar de Castro  by Acervo Digital Castro
  6. 6. Teatro Municipal de Nova Friburgo na Praça do Suspiro. F...  by Acervo Digital Castro
  7. 7. Morro do Teleférico em Nova Friburgo. Foto: Osmar de Castro  by Acervo Digital Castro
  8. 9. Encostas ameaçam a cidade. Se não houver imprevistos, algumas obras serão concluídas em dezembro, outras no meio do ano que vem.
  9. 10. Estas rochas em suspensão podem rolar a qualquer momento em cima da Vila Amélia, provocando grandes acidentes. Início da construção do muro de contenção de encostas no Teleférico. As chuvas chegam em dois meses. O que fazer? Para onde ir? Qual lugar é seguro em Nova Friburgo?… Essa é a pergunta mais comum em todos os cantos da cidade.
  10. 11. Acima como era e abaixo como ficou as “Duas Pedras” depois da tragédia que marcou a história e a vida do cidadão friburguense.
  11. 12. Parque aquático do Clube Olifas no Bairro Lagoinha em Nova Friburgo.  O Clube, conta com sua grande piscina, com mais de 4 metros de profundidade máxima e abastecida por águas próprias de nascentes de propriedade da fábrica Filó.  Cartão postal do clube, a piscina do Olifas requer mais de 2 milhões de litros de água em sua capacidade máxima. Para fazer o tratamento de tanta água, o clube utiliza um sistema de quatro filtros de grande porte. O Clube Olifas no Bairro Lagoinha foi inaugurado em 15 de novembro de 1940,e ainda mantém o mesmo cenário bucólico depois de quase 70 anos de idade. Parque aquático do Clube Olifas no bairro Lagoinha totalmente destruído pela força das águas.
  12. 13. Nas duas fotos acima, podemos ver o antes e depois da Capela do Sagrado Coração de Maria de São Pedro e São Paulo em Duas Pedras, que foi um dos bairros mais tingidos pelas enchentes em Nova Friburgo.  Na primeira foto, a cena é de um dia tranquilo da vila, na seguinte, observamos atônitos o mesmo angulo  onde a destruição, terror e muitas mortes aconteceram.
  13. 14. Vista aérea das instalações da Fabrica Haga  na Avenida  Hans Gaiser no bairro Village em Nova Friburgo após o “Dia Seguinte”.
  14. 15. Praça do Suspiro antes e depois da tragédia…
  15. 16. Vilage antes e depois visto do “Morro do colégio Anchieta”
  16. 19. REFERÊNCIAS CRIAÇÃO E FORMATAÇÃO: Luciane Ferro da Silva OT – CM. Umbelina Breder de Queiros 22/09/2011 Fontes: <ul><li>http://acervonovafriburgo.blogspot.com (fotos antigas – Osmar Castro) </li></ul>(Osmar de Castro, pesquisador e colecionardor das coisas de Nova Friburgo. Possuidor do mais completo Acervo Digital sobre Nova Friburgo, com mais de 150 mil fotos e documentos relativos à colonização, desenvolviemnto e crescimento de Nova Friburgo, datados de 1870 a 2010. Para saber mais, www.osmarcastro.com.br)
  17. 20. VÍDEOS – PANORAMA NOVA FRIBURGO – ANTES E PÓS TRAGÉDIA http://www.youtube.com/watch?v=jL1x0k3sEdQ&feature=related http://www.youtube.com/watch?v=Dkn1vhCFspI&feature=player_embedded #! http://www.youtube.com/watch?v=9XsYJgUlFJA&feature=player_embedded http://www.youtube.com/watch?v=w-oUqVEzyo0&feature=related

×