SlideShare uma empresa Scribd logo
1 de 19
[object Object],[object Object],[object Object]
OS FILHOS DOS IMIGRANTES:  Jovens em trânsito no início do século XXI (1990-2009) ,[object Object],[object Object]
OS FILHOS DOS IMIGRANTES:  Jovens em trânsito no início do século XXI (1990-2009) ,[object Object],[object Object]
OS FILHOS DOS IMIGRANTES:  Jovens em trânsito no início do século XXI (1990-2009) ,[object Object]
OS FILHOS DOS IMIGRANTES:  Jovens em trânsito no início do século XXI (1990-2009) Por fim, aborda os sonhos, planos e as expectativas destes jovens para um futuro muitas vezes incerto. Assim, este trabalho procura compreender o processo histórico e os fatores socioeconômicos e culturais do fenômeno da migração moderna, procurando desvendar as dinâmicas da formação da identidade, da linguagem específica e das peculiaridades da vida entre dois mundos, fornecendo assim, novos olhares que servirão como diálogo para outros estudos dos campos da  História do Tempo Presente  e  História das Migrações  que tenham como alvo a segunda geração de imigrantes brasileiros.
OS FILHOS DOS IMIGRANTES:  Jovens em trânsito no início do século XXI (1990-2009) Porque a escolha da cidade de Governador Valadares como ponto de partida? Existem hoje muitos estudos sobre a relação da cidade com a dinâmica da migração, mas poucos destes estudos referem-se especificamente à segunda geração. Há também uma motivação pessoal em relação à cidade. Natural de Governador Valadares, pude observar vários amigos e colegas deixando o convívio diário na escola e na vizinhança para acompanhar seus pais na aventura migratória.
OS FILHOS DOS IMIGRANTES:  Jovens em trânsito no início do século XXI Apresentando os jovens entrevistados ,[object Object],[object Object],[object Object],A  Reunificação Familiar  é o tipo de migração que mais se aproxima da forma e dos motivos que impulsionaram os jovens emigrantes brasileiros entrevistaram que viveram a experiência de emigrar para os Estados Unidos. O início do relato de  André, jovem de dezesseis anos que  retornou a Governador Valadares a menos de dois meses, vindo de  Newark ,  ilustra este tipo de migração.
OS FILHOS DOS IMIGRANTES:  Jovens em trânsito no início do século XXI Apresentando os jovens entrevistados ,[object Object],As irmãs Carla e Érica possuem uma trajetória que reflete, em certa medida, as características inerentes aos novos migrantes. Elas moram atualmente em Governador Valadares em um conjunto habitacional de classe média baixa, no bairro  São Pedro . As entrevistas foram acompanhadas de perto pela mãe das jovens que, de vez em quando, fazia observações e intervenções. Carla tem vinte e cinco anos, é bem falante e extrovertida, diferente da sua irmã Érica que se mostrou bem mais tímida.
OS FILHOS DOS IMIGRANTES:  Jovens em trânsito no início do século XXI Apresentando os jovens entrevistados Gerson foi entrevistado na sua casa, no bairro Santa Rita, em Governador Valadares. Completou dezoito anos em janeiro de 2009 e trabalha atualmente como professor de inglês em uma escola de línguas, perto da sua casa. Trabalho este, inclusive, como ressaltou o próprio entrevistado, conseguido por causa da sua experiência migratória.
OS FILHOS DOS IMIGRANTES:  Jovens em trânsito no início do século XXI   O MUNDO DA ESCOLA “O que eu aprendi primeiro foi dizer ‘eu não entendo nada” ,[object Object],A escola ocupa um papel central na vida dos jovens imigrantes. Todos os entrevistados estudaram em escolas públicas, onde as aulas eram ministradas predominantemente em inglês. O regime de tempo integral , muito comum nas escolas norte-americanas, implicava na permanência da maior parte do dia dos entrevistados nas dependências escolares.
OS FILHOS DOS IMIGRANTES:  Jovens em trânsito no início do século XXI   O MUNDO DA ESCOLA “O que eu aprendi primeiro foi dizer ‘eu não entendo nada” ,[object Object],Perguntado se já havia se sentido discriminado na escola por ser um imigrante brasileiro, André respondeu categoricamente que não, nunca havia se sentido descriminado, que era bem aceito e tinha muitos amigos. Porém, quando lhe foi pedido para relatar algo que o marcou no período que esteve na escola americana, André relata a seguinte experiência:
OS FILHOS DOS IMIGRANTES:  Jovens em trânsito no início do século XXI  O MUNDO DA ESCOLA “O que eu aprendi primeiro foi dizer ‘eu não entendo nada” Desta forma percebemos que a escola, espaço que Portes sinaliza como um dos instrumentos mais importantes para a inserção do imigrante na nova sociedade, exclui, segrega, não ensina a língua como deveria o que num certo sentido pode contribuir para que, contraditoriamente, ao invés de confirmar-se como um instrumento de inclusão, o espaço escolar acaba tornando-se uma arena onde as ambigüidades e angustias da condição de jovem migrante são acentuadas.  Arlington Elementary School, Lawrence, MA – Pátio Central
OS FILHOS DOS IMIGRANTES:  Jovens em trânsito no início do século XXI   O Mundo do Trabalho “Se você trabalhar pesado você vai ganhar ‘dinheiro pesado’. Se você quiser trabalhar tranqüilo você só vai ganhar um ‘dinheiro tranqüilo’  ,[object Object],O mundo do trabalho possui um papel de destaque na vida dos jovens e adolescentes imigrantes, sobretudo porque o trabalho abre as portas para outro mundo: o consumo. O trabalho é tido como um valor dentro da comunidade brasileira. É através do trabalho que o projeto migratório concretiza-se, e é fácil perceber a centralidade que o trabalho ocupa na vida e no cotidiano da maior parte dos jovens emigrantes.
OS FILHOS DOS IMIGRANTES:  Jovens em trânsito no início do século XXI   O Mundo do Trabalho “Se você trabalhar pesado você vai ganhar ‘dinheiro pesado’. Se você quiser trabalhar tranqüilo você só vai ganhar um ‘dinheiro tranqüilo’  ,[object Object]
OS FILHOS DOS IMIGRANTES:  Jovens em trânsito no início do século XXI   O Mundo do Trabalho “Se você trabalhar pesado você vai ganhar ‘dinheiro pesado’. Se você quiser trabalhar tranqüilo você só vai ganhar um ‘dinheiro tranqüilo’  ,[object Object],Mais interessante do que descobrir o volume de dinheiro que estes jovens ganhavam com suas atividades laborais, é saber como os entrevistados gastavam o dinheiro que percebiam. Neste ponto podemos vislumbrar o fascínio e a importância que o consumo exerce no universo dos jovens migrantes. Érica não deixa dúvidas:
OS FILHOS DOS IMIGRANTES:  Jovens em trânsito no início do século XXI   O Mundo do Trabalho “Se você trabalhar pesado você vai ganhar ‘dinheiro pesado’. Se você quiser trabalhar tranqüilo você só vai ganhar um ‘dinheiro tranqüilo’  Em síntese, podemos perceber como o imigrante, mesmo ainda muito jovem, é construído pelo trabalho, conforme afirma Sayad. No caso dos brasileiros, essa fala é recorrente e emerge a imagem de brasileiro como povo trabalhador, que constrói nossa identificação nos EUA distintiva em relação a outros grupos de imigrantes. Entretanto, vale destacar que o imigrante brasileiro trabalha mais e recebe menos, não tem seguridade social, é indocumentado, não tem nenhuma assistência e, no caso de acidente de trabalho, deixa de ganhar. Então essa preferência pelo trabalhador brasileiro, deve ser situada no contexto de exploração da mão de obra imigrante dentro do mercado secundário de trabalho, ou seja, embora não sintam a discriminação do patrão a própria condição de trabalho é discriminatória, ressaltando que não há adolescentes americanos na construção civil.
OS FILHOS DOS IMIGRANTES:  Jovens em trânsito no início do século XXI   CONSIDERAÇÕES FINAIS: OS PLANOS PARA O FUTURO ,[object Object],Este trabalho teve como objetivo a tentativa de reconstruir e analisar parte da trajetória de cinco jovens emigrantes brasileiros, no início do século XXI, através de suas narrativas. Procuramos, em primeiro lugar, discutir um conceito de emigrante e os tipos de migração que mais se adequavam a experiência vivida por estes jovens.
OS FILHOS DOS IMIGRANTES:  Jovens em trânsito no início do século XXI   CONSIDERAÇÕES FINAIS: OS PLANOS PARA O FUTURO ,[object Object],A escola e o trabalho mereceram destaques especiais por exercerem um papel fundamental na trajetória destes rapazes e moças. É na escola que o choque da língua, das diferenças culturais e físicas são sentidas e vivenciadas de forma mais intensa, e é pelo trabalho que estes jovens identificam-se como sujeitos através do consumo e do discurso do imigrante brasileiro trabalhador e bem sucedido.
OS FILHOS DOS IMIGRANTES:  Jovens em trânsito no início do século XXI   CONSIDERAÇÕES FINAIS: OS PLANOS PARA O FUTURO Ah, eu tinha uns amigos que nasceram aqui e foram prá lá que falaram que nunca mais voltariam aqui (Brasil). Eles achavam lá melhor, eles achavam o Brasil muito ruim. Igual a última vez que eu vim mesmo, nossa eu tive muitos amigos que falaram pra mim não voltar pra cá, falando para mim ficar que lá era melhor, falando que lá o estudo é melhor... falavam que o Brasil era ruim. Eu não concordava muito com isso.   Eu gosto do Brasil né. Eu gosto de lá também, mas eu gosto mais daqui. Gostaria de voltar um dia sim... mas um dia, agora não. Para te falar a verdade, pra ser sincero mesmo, eu não sei o que eu quero...

Mais conteúdo relacionado

Destaque

Global Adventist Internet Network, GAiN - Pr. Williaams Costa Jr., Fórum Web ...
Global Adventist Internet Network, GAiN - Pr. Williaams Costa Jr., Fórum Web ...Global Adventist Internet Network, GAiN - Pr. Williaams Costa Jr., Fórum Web ...
Global Adventist Internet Network, GAiN - Pr. Williaams Costa Jr., Fórum Web ...Igreja Adventista do Sétimo Dia
 
Continuação unidade 3 3o. ano
Continuação unidade 3 3o. anoContinuação unidade 3 3o. ano
Continuação unidade 3 3o. anoRaquel Avila
 
Indicadores iab brasil outubro 2011
Indicadores iab brasil outubro 2011Indicadores iab brasil outubro 2011
Indicadores iab brasil outubro 2011Marcell Mendonca
 
Diapositivas de fotos
Diapositivas de fotosDiapositivas de fotos
Diapositivas de fotosalban659
 
Sistemas de recogida de información y evaluación de registros sobre Diabetes ...
Sistemas de recogida de información y evaluación de registros sobre Diabetes ...Sistemas de recogida de información y evaluación de registros sobre Diabetes ...
Sistemas de recogida de información y evaluación de registros sobre Diabetes ...Plan de Calidad para el SNS
 
Apresentação apimec – resultados 2 t10
Apresentação apimec – resultados 2 t10Apresentação apimec – resultados 2 t10
Apresentação apimec – resultados 2 t10Juliana Arutin
 
Breve presentación del Banco Palmas, Fortaleza, Brasil - Parte I
Breve presentación del Banco Palmas, Fortaleza, Brasil - Parte IBreve presentación del Banco Palmas, Fortaleza, Brasil - Parte I
Breve presentación del Banco Palmas, Fortaleza, Brasil - Parte INuestras Huellas
 
6o. ano.revisão do capítulo 15
6o. ano.revisão do capítulo 156o. ano.revisão do capítulo 15
6o. ano.revisão do capítulo 15Raquel Avila
 
Cultura Clàssica Renaixament i Humanisme
Cultura Clàssica Renaixament i HumanismeCultura Clàssica Renaixament i Humanisme
Cultura Clàssica Renaixament i HumanismeAlbert Quintanas
 

Destaque (15)

Global Adventist Internet Network, GAiN - Pr. Williaams Costa Jr., Fórum Web ...
Global Adventist Internet Network, GAiN - Pr. Williaams Costa Jr., Fórum Web ...Global Adventist Internet Network, GAiN - Pr. Williaams Costa Jr., Fórum Web ...
Global Adventist Internet Network, GAiN - Pr. Williaams Costa Jr., Fórum Web ...
 
Continuação unidade 3 3o. ano
Continuação unidade 3 3o. anoContinuação unidade 3 3o. ano
Continuação unidade 3 3o. ano
 
Indicadores iab brasil outubro 2011
Indicadores iab brasil outubro 2011Indicadores iab brasil outubro 2011
Indicadores iab brasil outubro 2011
 
Diapositivas de fotos
Diapositivas de fotosDiapositivas de fotos
Diapositivas de fotos
 
Calculo de dosis a.cano m.
Calculo de dosis a.cano m.Calculo de dosis a.cano m.
Calculo de dosis a.cano m.
 
Sistemas de recogida de información y evaluación de registros sobre Diabetes ...
Sistemas de recogida de información y evaluación de registros sobre Diabetes ...Sistemas de recogida de información y evaluación de registros sobre Diabetes ...
Sistemas de recogida de información y evaluación de registros sobre Diabetes ...
 
Collages Dadá
Collages DadáCollages Dadá
Collages Dadá
 
Apresentação apimec – resultados 2 t10
Apresentação apimec – resultados 2 t10Apresentação apimec – resultados 2 t10
Apresentação apimec – resultados 2 t10
 
22
2222
22
 
América
AméricaAmérica
América
 
Breve presentación del Banco Palmas, Fortaleza, Brasil - Parte I
Breve presentación del Banco Palmas, Fortaleza, Brasil - Parte IBreve presentación del Banco Palmas, Fortaleza, Brasil - Parte I
Breve presentación del Banco Palmas, Fortaleza, Brasil - Parte I
 
27
2727
27
 
6o. ano.revisão do capítulo 15
6o. ano.revisão do capítulo 156o. ano.revisão do capítulo 15
6o. ano.revisão do capítulo 15
 
Rhythm, Joie De Vivre
Rhythm, Joie De VivreRhythm, Joie De Vivre
Rhythm, Joie De Vivre
 
Cultura Clàssica Renaixament i Humanisme
Cultura Clàssica Renaixament i HumanismeCultura Clàssica Renaixament i Humanisme
Cultura Clàssica Renaixament i Humanisme
 

Semelhante a Segunda geração de imigrantes brasileiros nos eua

Álbum Biográfico Imigrantes 2013
Álbum Biográfico Imigrantes 2013Álbum Biográfico Imigrantes 2013
Álbum Biográfico Imigrantes 2013Estação Memória
 
Jornal mural da eja
Jornal mural da ejaJornal mural da eja
Jornal mural da ejajackzeus
 
Texto encontro 2
Texto encontro 2 Texto encontro 2
Texto encontro 2 30071968
 
Projeto Iguais e Diferentes - Prof. Ana Lúcia
Projeto Iguais e Diferentes - Prof. Ana LúciaProjeto Iguais e Diferentes - Prof. Ana Lúcia
Projeto Iguais e Diferentes - Prof. Ana LúciaAlexandre da Rosa
 
EJA - PONTOS E CONTRA PONTOS
EJA - PONTOS E CONTRA PONTOSEJA - PONTOS E CONTRA PONTOS
EJA - PONTOS E CONTRA PONTOSAparecida Barbosa
 
Concepçâo de infancia
Concepçâo de infanciaConcepçâo de infancia
Concepçâo de infanciaJaisna Luara
 
21 Fevereiro - Dia Internacional Da LíNgua Materna
21 Fevereiro - Dia Internacional Da LíNgua Materna21 Fevereiro - Dia Internacional Da LíNgua Materna
21 Fevereiro - Dia Internacional Da LíNgua Maternaguest41333dc
 
Pequenos Exploradores - História, 2º ano
Pequenos Exploradores - História, 2º anoPequenos Exploradores - História, 2º ano
Pequenos Exploradores - História, 2º anoEdpositivo
 
Entrevista com Carlos Augusto de Figueiredo Monteiro
Entrevista com Carlos Augusto de Figueiredo MonteiroEntrevista com Carlos Augusto de Figueiredo Monteiro
Entrevista com Carlos Augusto de Figueiredo MonteiroLuana de Oliveira
 
Imagens de Infancias
Imagens de InfanciasImagens de Infancias
Imagens de InfanciasPaloma Chaves
 
Multiculturalismo - Prof. Cristina
Multiculturalismo - Prof. CristinaMulticulturalismo - Prof. Cristina
Multiculturalismo - Prof. CristinaAlexandre da Rosa
 
Funções da linguagem para o vestibular
Funções da linguagem para o vestibularFunções da linguagem para o vestibular
Funções da linguagem para o vestibularSilene Faro
 

Semelhante a Segunda geração de imigrantes brasileiros nos eua (20)

Jornal escola viva 5
Jornal escola viva 5Jornal escola viva 5
Jornal escola viva 5
 
Álbum Biográfico Imigrantes 2013
Álbum Biográfico Imigrantes 2013Álbum Biográfico Imigrantes 2013
Álbum Biográfico Imigrantes 2013
 
2 Apres
2 Apres2 Apres
2 Apres
 
Eca
EcaEca
Eca
 
Jornal lucelia
Jornal luceliaJornal lucelia
Jornal lucelia
 
Jornal mural da eja
Jornal mural da ejaJornal mural da eja
Jornal mural da eja
 
Texto encontro 2
Texto encontro 2 Texto encontro 2
Texto encontro 2
 
Projeto Iguais e Diferentes - Prof. Ana Lúcia
Projeto Iguais e Diferentes - Prof. Ana LúciaProjeto Iguais e Diferentes - Prof. Ana Lúcia
Projeto Iguais e Diferentes - Prof. Ana Lúcia
 
EJA - PONTOS E CONTRA PONTOS
EJA - PONTOS E CONTRA PONTOSEJA - PONTOS E CONTRA PONTOS
EJA - PONTOS E CONTRA PONTOS
 
Hist edu ceciliameireles (1)
Hist edu ceciliameireles (1)Hist edu ceciliameireles (1)
Hist edu ceciliameireles (1)
 
Concepçâo de infancia
Concepçâo de infanciaConcepçâo de infancia
Concepçâo de infancia
 
0044adepoimento10 form
0044adepoimento10 form0044adepoimento10 form
0044adepoimento10 form
 
21 Fevereiro - Dia Internacional Da LíNgua Materna
21 Fevereiro - Dia Internacional Da LíNgua Materna21 Fevereiro - Dia Internacional Da LíNgua Materna
21 Fevereiro - Dia Internacional Da LíNgua Materna
 
Pequenos Exploradores - História, 2º ano
Pequenos Exploradores - História, 2º anoPequenos Exploradores - História, 2º ano
Pequenos Exploradores - História, 2º ano
 
Folha Teen
Folha TeenFolha Teen
Folha Teen
 
Entrevista com Carlos Augusto de Figueiredo Monteiro
Entrevista com Carlos Augusto de Figueiredo MonteiroEntrevista com Carlos Augusto de Figueiredo Monteiro
Entrevista com Carlos Augusto de Figueiredo Monteiro
 
Imagens de Infancias
Imagens de InfanciasImagens de Infancias
Imagens de Infancias
 
Multiculturalismo - Prof. Cristina
Multiculturalismo - Prof. CristinaMulticulturalismo - Prof. Cristina
Multiculturalismo - Prof. Cristina
 
2ºedição 2017
2ºedição 20172ºedição 2017
2ºedição 2017
 
Funções da linguagem para o vestibular
Funções da linguagem para o vestibularFunções da linguagem para o vestibular
Funções da linguagem para o vestibular
 

Último

QUESTÃO 4 Os estudos das competências pessoais é de extrema importância, pr...
QUESTÃO 4   Os estudos das competências pessoais é de extrema importância, pr...QUESTÃO 4   Os estudos das competências pessoais é de extrema importância, pr...
QUESTÃO 4 Os estudos das competências pessoais é de extrema importância, pr...azulassessoria9
 
Nós Propomos! Canil/Gatil na Sertã - Amigos dos Animais
Nós Propomos! Canil/Gatil na Sertã - Amigos dos AnimaisNós Propomos! Canil/Gatil na Sertã - Amigos dos Animais
Nós Propomos! Canil/Gatil na Sertã - Amigos dos AnimaisIlda Bicacro
 
Sequência didática Carona 1º Encontro.pptx
Sequência didática Carona 1º Encontro.pptxSequência didática Carona 1º Encontro.pptx
Sequência didática Carona 1º Encontro.pptxCarolineWaitman
 
transcrição fonética para aulas de língua
transcrição fonética para aulas de línguatranscrição fonética para aulas de língua
transcrição fonética para aulas de línguaKelly Mendes
 
4 ano atividade fonema e letra 08.03-1.pdf
4 ano atividade fonema e letra 08.03-1.pdf4 ano atividade fonema e letra 08.03-1.pdf
4 ano atividade fonema e letra 08.03-1.pdfLindinhaSilva1
 
Power Point sobre as etapas do Desenvolvimento infantil
Power Point sobre as etapas do Desenvolvimento infantilPower Point sobre as etapas do Desenvolvimento infantil
Power Point sobre as etapas do Desenvolvimento infantilMariaHelena293800
 
Testes de avaliação português 6º ano .pdf
Testes de avaliação português 6º ano .pdfTestes de avaliação português 6º ano .pdf
Testes de avaliação português 6º ano .pdfCsarBaltazar1
 
Slides Lição 7, Betel, Ordenança para uma vida de fidelidade e lealdade, 2Tr2...
Slides Lição 7, Betel, Ordenança para uma vida de fidelidade e lealdade, 2Tr2...Slides Lição 7, Betel, Ordenança para uma vida de fidelidade e lealdade, 2Tr2...
Slides Lição 7, Betel, Ordenança para uma vida de fidelidade e lealdade, 2Tr2...LuizHenriquedeAlmeid6
 
Aparatologia na estética - Cavitação, radiofrequência e lipolaser.pdf
Aparatologia na estética - Cavitação, radiofrequência e lipolaser.pdfAparatologia na estética - Cavitação, radiofrequência e lipolaser.pdf
Aparatologia na estética - Cavitação, radiofrequência e lipolaser.pdfAbdLuxemBourg
 
O Reizinho Autista.pdf - livro maravilhoso
O Reizinho Autista.pdf - livro maravilhosoO Reizinho Autista.pdf - livro maravilhoso
O Reizinho Autista.pdf - livro maravilhosoVALMIRARIBEIRO1
 
Peça de teatro infantil: A cigarra e as formigas
Peça de teatro infantil: A cigarra e as formigasPeça de teatro infantil: A cigarra e as formigas
Peça de teatro infantil: A cigarra e as formigasBibliotecaViatodos
 
Apostila-Letramento-e-alfabetização-2.pdf
Apostila-Letramento-e-alfabetização-2.pdfApostila-Letramento-e-alfabetização-2.pdf
Apostila-Letramento-e-alfabetização-2.pdflbgsouza
 
Santa Gemma Galgani, Flor de Lucca, mística italiana 1887-1903 (Portugués).pptx
Santa Gemma Galgani, Flor de Lucca, mística italiana 1887-1903 (Portugués).pptxSanta Gemma Galgani, Flor de Lucca, mística italiana 1887-1903 (Portugués).pptx
Santa Gemma Galgani, Flor de Lucca, mística italiana 1887-1903 (Portugués).pptxMartin M Flynn
 
o-homem-que-calculava-malba-tahan-1_123516.pdf
o-homem-que-calculava-malba-tahan-1_123516.pdfo-homem-que-calculava-malba-tahan-1_123516.pdf
o-homem-que-calculava-malba-tahan-1_123516.pdfCarolineNunes80
 
ufcd_9649_Educação Inclusiva e Necessidades Educativas Especificas_índice.pdf
ufcd_9649_Educação Inclusiva e Necessidades Educativas Especificas_índice.pdfufcd_9649_Educação Inclusiva e Necessidades Educativas Especificas_índice.pdf
ufcd_9649_Educação Inclusiva e Necessidades Educativas Especificas_índice.pdfManuais Formação
 
SQL Parte 1 - Criação de Banco de Dados.pdf
SQL Parte 1 - Criação de Banco de Dados.pdfSQL Parte 1 - Criação de Banco de Dados.pdf
SQL Parte 1 - Criação de Banco de Dados.pdfAndersonW5
 
MARCHA HUMANA. UM ESTUDO SOBRE AS MARCHAS
MARCHA HUMANA. UM ESTUDO SOBRE AS MARCHASMARCHA HUMANA. UM ESTUDO SOBRE AS MARCHAS
MARCHA HUMANA. UM ESTUDO SOBRE AS MARCHASyan1305goncalves
 
Formação T.2 do Modulo I da Formação HTML & CSS
Formação T.2 do Modulo I da Formação HTML & CSSFormação T.2 do Modulo I da Formação HTML & CSS
Formação T.2 do Modulo I da Formação HTML & CSSPedroMatos469278
 

Último (20)

QUESTÃO 4 Os estudos das competências pessoais é de extrema importância, pr...
QUESTÃO 4   Os estudos das competências pessoais é de extrema importância, pr...QUESTÃO 4   Os estudos das competências pessoais é de extrema importância, pr...
QUESTÃO 4 Os estudos das competências pessoais é de extrema importância, pr...
 
Nós Propomos! Canil/Gatil na Sertã - Amigos dos Animais
Nós Propomos! Canil/Gatil na Sertã - Amigos dos AnimaisNós Propomos! Canil/Gatil na Sertã - Amigos dos Animais
Nós Propomos! Canil/Gatil na Sertã - Amigos dos Animais
 
Sequência didática Carona 1º Encontro.pptx
Sequência didática Carona 1º Encontro.pptxSequência didática Carona 1º Encontro.pptx
Sequência didática Carona 1º Encontro.pptx
 
Poema - Aedes Aegypt.
Poema - Aedes Aegypt.Poema - Aedes Aegypt.
Poema - Aedes Aegypt.
 
transcrição fonética para aulas de língua
transcrição fonética para aulas de línguatranscrição fonética para aulas de língua
transcrição fonética para aulas de língua
 
4 ano atividade fonema e letra 08.03-1.pdf
4 ano atividade fonema e letra 08.03-1.pdf4 ano atividade fonema e letra 08.03-1.pdf
4 ano atividade fonema e letra 08.03-1.pdf
 
Power Point sobre as etapas do Desenvolvimento infantil
Power Point sobre as etapas do Desenvolvimento infantilPower Point sobre as etapas do Desenvolvimento infantil
Power Point sobre as etapas do Desenvolvimento infantil
 
Testes de avaliação português 6º ano .pdf
Testes de avaliação português 6º ano .pdfTestes de avaliação português 6º ano .pdf
Testes de avaliação português 6º ano .pdf
 
Slides Lição 7, Betel, Ordenança para uma vida de fidelidade e lealdade, 2Tr2...
Slides Lição 7, Betel, Ordenança para uma vida de fidelidade e lealdade, 2Tr2...Slides Lição 7, Betel, Ordenança para uma vida de fidelidade e lealdade, 2Tr2...
Slides Lição 7, Betel, Ordenança para uma vida de fidelidade e lealdade, 2Tr2...
 
Aparatologia na estética - Cavitação, radiofrequência e lipolaser.pdf
Aparatologia na estética - Cavitação, radiofrequência e lipolaser.pdfAparatologia na estética - Cavitação, radiofrequência e lipolaser.pdf
Aparatologia na estética - Cavitação, radiofrequência e lipolaser.pdf
 
O Reizinho Autista.pdf - livro maravilhoso
O Reizinho Autista.pdf - livro maravilhosoO Reizinho Autista.pdf - livro maravilhoso
O Reizinho Autista.pdf - livro maravilhoso
 
Peça de teatro infantil: A cigarra e as formigas
Peça de teatro infantil: A cigarra e as formigasPeça de teatro infantil: A cigarra e as formigas
Peça de teatro infantil: A cigarra e as formigas
 
Apostila-Letramento-e-alfabetização-2.pdf
Apostila-Letramento-e-alfabetização-2.pdfApostila-Letramento-e-alfabetização-2.pdf
Apostila-Letramento-e-alfabetização-2.pdf
 
Santa Gemma Galgani, Flor de Lucca, mística italiana 1887-1903 (Portugués).pptx
Santa Gemma Galgani, Flor de Lucca, mística italiana 1887-1903 (Portugués).pptxSanta Gemma Galgani, Flor de Lucca, mística italiana 1887-1903 (Portugués).pptx
Santa Gemma Galgani, Flor de Lucca, mística italiana 1887-1903 (Portugués).pptx
 
o-homem-que-calculava-malba-tahan-1_123516.pdf
o-homem-que-calculava-malba-tahan-1_123516.pdfo-homem-que-calculava-malba-tahan-1_123516.pdf
o-homem-que-calculava-malba-tahan-1_123516.pdf
 
ufcd_9649_Educação Inclusiva e Necessidades Educativas Especificas_índice.pdf
ufcd_9649_Educação Inclusiva e Necessidades Educativas Especificas_índice.pdfufcd_9649_Educação Inclusiva e Necessidades Educativas Especificas_índice.pdf
ufcd_9649_Educação Inclusiva e Necessidades Educativas Especificas_índice.pdf
 
SQL Parte 1 - Criação de Banco de Dados.pdf
SQL Parte 1 - Criação de Banco de Dados.pdfSQL Parte 1 - Criação de Banco de Dados.pdf
SQL Parte 1 - Criação de Banco de Dados.pdf
 
MARCHA HUMANA. UM ESTUDO SOBRE AS MARCHAS
MARCHA HUMANA. UM ESTUDO SOBRE AS MARCHASMARCHA HUMANA. UM ESTUDO SOBRE AS MARCHAS
MARCHA HUMANA. UM ESTUDO SOBRE AS MARCHAS
 
662938.pdf aula digital de educação básica
662938.pdf aula digital de educação básica662938.pdf aula digital de educação básica
662938.pdf aula digital de educação básica
 
Formação T.2 do Modulo I da Formação HTML & CSS
Formação T.2 do Modulo I da Formação HTML & CSSFormação T.2 do Modulo I da Formação HTML & CSS
Formação T.2 do Modulo I da Formação HTML & CSS
 

Segunda geração de imigrantes brasileiros nos eua

  • 1.
  • 2.
  • 3.
  • 4.
  • 5. OS FILHOS DOS IMIGRANTES: Jovens em trânsito no início do século XXI (1990-2009) Por fim, aborda os sonhos, planos e as expectativas destes jovens para um futuro muitas vezes incerto. Assim, este trabalho procura compreender o processo histórico e os fatores socioeconômicos e culturais do fenômeno da migração moderna, procurando desvendar as dinâmicas da formação da identidade, da linguagem específica e das peculiaridades da vida entre dois mundos, fornecendo assim, novos olhares que servirão como diálogo para outros estudos dos campos da História do Tempo Presente e História das Migrações que tenham como alvo a segunda geração de imigrantes brasileiros.
  • 6. OS FILHOS DOS IMIGRANTES: Jovens em trânsito no início do século XXI (1990-2009) Porque a escolha da cidade de Governador Valadares como ponto de partida? Existem hoje muitos estudos sobre a relação da cidade com a dinâmica da migração, mas poucos destes estudos referem-se especificamente à segunda geração. Há também uma motivação pessoal em relação à cidade. Natural de Governador Valadares, pude observar vários amigos e colegas deixando o convívio diário na escola e na vizinhança para acompanhar seus pais na aventura migratória.
  • 7.
  • 8.
  • 9. OS FILHOS DOS IMIGRANTES: Jovens em trânsito no início do século XXI Apresentando os jovens entrevistados Gerson foi entrevistado na sua casa, no bairro Santa Rita, em Governador Valadares. Completou dezoito anos em janeiro de 2009 e trabalha atualmente como professor de inglês em uma escola de línguas, perto da sua casa. Trabalho este, inclusive, como ressaltou o próprio entrevistado, conseguido por causa da sua experiência migratória.
  • 10.
  • 11.
  • 12. OS FILHOS DOS IMIGRANTES: Jovens em trânsito no início do século XXI O MUNDO DA ESCOLA “O que eu aprendi primeiro foi dizer ‘eu não entendo nada” Desta forma percebemos que a escola, espaço que Portes sinaliza como um dos instrumentos mais importantes para a inserção do imigrante na nova sociedade, exclui, segrega, não ensina a língua como deveria o que num certo sentido pode contribuir para que, contraditoriamente, ao invés de confirmar-se como um instrumento de inclusão, o espaço escolar acaba tornando-se uma arena onde as ambigüidades e angustias da condição de jovem migrante são acentuadas. Arlington Elementary School, Lawrence, MA – Pátio Central
  • 13.
  • 14.
  • 15.
  • 16. OS FILHOS DOS IMIGRANTES: Jovens em trânsito no início do século XXI O Mundo do Trabalho “Se você trabalhar pesado você vai ganhar ‘dinheiro pesado’. Se você quiser trabalhar tranqüilo você só vai ganhar um ‘dinheiro tranqüilo’ Em síntese, podemos perceber como o imigrante, mesmo ainda muito jovem, é construído pelo trabalho, conforme afirma Sayad. No caso dos brasileiros, essa fala é recorrente e emerge a imagem de brasileiro como povo trabalhador, que constrói nossa identificação nos EUA distintiva em relação a outros grupos de imigrantes. Entretanto, vale destacar que o imigrante brasileiro trabalha mais e recebe menos, não tem seguridade social, é indocumentado, não tem nenhuma assistência e, no caso de acidente de trabalho, deixa de ganhar. Então essa preferência pelo trabalhador brasileiro, deve ser situada no contexto de exploração da mão de obra imigrante dentro do mercado secundário de trabalho, ou seja, embora não sintam a discriminação do patrão a própria condição de trabalho é discriminatória, ressaltando que não há adolescentes americanos na construção civil.
  • 17.
  • 18.
  • 19. OS FILHOS DOS IMIGRANTES: Jovens em trânsito no início do século XXI CONSIDERAÇÕES FINAIS: OS PLANOS PARA O FUTURO Ah, eu tinha uns amigos que nasceram aqui e foram prá lá que falaram que nunca mais voltariam aqui (Brasil). Eles achavam lá melhor, eles achavam o Brasil muito ruim. Igual a última vez que eu vim mesmo, nossa eu tive muitos amigos que falaram pra mim não voltar pra cá, falando para mim ficar que lá era melhor, falando que lá o estudo é melhor... falavam que o Brasil era ruim. Eu não concordava muito com isso. Eu gosto do Brasil né. Eu gosto de lá também, mas eu gosto mais daqui. Gostaria de voltar um dia sim... mas um dia, agora não. Para te falar a verdade, pra ser sincero mesmo, eu não sei o que eu quero...