Refração da luz

1,177 views

Published on

Slide sobre Refração da Luz para 9º ano.

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
1,177
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
39
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Refração da luz

  1. 1. Alunos: Felipe Mateus Gonçalves Cruzeiro Luana Ferreira Vasconcelos Matheus Garcia de Freitas Pamella Borges Ferreira Paulo Neto Guimarães Naves Pedro Henrique Silva Rafael Matsumoto Gomes Zeidan Vitor Trindade Birnfeld Série: 9ºano Professor: Bruno Felix Costanin Junior
  2. 2. Refração é o fenômeno óptico que ocorre quando a luz quando muda de meio de propagação. Ela muda sua velocidade e, consequentemente, muda sua direção.
  3. 3. Toda onda eletromagnética tem um comprimento de onda, uma frequência e uma velocidade. A velocidade pode variar de acordo com as características de certo meio físico. Alteração de velocidade: Refração da Luz
  4. 4. Luz projetada perpendicularmente não é acompanhada de mudança na direção de propagação da luz.
  5. 5. Luz projetada obliquamente a luz é refletida simetricamente em relação ao eixo da normal e é refratada, mudando de direção.
  6. 6. Por que a luz se desvia quando o raio incide obliquamente? Uma parte da onda luminosa entra no meio mais refringente, passando a ter uma velocidade menos, enquanto a outra parte da onde luminosa continua no meio menos refringente com uma velocidade maior, ocorrendo desvio.
  7. 7. Por que a luz não se desvia quando o raio incide perpendicularmente? Toda a onda luminosa entra no meio mais refringente, passando a ter uma velocidade menor. Nenhuma parte da onda se atrasa em relação à outra.
  8. 8.  
  9. 9. A Refração da luz é regida por 2 leis.
  10. 10. 1ª Lei O raio incidente, a reta normal ao ponto de incidência e o raio refratado estão no mesmo plano.
  11. 11. 2ª Lei: Lei de Snell-Descartes A relação dos índices de refração é igual ao inverso do seno dos ângulos. Essa fórmula é usada para descobrir o ângulo dos raios com a normal e o índice de refração dos meios.
  12. 12. Quando a luz passa de um meio com índice de refração MENOR para um MAIOR, o raio se APROXIMA da normal. Quando a luz passa de um meio com índice de refração MAIOR para um MENOR, o raio se AFASTA da normal.

×