Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Jardinagem

11,351 views

Published on

  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Jardinagem

  1. 1. Ano Letivo 2013/2014Principais locais para exercer a atividade- Câmaras Municipais;- Empresas de Jardinagem- Jardins Botânicos.Habilitações finais- Diploma de Certificação Profissional de Nível 2 de acordo com o Quadro Nacio-nal de Qualificação e Quadro Europeu de Qualificação, reconhecido em todos osEstados Membros (Portaria nº 782/2009);- Equivalência ao 9º ano de escolaridade;- Condições de candidatura ao ensino secundário iguais às dos alunos do ensinobásico regular;- Ingresso nos cursos Profissionais.Condições de Acesso- Conclusão do 6º ano, frequência do 7º ou 8º ano.- Idade igual ou superior a 15 anos (alunos com idade inferior a 15 anos ficarãocom a inscrição condicionada).Duração- Dois anos letivosHorário- Diurno.
  2. 2. Ano Letivo 2013/2014Plano de FormaçãoComponentes deFormaçãoDisciplinasSociocultural- Língua Portuguesa- Língua Estrangeira I- Tec. Informação- Educação Física- Cidadania e Mundo Atual- Higiene, Saúde e Segurança no TrabalhoCientífica- Matemática- Ciências NaturaisTécnica- Infraestruturas Básicas e Paisagísticas- Instalações de Jardins e Relvados- Manutenção de Jardins e Relvados- Gestão de Instalações Desportivas- Formação em Contexto de TrabalhoOS Cursos de Educação e Formação OPERADOR DE JARDINAGEM ou EM-PREGADO COMERCIAL conferem a qualificação Profissional de Nível 2.Uma oportunidade para os alunos que pretendam concluir o 3º ciclo através de umensino mais prático e voltado para o mundo do trabalho.O Operador de Jardinagem é o profissional que realiza a instalação e manuten-ção de jardins e espaços verdes, podendo participar na instalação das infraestrutu-ras necessárias, nomeadamente na preparação dos solos, das redes de drenagem ede rega, bem como dos caminhos, muros, sebes e relvados, utilizando as técnicas eos meios manuais e mecânicos apropriados.As atividades principais a desempenhar por este técnico são:- Realizar operações de manutenção de jardins e relvados;- Preparar o terreno e colaborar, sob orientação, na instalação e conservação deinfraestruturas básicas e paisagísticas em jardins;- Proceder à instalação de instalação de jardins e relvados, plantando/semeandoespécies arbóreas, arbustivas e herbáceas.O curso organiza-se em três grandes áreas pedagógicas:- Sociocultural, científica e tecnológica que conferem aos alunos as necessáriasaprendizagens sociais, académicas e técnico-profissionais, indispensáveis a umprofissional competente.O método de ensino· Sistema de aprendizagem por módulos;· Realização de Prova de Aptidão Profissional (PAP) perante um júri de profissio-nais;· Estreita ligação à vida profissional;· Realização de projetos reais com equipas multidisciplinares;· Utilização de equipamento profissional e práticas de ensino em contexto detrabalho.

×