Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

FT4 Sistema Neuro-Hormonal

7,130 views

Published on

Published in: Education

FT4 Sistema Neuro-Hormonal

  1. 1. Ficha de Trabalho nº 4 Março 2012 NOME:____________________ Número:____ Turma: _____ Prof. Gabriela BrunoESCOLA SECUNDÁRIA de BOCAGE SETÚBAL TEMA: Sistema Neuro-Hormonal Tema: Sistema Neuro-hormonal 1 2 1. A figura ao lado representa o sistema nervoso humano. 1.1. Faz a legenda da figura. 1.2. Indica os números que fazem parte: 3 1.2.1. Do sistema nervoso central 1.2.2. Do sistema nervoso periférico 4 Figura 1 2. A figura 2 representa alguns órgãos do sistema nervoso humano. 2.1. Faz a legenda da figura. 2.2. Selecciona a opção que completa a frase de forma correcta: “Os órgãos assinalados pelos números fazem parte…” A. Do encéfalo B. Do cérebro C. Da medula espinal D. Do sistema nervoso periférico Figura 2 2.3. Classifica cada uma das afirmações seguintes como verdadeira (V) ou falsa (F). A. O cérebro é um órgão do sistema nervoso central. B. A medula espinal controla os actos voluntários. C. O cérebro armazena informações sob a forma de memórias. D. Todos os actos involuntários têm origem no encéfalo. E. O cerebelo desempenha funções relacionadas com a coordenação dos movimentos. F. O cerebelo faz parte do sistema nervoso periférico. 3. Na figura 3 está representado um neurónio. 3.1. Faz a legenda da figura 3.2. Refere qual a função dos neurónios. 3.3. Indica a(s) zona(s) onde se estabelece (m) a(s) sinapse(s). Figura 3
  2. 2. 3.4. Selecciona a opção que completa a frase de forma correcta:“Num neurónio, os impulsos nervosos deslocam-se…” A. Da arborização terminal para o corpo celular e para as dendrites. B. Do corpo celular pata as dendrites e para a arborização terminal C. Das dendrites para o corpo celular e daqui para a arborização terminal. D. Do axónio para o corpo celular e para as dendrites. 4. Observa a figura 4 que representa uma estrutura do sistema nervoso. 4.1. Identifica a estrutura representada na figura. 4.2. Faz a sua legenda. 4.3. Selecciona a opção que completa a frase de forma correcta: “A estrutura representada na figura pode ser encontrada…” A. No sistema nervoso central. B. No sistema nervoso periférico C. Nos axónios D. Nos neurónios Figura 4 5. Na figura 5 está representada uma situação que evidencia um reflexo. Analiza-a criteriosamente. 5.1. Indica, utilizando as letras da figura: 5.1.1. o estímulo 5.1.2. o nervo sensitivo 5.1.3. o nervo motor 5.1.4. o centro nervoso 5.1.5. o órgão efector 5.1.6. a reacção 5.2. Selecciona a opção que completa a frase de forma correcta: “A situação representada na figura é um exemplo de um acto…” Figura 5 A. voluntário B. involuntário inato C. involuntário adquirido D. voluntário e involuntário6. Completa o esquema seguinte de modo a estabelecer um acto reflexo.6.1. Menciona quais são os centros nervosos que podem participar num acto reflexo.6.2. Imagina a seguinte situação:Um indivíduo pega inadvertidamente numa chávena quente. Sente uma dor violenta, mas éincapaz de a largar, continuando a queimar-se.Selecciona das seguintes estruturas, aquela que deverá estar bloqueada. A. Ligação da espinal medula ao encéfalo. B. Bolbo raquidiano. C. Nervo sensitivo D. Nervo motor.

×