Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Programa painel 2: a dimensão tecnológica na educação especial

167 views

Published on

Sinopse do painel e programa das apresentações orais
VI Congresso Ibérico de Educação Especial
Educação e Inclusão na Lusofonia 15 a 17 de novembro de 2018

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Programa painel 2: a dimensão tecnológica na educação especial

  1. 1. 16 DE NOVEMBRO DE 2018, 09H00 - 10H30 2º PAINEL: A DIMENSÃO TECNOLÓGICA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL Coordenação Luís Borges Gouveia – Universidade Fernando Pessoa Paulo Rurato – Universidade Fernando Pessoa Enquadramento A educação beneficia de dispositivos tenológicos que facilitam a difusão de conhecimento e de informação e que, como mediadores, ajudam a ultrapassar dificuldades ou constituem um elemento supletivo para o interesse pelos conteúdos reforçando estratégias pedagógicas e aprendizagens. A utilização de tecnologias de informação e comunicação, no contexto da escola, adquiriu importância transformativa global: nenhuma criança, nos sistemas de ensino mais modernos, deve chegar ao mercado de trabalho descapacitada de associar, quaisquer que sejam as funções que venha a desenvolver, os recursos tecnológicos que se constituem centrais ao processo produtivo. As gerações que ensinam apresentam hoje uma dimensão “pró-paradoxal” ao confrontarem as suas literacias tecnológicas com as gerações que aprendem. A gama de recursos, de métodos e de dispositivos disponíveis para utilização no processo de ensino e aprendizagem é significativa, também para o ensino especial, para alunos portadores de necessidades educativas, com a chamada tecnologia assistida ou inclusiva, com utilização de dispositivos móveis e de jogos educativos, capazes de fomentarem a inclusão digital e as aprendizagens multidisciplinares. A variedade de métodos e de recursos disponíveis, bem como a crescente inovação de práticas e de propostas tecnológicas para a utilização em educação especial constitui a justificação para a organização deste painel que se propõe partilhar soluções educativas a partir dos problemas reais com que, em contexto de educação inclusiva, se deparam as escolas.
  2. 2. 16 DE NOVEMBRO DE 2018, 09H00 - 10H30 2º PAINEL: A DIMENSÃO TECNOLÓGICA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL Coordenação de painel A: A Dimensão Tecnológica na Educação Especial Luís Borges Gouveia - Universidade Fernando Pessoa Salão Nobre 1. Aplicaciones móviles para la inclusión educativa: experiencias y buenas pràcticas Manuela Raposo Rivas, UVigo. 2. Uso e exploração das TIC para melhorar a condição humana, no contexto do ensino especial Luis Borges Gouveia, UFP 3. O QIM: ferramenta facilitadora para a inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais nos ambientes educacionais Natália Lopes, UTAD; Manuela Raposo-Rivas, UVIGO; Joaquim Escola, UTAD 4. Programação e Robótica: a ajuda essencial para aprendizagem de alunos com NEE Natália Lopes, UTAD 5. Educação Especial e a Cultura Digital: passos de uma trajetória de desafios e de construção de uma Educação Inclusiva Paulo Sérgio Araújo, UFP, Luís Borges Gouveia, UFP. Coordenação de painel B: Dimensão Tecnológica na Educação Especial Paulo Rurato – Universidade Fernando Pessoa Sala Carolina de Oliveira 1. Tecnologia Assistiva na Prática Escolar Inclusiva: Concepções, Possibilidades e Limites em uma Escola de Ensino Fundamental em São Luís-Maranhão/Brasil Meire Almeida, Secretaria Municipal de Educação – SEMED/Maranhão. 2. Avaliação da usabilidade da qualidade do produto de softwares do projeto participar em autistas clássicos Mara Martins, UFP 3. Como os Jovens da Geração Z Resolvem seus Conflitos? Marcos Ferreira, UFP; Thaís Giuliani, UFP 4. Treinar o sono. É possível? Francisco Domingues UFP; Luis Borges Gouveia, UFP

×