Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Predicativo do complemento directo, Hipónimos, Hiperónimos

Exercícios sobre as funções sintácticas e Hiperónimos.

  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Predicativo do complemento directo, Hipónimos, Hiperónimos

  1. 1. 1 Nome: _______________________________ Data: ________ Predicativo do Complemento Directo  Nota: Existem alguns verbos transitivos directos que, para além do complemento directo, se constroem com um outro elemento com ele relacionado e que lhe completa a ideia. Este elemento que se junta ao complemento directo é o predicativo do complemento directo. O predicativo do complemento directo pode ser representado por um grupo adjectival ou por um grupo nominal. O juiz considerou o jovem inocente. Nomeou Lucas chefe dos escuteiros (Adj.) (Nome) Achava-a a mais linda. Considero-o um excelente pintor. (Grupo adjectival) (Grupo nominal) Os verbos que se constroem com predicativo do complemento directo são os seguintes: Achar, considerar, eleger, declarar, fazer, julgar, nomear, supor, ter por, tornar. Muitas vezes o predicativo do complemento directo aparece na frase precedido de como ou por. Funções sintácticas 1) Identifica os tipos de sujeito nas frases que se seguem. a) Paulo é actor. b) O Paulo é actor. c) O João e o Pedro são bons amigos. d) Dizem que o homem era um forasteiro. e) Diz-se que nesse dia houve uma grande festa. f) Comecei a correr desesperadamente. 2) Identifica os tipos de predicado: a) O carro explodiu. b) A equipa perdeu o jogo. c) A noite está linda d) A criança era irrequieta.
  2. 2. 2 3) Identifica as funções sintácticas das palavras a negrito. a) O meu pai era juiz. b) Deu o trabalho por concluído. c) Eles viram o Pedro. d) Aquele é o meu cantor preferido. e) Vi-o ontem. f) O Manuel contou uma história fantástica. g) A Catarina acha o professor interessante. h) Gostei do livro que me ofereceste. i) Disse-lhe sempre a verdade. j) O Luís deu uma flor à mãe. 4) Completa a tabela com o hiperónimo ou hipónimo(s) correcto(s). Hiperónimo Hipónimo Fruto Mamífero Mosca, mosquito, abelha,etc. Flor Ciclismo, ténis, andebol, etc. Terra, Marte, Vénus, etc. Brinquedo

×