Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
Upcoming SlideShare
Música, Artes Visuais, Dança e Teatro - Idade Média, Renascimento e Barroco
Next
Download to read offline and view in fullscreen.

Share

Arte medieval.

Download to read offline

Arte medieval.

  1. 1. Arte Medieval ESTILO ROMÂNICO E ESTILO GÓTICO - DANÇA E MÚSICA MEDIEVAL.
  2. 2. ESTILO ROMÂNICO  O Românico é o primeiro estilo artístico internacional da Cristandade Ocidental, um estilo original. Na arquitetura os castelos seguiram um estilo voltado para o aspecto de defesa. As paredes eram grossas e existiam poucas e pequenas janelas.  Já nas esculturas e pinturas podemos destacar o caráter didático-religioso. Numa época em que poucos sabiam ler, a Igreja utilizou as esculturas, vitrais e pinturas, principalmente dentro das igrejas e catedrais, para ensinar os princípios da religião católica.
  3. 3. ESTILO GÓTICO O estilo gótico predominou na Europa no período da Baixa Idade Média. Na arquitetura surgiram detalhes e elementos decorativos. As paredes passaram a ser mais finas e de aspecto leve. As janelas apareciam em grande quantidade. As torres eram em formato de pirâmides. Com relação às esculturas góticas, o realismo prevaleceu. No tocante à pintura, podemos destacar as iluminuras, os vitrais, painéis e afrescos.
  4. 4. Arte Medieval Dança & Musica  Diversas danças e canções eram produzidas durante os séculos XII e XIII, onde trovadores, poetas e músicos do sul da França e Itália se manifestavam. As festas e feiras eram repletas de danças típicas (Estampie -dança sapateada - o Saltarello – dança saltitante e danças de roda) acompanhadas por alguns instrumentos como flautas, harpas, viela, dentre outros.  Já na musica o Cantochão, é o tipo musical mais antigo criado pelo Papa Gregório I, cantada sem qualquer acompanhamento. Cantado em igrejas por vozes masculinas, esse estilo pode dar origem às composições em formato coral.
  5. 5. Vestuário  As roupas e os sapatos da época eram bastante volumosos e escondiam quase inteiramente o corpo, especialmente o da mulher. As mais jovens até chegavam a revelar o colo, mas a Igreja sempre desaprovou os decotes. Pode-se dizer também que já existia moda, naquele tempo, com a introdução de novidades na forma de vestidos, chapéus, sapatos, joias, etc.
  6. 6. Fim Componentes : Luis Filipe Lavínia Mendes Maria Eduarda Luana Reis Luan Ferreira Thamires Cerqueira Thiago Luis
  • Alicevxx

    Sep. 3, 2017

Views

Total views

1,264

On Slideshare

0

From embeds

0

Number of embeds

147

Actions

Downloads

17

Shares

0

Comments

0

Likes

1

×