Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Guia prático do LinkedIn para estudantes

2,124 views

Published on

Agora que escolheu sua carreira, resta saber: como se tornar o profissional dos seus sonhos? Fizemos esse guia para ajudar você a responder essa pergunta.

Published in: Career

Guia prático do LinkedIn para estudantes

  1. 1. Olá! Eu sou a Bruna Pereira, estagiária de Comunicação Corporativa. Quando não estou ajudando a contar histórias no LinkedIn, dedico-me a acompanhar boas histórias como Maratonista de Séries. Oie! Eu sou a Lídia Popazoglo, estagiária de Customer Success na área de Soluções de Talentos no LinkedIn e nas horas vagas sou Especialista em Memes de catioríneos Coé rapazeada? Meu nome é Gabriel, estagiário de Marketing das Soluções de Talentos do LinkedIn, mas de final de semana eu sou mesmo é Aspirante de Masterchef.
  2. 2. Olá! Eu sou o Vitor Monteiro, estagiário de Marketing na área de Soluções de Marketing e nos momentos que não estou trabalhando eu sou Artilheiro da quadra do meu prédio. Oie! Eu sou a Mari Craveiro, de dia estagiária de Marketing na área de Soluções de Vendas e de noite sou uma Rock Star de karaokê mundialmente conhecida.
  3. 3. Você passou a sua vida decidindo quem queria ser quando crescesse. Agora que escolheu sua carreira, resta saber: Como se tornar o profissional dos seus sonhos? A boa notícia é que você não precisa descobrir isso sozinho! O LinkedIn pode ser um grande aliado para você e para os outros 24 milhões de estudantes que estão por aqui começando suas carreiras. Com este guia você verá que tudo pode ser bem mais simples do que parece.
  4. 4. Antes de qualquer coisa, o que é o LinkedIn? O LinkedIn é a maior rede social profissional do mundo, com mais de 530 milhões de usuários, sendo 31 milhões no Brasil. Enquanto outras redes sociais são para a sua vida pessoal, o LinkedIn é a rede para sua vida profissional.
  5. 5. Pipoca em outras redes sociais
  6. 6. Eu espero um dia ter uma franquia de pipoca Eu estou procurando por uma oportunidade na Cia de Pipocas Eu tenho 3 anos de experiência em fazer pipoca Minhas principais competências são produção de pipoca e vendas Aqui estão as 3 recomendações de colegas com quem trabalhei anteriormente na Pipocalândia Pipoca no Linkedin
  7. 7. Linkedin para estudantes em 5 fases rápidas
  8. 8. Linkedin para estudantes em 5 fases rápidas
  9. 9. Crie um perfil campeão Seu perfil no LinkedIn é o reflexo da sua futura carreira. E essa pode ser a chance de já mostrar todo o seu potencial.
  10. 10. Capriche na foto! Primeiras impressões são - normalmente - as que ficam! Escolha um fundo neutro, evite fotos de baixa qualidade ou recortadas de outro contexto (nada de foto na balada, na praia ou no Happy Hour, hein?) Coloque uma roupa compatível com o ambiente profissional que você gostaria de ter. Ah, e sorria! :-) Dica do estagiário: Consiga até 21x mais visitas e 9x mais conexões com a foto certa!
  11. 11. Tenha um perfil completo Um título profissional criativo e original é essencial para atrair recrutadores. Um perfil completo também inclui a sua localização, sua área de formação e o resumo. Essas informações compõem o cartão de visitas do seu perfil.
  12. 12. Capriche no seu resumo Ele é um espaço feito para você se apresentar e mostrar o seu diferencial Conte quem você é, o que faz e o que deseja em até 3 parágrafos. Inclua também suas conquistas, habilidades e coisas que curte. Este é o espaço “mais maleável” do seu perfil, mostre um pouco da sua personalidade.
  13. 13. Veja aqui o resumo da Lídia
  14. 14. Acredite no seu potencial! Mesmo com pouca ou nenhuma experiência profissional, você é único. Não deixe de lado trabalhos voluntários, intercâmbios, trajetória acadêmica, idiomas e certificados. São com essas informações que as empresas poderão te conhecer melhor. Dica do estagiário: Pessoas com cargos atualizados atraem até 8x mais visualizações.
  15. 15. Personalize! Mostre para o mundo suas conquistas, habilidades e talentos especiais. Use e abuse de recursos multimídia para deixar o perfil com a sua cara: links para seu blog e vídeos que você produziu; um trabalho da faculdade que recebeu uma ótima avaliação da banca, ou algum projeto paralelo do qual se orgulha.
  16. 16. Falando nisso, existe também no LinkedIn um campo específico para você detalhar as suas principais habilidades profissionais: Se você está se perguntando o que pode incluir neste campo, é bem simples: Sabe aquela matéria de Planejamento Estratégico que você acabou de passar? Então, por que não mencioná-la como uma de suas habilidades? Você vive escutando de seus amigos que tem um talento impressionante para falar em público? Vá em frente e conte isso para sua rede. O campo de Competências
  17. 17. Conecte-se com quem você conhece! Comece com amigos, família, colegas de sala, mentores, professores e orientadores. Você vai perceber que o LinkedIn sugere pessoas que talvez você conheça. Aproveite para expandir sua rede de conexões. Dica do estagiário: Seja reconhecido! Personalize sua solicitação para que as pessoas se lembrem de quem você é.
  18. 18. Projete-se Você conhece o recurso “Visualizar ex-alunos”? Ele permite identificar todo mundo que já estudou na sua faculdade, onde trabalham, como chegaram lá e ainda acompanhar suas atualizações.
  19. 19. Dica do estagiário: Ative o recurso “Candidatos abertos a oportunidades” e permita que os recrutadores saibam que você está disponível Encontre sua oportunidade Use os filtros de busca para encontrar as vagas abertas e defina seus interesses de carreira.
  20. 20. Explore o mercado Siga a Company Page das empresas nas quais sonha trabalhar, conheça seu dia a dia, seus valores e saiba o que pensam os colaboradores. Dica do estagiário: Prepare-se para a entrevista! Confira as novidades, publicações e conteúdos da empresa para chegar afiado.
  21. 21. Nervosa(o) para a tão esperada entrevista de emprego? Mantenha a calma... Encontre o perfil do seu entrevistador no LinkedIn e veja o que vocês têm em comum. Quebre o gelo! Troque uma ideia sobre os interesses, experiências e conexões. Isso ajuda a deixar uma impressão positiva e ainda faz com que o clima esteja bem mais descontraído para sua entrevista.
  22. 22. Fique por dentro! Os Influencers são grandes personalidades do mercado selecionados pelo LinkedIn para compartilharem suas experiências Siga-os para inteirar-se das discussões, tendências de indústria e dicas de carreira
  23. 23. Você sabia? Você sabia que no LinkedIn diversos artigos publicados diariamente pelos usuários? Eles também são uma ótima forma de manter-se informado. Fique de olho nos temas do momento! 543210
  24. 24. Seja o porta-voz das suas ideias Você pode compartilhar notícias e conteúdos do seu interesse ou se aventurar como escritor e publicar seus próprios artigos. Não tenha medo de usar a sua voz! Aumente as visitas ao seu perfil em até 5x escrevendo sobre experiências, dando opinião e contando suas histórias.
  25. 25. É hora da revisão! Invista em um perfil completo e atualizado Compartilhe informações que representem quem você é Comece conectando-se a colegas, professores e familiares Siga as Company Pages e ganhe pontos com o recrutador Acompanhe os Influencers para estar informado sobre tendências Seja o porta-voz das suas ideias e compartilhe conteúdos
  26. 26. PRONTO! Viu como é fácil? Todo mundo começa em algum lugar. E com estes simples passos, o LinkedIn te ajuda a encontrar o seu. Atualize seu perfil e comece a sua carreira agora mesmo!
  27. 27. SIGA-NOS br.LinkedIn.com @LinkedInBrasil /LinkedInBrasil Para mais informações, visite linkedin.com

×