Criatividade

606 views

Published on

Aprenda a como ser criativo e inovar suas idéias!

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
606
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
18
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Criatividade

  1. 1. A criatividade é considerada umacapacidade humana de grande valor universal,tudo indica que nesta competência reside a memória“RAM” biológica para o impulso da evolução humana.
  2. 2. A memória RAM segundo Cury,(2009)é o fenómeno dos registos da memória.O que melhor descreve a criatividadeé o que Sanchez (2003) referiu em seusapontamentos a criatividade é uma sublimedimensão da condição humana.É entretanto nacapacidadecriativa, que existe achave dacapacidadede evolução dahumanidade
  3. 3. qual a melhor forma de se criar algo novo do nada?A resposta é simples: Saia de casa,se divirta,almoçecom os amigos,vá para uma festa, porque nãoadianta tentar ficar em casa ou no trabalho sentado epensar que vai conseguir criar algo sem fazer nada,omeu conselho é também fazer pesquisas.Como criar?
  4. 4. TÉCNICAS E CONSELHOS PARA A CRIATIVIDADE• Procurar o “diferencial criativo”: Conseguir perspectivasalternativas expondo a novas idéias e situando em espaços,disciplinas, companhia, leituras, etc., distintos aos habituais.• Suspender a prudência e centrar-nos em produzir soberanamente idéias,sugerências, conceitos, etc., com total espontaneidade e liberdade.• Buscar alternativas, colocar em questão as premissas, partir dos resultadosconquistados em vez de deixar-nos arrastar pelos dadose pela força das premissas e pelo pensamento lógico.• Recorrer a associação livre de idéias,conceitos e relacioná-las. Edward deBono propos o uso da conjunçãoPO para demonstrar a união livre deconceitos frente ao uso de outrasconjunções restritivas como no, o, t,etc.
  5. 5. SEIS CHÁPEUS PARA PENSAR (Edward deBono)O Método dos Seis Chapéus do Pensamentoé uma ferramenta de análise de idéiasque se consagrou em todo o mundo por usarao máximo a experiência e a inteligência dosparticipantes de uma discussão.Simples e eficiente, ele permite empregar umestilo de interação construtiva, que simplificao pensamento,enfocando o tema sob perspectivasespecíficas, com clareza e sem confrontos.Seis chapéus simbólicos são usados –em sessões alternadas e por todos ospresentes ao mesmo tempo - para definir otipo de pensamento que será exercitado emdado momento.Há a sessão de identificação de riscos(chapéu preto), a de gerar idéias (chapéuverde),a de apurar informações (chapéu branco), ade expor emoções (chapéu vermelho),a de buscar uma visão positiva (chapéuamarelo) e a de ordenar a própria reunião(chapéu azul).

×