Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Ler, um prazer partilhado

5,306 views

Published on

Projeto Todos Juntos Podemos Ler

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Ler, um prazer partilhado

  1. 1. Projeto Todos Juntos Podemos Ler Agrupamento de Escola José Cardoso Pires “Ler, um prazer partilhado” A Finalidade deste projeto é a promoção do sucesso escolar, criando oportunidades de leitura para os alunos, incluindo os que apresentam Necessidades Educativas Especiais. Os principais objetivos são: dotar as bibliotecas de recursos em diferentes formatos acessíveis aos alunos com NEE; desenvolver boas práticas de promoção da leitura tendo em conta as capacidades e necessidades dos alunos e contribuir para a implementação de práticas inclusivas. Este projeto contempla todas as escolas e níveis de ensino e o trabalho desenvolvido é articulado entre a BE, a Educação Especial e os docentes, abrangendo a maioria dos alunos com NEE. No 3º ciclo, para além da leitura, adquire outra dinâmica integrando os alunos como Monitores da Biblioteca. No início do ano letivo a equipa responsável dinamiza uma reunião com todos os docentes cujas turmas incluam alunos com NEE, com o objetivo de conhecer o projeto e partilhar experiências, materiais e recursos. Todas as escolas têm BE com boas acessibilidades estando equipadas com computadores e tablets com aplicações adequadas aos alunos. Dispõem de software atualizado e fundo documental em formato acessível. Alguns destes equipamentos e materiais resultaram da implementação do projeto e possibilitaram novas experiências de aprendizagem promotoras da literacia leitora. As principais atividades realizadas são: trabalhos de expressão plástica; dramatizações; filmes; textos; fichas adaptadas; reconto oral; PPT feito pelos alunos com textos e ilustrações e leitura e gravação de histórias para narração de filmes. E os recursos produzidos são: painéis, cartazes, fichas, fantoches, livros com e sem SPC, BD e jogos.
  2. 2. O que conseguimos A generalidade dos alunos partilha ideias e conhecimentos com os pares e as atividades realizadas facilitaram a relação entre os alunos com NEE e a turma. Verificou-se um progressivo domínio da escrita, nomeadamente na interpretação dos textos e evolução na oralidade; satisfatória interação com diferentes suportes de leitura; maior capacidade de concentração e manutenção da atenção nas tarefas propostas; crescente auto estima, confiança e autonomia no trabalho realizado.

×