Os Principais Climas Versao Completa

24,988 views

Published on

Published in: Technology, Travel

Os Principais Climas Versao Completa

  1. 1. Os principais climas
  2. 2. A distribuição dos diferentes climas Clima equatorial Clima Tropical Clima temperado continental Clima desértico quente Clima temperado mediterrânico Clima temperado marítimo Climas frios
  3. 3. O clima equatorial Localiza-se nas regiões equatoriais e é caracterizado por apresentar temperaturas médias mensais elevadas durante todo o ano (superiores a 20ºC) e uma reduzida amplitude térmica. A precipitação é muito abundante, não existindo meses secos. Predomina uma floresta muito densa em espécies arbóreas e herbáceas (floresta equatorial).
  4. 4. Vegetação característica das áreas equatoriais
  5. 5. O clima tropical húmido Localiza-se nas regiões intertropicais e é caracterizado por apresentar temperaturas médias mensais elevadas durante todo o ano (superior a 20ºC) e uma reduzida amplitude térmica. A precipitação é irregular, mas abundante , existindo duas estações: uma húmida e longa e outra seca e curta. Apresenta poucos meses secos. A vegetação característica é a savana .
  6. 6. Vegetação característica das áreas tropicais húmidas
  7. 7. O clima tropical seco Localiza-se nas regiões intertropicais , logo a seguir ao clima tropical húmido, e é caracterizado por apresentar temperaturas médias mensais elevadas (superiores e 20ºC) e reduzidas amplitudes térmicas. A precipitação é irregular , apresentando bastantes meses secos. Existem duas estações: uma curta estação húmida e uma longa estação seca. A vegetação característica é a savana seca , mas com plantas adaptadas à falta de água.
  8. 8. Vegetação característica das áreas tropicais secas
  9. 9. Clima desértico quente Localiza-se nas regiões tropicais e caracteriza-se por apresentar temperaturas médias mensais elevadas e amplitudes térmicas diurnas muito grandes . A precipitação é muito escassa , só tendo meses secos . A quase ausência de vegetação é uma das suas características, excepto nos oásis. Existência de plantas xerófitas.
  10. 10. Vegetação característica das regiões desérticas
  11. 11. Clima temperado mediterrâneo A sua maior área de incidência é no Hemisfério Norte e no continente europeu. É caracterizado por apresentar temperaturas médias mensais elevadas, no Verão (18ºC – 25ºC), e moderadas, no Inverno (mais de 8ºC) e amplitudes térmicas anuais moderadas. As precipitações são irregulares, concentrando-se principalmente no Outono e no Inverno, sendo o Verão seco e quente. Apresenta quatro estações bem definidas e cerca de cinco meses secos. A vegetação característica é constituída por uma cobertura arbustiva densa, por plantas aromáticas e por árvores como o pinheiro manso, a oliveira, a azinheira e o cipreste.
  12. 12. Vegetação característica das regiões temperadas mediterrânicas
  13. 13. Clima temperado marítimo Localiza-se na Europa Ocidental, no noroeste dos EUA e na Nova Zelândia/ Sudeste da Austrália. Apresenta temperaturas médias mensais suaves e uma amplitude térmica anual moderada. As precipitações são abundantes e regulares ao longo de todo o ano, ocorrendo os máximos nos meses de Outono e Inverno, não existindo meses secos. A vegetação característica é a floresta de caducifólia.
  14. 14. Vegetação característica das regiões temperadas marítimas
  15. 15. Clima temperado continental Localiza-se no interior dos continentes (factor continentalidade ) e na fachada oriental dos continentes. Apresenta temperaturas médias anuais baixas , Verões muito quentes e Invernos muito frios , pelo que a amplitude térmica anual é elevada . Os maiores quantitativos pluviométricos registam-se no Verão e neva durante o Inverno. A vegetação característica é a floresta de folha caduca e a pradaria/estepe.
  16. 16. Vegetação característica das regiões temperadas continentais
  17. 17. Climas polar e subpolar Localizam-se nas latitudes mais elevadas e são caracterizados por temperaturas médias anuais muito baixas e por uma amplitude térmica anual muito elevada . A precipitação é reduzida, ocorrendo principalmente no Verão, não existindo meses secos. A vegetação característica é a taiga e a floresta de coníferas, sendo que nas latitudes mais elevadas quase que não há vegetação (tundra).
  18. 18. Vegetação característica das regiões frias

×