Agricultura1

11,156 views

Published on

Published in: Technology, Education
2 Comments
15 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
11,156
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
92
Actions
Shares
0
Downloads
70
Comments
2
Likes
15
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Agricultura1

  1. 1. TIPOS DE ACTIVIDADES ECONÓMICAS A IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS RECURSOS ALIMENTARES A AGRICULTURA
  2. 2. A agricultura – actividade que visa retirar do solo recursos alimentares para a sobrevivência do Homem. A nível global só uma pequena percentagem das terras são férteis. A actividade agrícola é condicionada por vários factores: Factores Físicos Factores Humanos Clima Relevo Solos Sociais Tecnológicos Económicos
  3. 3. Factores Físicos O Clima – as necessidades de calor e de água variam de planta para planta. O Relevo – os solos das altitudes elevadas são pobres (devido à erosão) e difíceis de cultivar. Os climas temperados são os mais propícios à agricultura. O Homem pode superar as dificuldades geradas pelo clima através da construção de estufas. A construção de socalcos atenua as condições naturais adversas. Os Solos – se forem muito húmidos ou muito secos também não são bons para a prática da agricultura.
  4. 4. Tecnológicos – se o trabalho for feito por máquinas obtém-se uma maior produtividade e os produtos químicos tornam os solos mais férteis e aumentam o rendimento . Factores Humanos Económicos – Nas regiões com maior poder económico, investe-se mais na agricultura, tornando-a mais desenvolvida. Sociais – Nas regiões onde existem conflitos armados, as pessoas fogem, abandonando os campos e as culturas.
  5. 5. TIPOS DE AGRICULTURA Países desenvolvidos Países em desenvolvimento Tipos de países Mecanização – libertação de mão-de-obra Tracção animal – é necessário muita mão-de-obra Força de trabalho Elevado/Elevada Baixo/Baixa Rendimento/Produtividade Mercado Nacional e Internacional e Indústria Autoconsumo e Mercado local. Destino da produção Mecanização, produtos químicos, estufas, sistemas de rega… Rudimentares: enxada, arado, charrua, … Técnicas agrícolas Intensivo Extensivo Aproveitamento do solo Monocultura Policultura Variedade das culturas Latifúndio Minifúndio Dimensão da propriedade Agricultura moderna Agricultura tradicional Características
  6. 6. Problemas Nos países desenvolvidos – a mecanização dispensa o trabalho manual, provocando o desemprego. Por sua vez a utilização de produtos químicos provoca a poluição dos solos e das águas superficiais e subterrâneas. A mecanização excessiva e a monocultura intensiva provocam o esgotamento dos solos. Nos países em desenvolvimento – a agricultura tradicional não permite a subsistência dos agricultores e família e por isso abandonam os campos para viverem na cidade Uma solução – a agricultura biológica baseia-se em produtos naturais e ecológicos. Ela recorre à mecanização e ao apoio científico, não usando produtos químicos para a fertilização ou para o combate às pragas. Não é assim poluente e os alimentos biológicos são mais saudáveis, mas também são mais caros.
  7. 7. Outros tipos de agricultura Agricultura itinerante – É praticada por povos nómadas da seguinte maneira: o agricultor lança o fogo a uma clareira (depois de cortar as árvores), servindo-se das cinzas para fertilizar o solo. Faz o cultivo desse terreno durante 2 ou 3 anos (até os solos ficarem esgotados) e depois procura novos lugares onde repete todo o processo. Agricultura da Ásia das monções ou rizicultura – No sudeste asiático as monções provocam elevadas precipitações e temperaturas, favorecendo a cultura do arroz. Através de técnicas agrícolas simples e minuciosas o arroz é produzido em grandes quantidades. Agricultura de plantação – Nos países em desenvolvimento existem plantações pertencentes a empresas dos países desenvolvidos. Nesta agricultura cultiva-se produtos tropicais destinados à exportação e são utilizadas tecnologias modernas com a utilização de mão-de-obra local (mais barata).
  8. 8. Portugal Em Portugal a agricultura tem vindo a sofrer alguma modernização mas, ao mesmo tempo, está a perder importância na economia do país. Alimentos transgénicos A agricultura moderna é mais praticada no sul do país e a tradicional no norte, devido às características físicas destas regiões. O norte, mais acidentado, caracteriza-se por possuir propriedade agrícolas de pequenas dimensões. O sul mais plano, facilita a mecanização e existem propriedades rurais de maior dimensão. Actualmente existem produtos que sofrem alterações genéticas – transplante de genes de um ser vivo para outro. Ninguém sabe ao certo quais os problemas futuros destas manipulações genéticas, quer para o Homem, quer para o ambiente.
  9. 9. Socalcos - patamares construídos nas vertentes das elevações. Produtividade – relação entre a produção e o número de trabalhadores. Rendimento – relação entre a produção e a superfície. Agricultura moderna – agricultura que visa abastecer o mercado. Faz-se com máquinas e em monocultura (cultivo de uma espécie vegetal). Agricultura Tradicional – agricultura que visa a subsistência da família. Utiliza técnicas rudimentares e pratica a policultura (cultivo de várias espécies vegetais). Monções – sistemas de ventos periódicos.
  10. 10. Sistemas de cultura: Monocultura – Quando só existe uma cultura numa parcela de terreno. Policultura – Quando numa parcela de terreno coexistem várias culturas . Agricultura de sequeiro – Quando as culturas não são regadas. Agricultura de regadio – Quando as culturas são regadas. Aproveitamento da Terra: Extensiva – Ocupação descontínua da parcela que poderá estar sujeita a rotação de culturas. I ntensiva – Ocupação contínua da parcela de terra que recebe mais de uma cultura. Morfologia agrária: Latifúndio – Propriedade de grande dimensão. Minifúndio - Propriedade pequena. Campos abertos – Sem vedação. Campos fechados – Campos fechados por muros ou sebes.

×