Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Mundoislamico

937 views

Published on

  • Be the first to comment

Mundoislamico

  1. 1. Além da Europa feudal O mundo islâmico (árabes)
  2. 2. Localização...  Região do Mar Vermelho – terras férteis e favoráveis à agricultura.  Centro da península – terras desérticas onde, de quando em quando, aparece um oásis.  Árabes do litoral – eram sedentários e se dedicavam ao cultivo e comércio de seus produtos – cereais, incenso, especiarias e essências.
  3. 3. Deserto árabe      Habitado por tribos beduínas, chefiadas pelos xeques. Politeístas. Viviam em função dos Oasis; Eram pastores nômades e dedicavam-se ao comércio; Suas caravanas cruzavam o deserto com produtos a serem vendidos nos povoados; O controle dos oásis provocava frequentes guerras entre as tribos.
  4. 4. A Caaba    Os árabes possuíam um elemento religioso em comum – a Caaba, templo de forma cúbica na cidade de Meca. Lá ficavam todos os ídolos tribais, em especial a Pedra Negra, adorada por toda a população. Segundo a crença geral, essa pedra havia sido trazida pelo Anjo Gabriel e era originalmente branca, mas tornou-se negra devido aos pecados dos homens.
  5. 5. A Caaba   As constantes peregrinações dos árabes à Caaba transformaram Meca no principal entreposto comercial de toda a península. A tribo coraixita era guardiã da Caaba e controlava todas as atividades comerciais da cidade.
  6. 6. Arábia pré-islâmica (antes de Maomé)    Não havia unificação política; Século VIII – a partir da adoção do Islamismo formaram um único Estado que cresceu e formou um grande império. Maomé – nasceu em Meca (570); pertencia à família dos coraixitas (responsáveis pela Caaba e controladores do rico comércio em Meca).
  7. 7.   Maomé – foi criado pelo tio, tornou-se caravaneiro e se casou com a prima, uma rica viúva; viajou pela Síria e Palestina onde teve contato com as ideias religiosas de judeus e cristãos. Dedicou-se à meditação; dizia que tinha visões do Anjo Gabriel que lhe ordenava pregar a verdadeira religião (Islã e a obediência a Alá).
  8. 8.   Hégira (622) – A retirada para Medina ficou conhecida como “hégira”; suas pregações conquistam mais adeptos ate unir a cidade sob sua liderança. Pela importância dessa fuga para os muçulmanos, o ano 622 passou a ser o primeiro ano do calendário árabe.
  9. 9.    Os mandamentos de Maomé foram reunidos no livro Corão e na Suna (= tradição). A conquista de Meca – 630: Maomé volta liderando numerosos guerreiros e destrói os ídolos da Caaba, respeitando apenas a Pedra Negra. 632 - após sua morte, toda a Arábia estava unida religiosa e politicamente.
  10. 10. O Islamismo      Os princípios do Islamismo estão contidos no Corão – livro sagrado escrito pelos discípulos de Maomé e fundamentado nos ensinamentos do profeta: Crença em um único deus, Alá, senhor da criação; Crença nos profetas, sendo Maomé o último e mais importante; Crença na predestinação – todas as coisas que ocorrem são determinadas por Alá; Crença na imortalidade da alma e no juízo final.
  11. 11. Normas do Islamismo      Orar 5X ao dia com o rosto voltado para Meca; Peregrinar a Meca pelo menos uma vez na vida; Dar esmolas e praticar a hospitalidade para com os muçulmanos e os estrangeiros; Jejuar do nascer do dia até o pôr-do-sol (mês de Ramadã, 9º mês do ano); Combater em nome de Alá (os infiéis) por meio da Guerra Santa.
  12. 12. Outras normas  Não comer carne de porco;  Não tomar bebidas alcoólicas;  Submissão da mulher ao homem;  Permissão da poligamia e do divórcio;  Não representar Deus de nenhuma forma – esculturas, pinturas, etc.
  13. 13. O Império Muçulmano    Após a morte de Maomé, a chefia do Estado árabe ficou na mãos dos califas, chefes políticos, religiosos e militares que se diziam sucessores do profeta. Eles conduziram os árabes à Guerra Santa e, com isso, formaram um grande império. Conquistaram a Síria, o Egito, a Palestina e a Pérsia (atual Irã)
  14. 14. Cultura árabe     Ciências – discípulos dos pensadores gregos e matemáticos hindus; Introduziram na Europa Ocidental a numeração arábica, o conhecimento do zero e utilização da álgebra. Astronomia – fundaram observatórios astronômicos para observação de eclipses solares e lunares. Artes – rico e variado estilo arquitetônico: arcos, finas colunas e cúpulas que sustentavam as mesquitas e palácios

×