Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Coaching Ferramentas - Análise transacional - LFP de Freitas

561 views

Published on

Uma ferramenta extraordinária para ser utilizada em processos de Coaching

Published in: Education
  • Be the first to comment

Coaching Ferramentas - Análise transacional - LFP de Freitas

  1. 1. Análise Transacional FerramentadeCoaching
  2. 2. Análise Transacional Uma ferramenta para otimizar seus relacionamentos Nunca se falou e se buscou tantos recursos para o "autoconhecimento". O homem vem procurando, cada vez mais, conhecer a si mesmo pra alcançar o equilíbrio, a realização e o melhor desempenho em suas relações interpessoais. Nós somos os protagonistas de nossas histórias e isto é fato. Porém, também é real que somos influenciados pelo nosso meio e influenciadores do mesmo. Cada qual, em seu grau, é um possível formador de opinião em seu pequeno ou grande círculo de relacionamento. Diante desta premissa, percebemos o quão importante é a qualidade de nossas relações, a maneira como transmitimos nossas ideias e como nos comunicamos. E fazendo uma autoanálise, podemos perceber que nem sempre conseguimos transmitir nossa mensagem de forma clara e sem conflitos de entendimento. A pergunta é: "Será que o outro ouviu exatamente o que eu falei ou houve algum ruído em nossa comunicação que pudesse distorcer a mensagem?" Pois bem, a Análise Transacional, técnica psicológica sobre o pensamento o sentimento e o comportamento das pessoas, é embasada no fato de que interagimos fazendo uso de um de nossos três estados de ego: Pai, Adulto ou Criança. A questão é: a informação pode ser a mesma, mas, dependendo do estado de ego do emissor e do receptor da informação, ela pode ser distorcida e gerar conflitos desnecessários. Se nós conseguirmos detectar o estado de ego do outro, teremos mais facilidade em alterar o nível da conversa, pois poderemos aceitar o convite ou buscar uma inversão do estado de ego, buscando aquele que consideramos mais adequado para cada situação/relação. É importante ressaltar que não há estado de ego melhor ou pior, certo ou errado. Todos são saudáveis e plenamente aceitáveis. O que difere é o nível e a utilização dos mesmos. Comece a prestar atenção em suas relações, aprimore seu poder de percepção. O conhecimento sobre Análise Transacional poderá se transformar em uma inspiração autêntica e significativa no reconhecimento e no respeito pelo diferença entre Eu e o Outro.
  3. 3. Análise Transacional PC - Pai Crítico Palavras: Pare, Não, Está errado, Ridículo, Você não presta, Você não é capaz Tom de voz: Ríspido, Cortante, Imperioso Postura: Rígida, Ereta, Tensa Expressão: Cenho franzido, Bravo Gestos: Dedo em riste, Pé batendo, Mão na cintura PP - Pai Protetor Palavras: Você e capaz, Gostei, Muito bom, Você pode, Vá em frente Tom de voz: Protetor, Caloroso, Suave Postura: Protetora, Envolvente Expressão: Sorridente, Olhar de aprovação Gestos: Carinhosos A - Adulto Palavras: Por quê? Como? Convém? Quais são as variáveis? Certo, errado Tom de voz: Voz adequado à situação Postura: Adequada à situação Expressão: Alerta, Pensativo Gestos: Mão no queixo CL - Criança Livre Palavras: Uau! Oba! Ai! Ui! Hii! Quero! Não quero! Gosto! Não gosto! Tom de voz: Alto, Espontâneo Postura: Solta, Espontânea, Desinibida Expressão: Sorridente, Raivoso, Choroso Gestos: Movimentos amplos CS - Criança Submissa Palavras: Gostaria... Deveria... Posso? Desculpe, Por favor Tom de voz: Sedutor, Manipulador, Submisso Postura: Cabeça baixa, Ombros encolhidos, Tensa Expressão: Olhos baixos Gestos: Contidos, Mãos nas pernas CR - Criança Rebelde Palavras: De jeito nenhum! Não! Não quero! Não vou! Dane- se! Tom de voz: Alto, Arrogante Postura: Desafiadora, Peito estufado Expressão: Olhar arrogante, Nariz empinado Gestos: Largos, Virando as costas, Chacoalhando os ombros

×