Successfully reported this slideshow.

Cine coaching - Filme Invictus - Coach LFP de Freitas

539 views

Published on

Resumo do filme Invictus, realizado por Luis Fernando Freitas (LFP de Freitas) na visão do Universo Coaching. Trata-se de uma visão pessoal, e não deve ser entendido como uma verdade absoluta, apenas uma contribuição para aqueles que se interessarem pelo tema.

Published in: Education

Cine coaching - Filme Invictus - Coach LFP de Freitas

  1. 1. Invictus Filme Comentários–CineCoaching
  2. 2. Think Ahead Soluções e Estratégias Empresariais Ltda | Personalizado para LFP de Freitas – Business and Executive Coach – www.lfpdefreitas.com.br O filme Invictus retrata a trajetória de um dos maiores líderes da humanidade (Nelson Mandela), que soube unir uma Nação separada por questões raciais há muito tempo, movimento esse conhecido com Apartheit. Para quem não conhece sua história, pode logo perceber um verdadeiro líder que sempre trabalhou para unir e não separar as pessoas, e podemos relacionar isto aos processos de Coaching como a busca pela conexão ao invés da desconexão. Podemos aprender muito com este filme, por meio das atitudes que percebemos de Madiba (como era chamado e conhecido por seu povo). Um líder e uma pessoa preocupada em acordar cedo para cuidar de sua saúde, desenvolver uma melhor capacidade para trabalhar mais em pró de um objetivo, claramente com um coração aberto e um senso de urgência para realizar grandes coisas. Ao chegar ao poder tornando-se presidente da África do Sul, encontra um cenário composto de grandes crenças negativas da população de raça branca, mas também fortes crenças e pensamentos negativos da raça negra. Como líder, ao ouvir que muitos têm dúvida da sua capacidade, reage de forma verdadeira, aceitando suas limitações e reconhecendo que ele mesmo tem dúvida em conseguir governar o país, mudar a realidade de discriminação existente. Um detalhe muito marcante, presente em grandes líderes, e não diferente em Madiba, é que nunca usa da sua autoridade para convencer as pessoas, respeita cada um e sua grandeza, mostrando-se inclusive como um típico Leader Coach. Entre várias atitudes, demonstra conhecer o poder do perdão, deixar o passado de lado sem esquece-lo e viver o presente. Reconhece a importância em diminuir distâncias e se expõe sem medo do fracasso, pois acredita na sua atitude positiva. Mesmo após receber inúmeras vaias no início de um jogo de rugby, as ignora, e ao ser questionado sobre a bandeira do Apharteith ainda presente na sociedade, a reconhece como um direito deles, evitando qualquer mensagem negativa ou confronto.
  3. 3. Think Ahead Soluções e Estratégias Empresariais Ltda | Personalizado para LFP de Freitas – Business and Executive Coach – www.lfpdefreitas.com.br Madiba percebe que o "mindset" das pessoas precisam mudar, principalmente de seus apoiadores negros, e mantem sua visão positiva, mostrando a necessidade de respeitar todos, não agindo nunca negativamente, mesmo que isso seja a expectativa das pessoas que não o apoia. Identifica possibilidades a todo momento, tem visão positiva, sabe delegar e sabe ignorar opiniões que precisam ser ignoradas, sabe de seus deveres, e reforça que não pode sentir medo de ser líder (pois um verdadeiro líder tem foco e sente o que de fato é importante, não para ele, mas para todos). Capaz de um sacrifício pessoal por uma causa, demonstra-se leal, tem atitude de convidar as pessoas para vir até ele e age humildemente, pois sabe que um líder está ali para servir (e demonstra isso em pequenas atitudes até, como o fato de servir café ao capital do time de rugby) Reconhece ainda a importância de inspiração, de mostrar caminhos e alternativas, mas deixa a cargo do liderado a escolha (não impõe nada). Podemos ver ainda mensagens importantes tais como: • Cada um deve ser lembrado identificado por suas qualidades • É preciso estar 100% presente, vivendo o presente • O líder se envolve, entra no jogo, faz sua parte, não fica assistindo apenas, está sempre alerta para descobrir como pode ajudar • Sabe que no fundo, todos querem viver em paz, mas que as vezes desconhecem este caminho • Se questiona a todo momento como pode superar um obstáculo, independente de qual obstáculo é Uma mensagem de destaque especial é que o líder agradece o outro pelo que fez, e sente que foi o outro que fez, não ele líder, mas o outro. A si, agradece pela alma invencível, por ser o senhor do seu destino, o capitão da sua alma!

×