Slides!!

201 views

Published on

Material referente a conceituação de termos relacionados as tecnologias de informação, no âmbito educacional.

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
201
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
3
Actions
Shares
0
Downloads
3
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Slides!!

  1. 1. RECURSOS EDUCATIVOS ON-LINE Curso: Pós Graduação em Metodologia do Ensino Superior Disciplina: Novas Tecnologias na Educação Docente: Sérgio Alves Discente: Leslee Andreia Ragonha Iaruchwski
  2. 2. AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM – AVA São sistemas computacionais que disponibilizam cursos acessíveis via Internet. Podem disponibilizar comunicação síncrona, assíncrona ou ambas no relacionamento aluno/professor e alunos/alunos. Pode ser utilizado para EAD ou como recurso complementar do ensino presencial.
  3. 3. APRENDIZAGEM HÍBRIDA (B-LEARNING)  Aprendizagem híbrida ou formação mista (em tradução livre), que faz um somatório de: Autoaprendizagem; Aprendizagem colaborativa online; Aprendizagem em ambiente presencial. A rigor, pode-se considerar ainda como formação mista aquela que combine método de ensino presencial e a distância.
  4. 4. CIBERCULTURA O termo não possui uma definição categórica, mas, aponta o conjunto (dinâmico) de valores, comportamentos, crenças, compartilhados entre internautas que se relacionam no “Ciberespaço”. Geram reflexos na sociedade, em especial a relação de tempo, espaço, multiplicidade de fontes e condutas de interação.
  5. 5. CONSTRUCIONISMO  Foco no objetivo/finalidade da informação/conhecimento, no que é significativo para cada aluno quando está “construindo” ou criando, usando hardware e software como ferramentas. A aplicabilidade das informações/conhecimentos pelo aluno se dará em curto prazo.
  6. 6. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - EAD 1º Ser socialmente inclusivo “levando” a educação a todos;  2º Ser didaticamente transformador adjacente ao emprego das TICs na educação;  3º Adequar-se às características de uma sociedade ultradinânica em que há escassez de tempo e grande necessidade de mobilidade.  Basicamente a EAD é ofertada para: Suprimir a distância geográfica entre os “atores” do processo educacional e suprir a ausência de escolas ou centros de formação. 
  7. 7. INSTRUCIONISMO  Foco na retenção/acúmulo da informação/conhecimento, no que é significativo para que o professor instrua e assim atenda ao currículo usando hardware e software como ferramentas. A aplicabilidade das informações/conhecimentos pelo aluno se dará em longo prazo.
  8. 8. REFERÊNCIA  Alves, Sérgio. Dicionário de tecnologia educacional : terminologia básica apoiada por micromapas. São Paulo: PerSe, 2011.

×