Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Teoria das janelas quebradas - Pragmatic Programmer

14,895 views

Published on

Teoria janelas quebradas - Pragmatic Programmer

Published in: Technology
  • Be the first to comment

Teoria das janelas quebradas - Pragmatic Programmer

  1. 1. TEORIA DA JANELA QUEBRADA lEONARDO aMARILHO github.com/leopoa
  2. 2. A origem James Q. Wilson e George L. Kelling escreveram um artigo na década de 1980 entitulado “Broken Windows”. Eles defendiam que uma estratégia de êxito para prevenir o vandalismo seria resolver os problemas quando eles são pequenos. “Repare as janelas quebradas rapidamente e será possível ver como os vândalos terão menos probabilidade de estragar mais”.
  3. 3. livro The pragmatic programmer No livro ao lado, os autores fazem uma relação da origem da teoria com o que acontece com o desenvolvimento de software, ao longo do tempo
  4. 4. Importância Refatorar (arrumar as janelas) é manutenção preventiva, evita o acumulo de débitos técnicos
  5. 5. Débitos técnicos crescem rapidamente se não tratados E vão DEGRADANDO O DESIGN, O CÓDIGO E A ARQUITETURA DO SISTEMA
  6. 6. Código legado Visualizar esses problemas, nos Passa a impressão de abandono e completo desinteresse pelo sistema
  7. 7. Resultando No final, o programador estará fazendo mínimo necessário para resolver o problema
  8. 8. Conclusão a idéia é que um código permanentemente bem escrito, é mais fácil de ser mantido assim. Em contra partida, um código cheio de gambiarras é um convite para outras novas.
  9. 9. Remova as janelas quebradas Busque estratégias para lhe ajudar: - crie testes para começar a refatorar - elimine códigos duplicados e grandes - utilize e ensine as melhores práticas
  10. 10. Antes tarde do que nunca Importante é começar, pode parecer simples ou ineficaz diante do cenário catastrófico, mas essa atitude pode ser ponto de partida que faltava!
  11. 11. Lembre-se: cuidado com código Os programadores estão constantemente em “modo de manutenção”, sendo apenas os 10 primeiros minutos de código são originais, quando você os “cria” pela primeira vez, depois disso é só refactoring - “Pragmatic Programmer”
  12. 12. Crie bons hábitos ● conserte as janelas quebradas o mais rápido ● deixe o código melhor do que você encontrou ● Não produza débito técnico!
  13. 13. lEONARDO aMARILHO github.com/leopoa

×