Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Barreiras ao processo de comunicação

21,955 views

Published on

  • Be the first to comment

Barreiras ao processo de comunicação

  1. 1. Barreiras ao Processo de Comunicação
  2. 2. Comunicação Para que o processo de comunicação funcione, são necessários alguns elementos, e, têm havido várias tentativas para a construção de modelos em que esses aparecem agrupados de formas diferentes. Aristóteles na sua Retórica dizia que para a comunicação são necessários três elementos : quem fala, o discurso e a audiência. No dia-a-dia são inúmeras as vezes que, embora nos tenhamos expressado claramente, usando o código adequado, não conseguimos estabelecer comunicação real e efectiva.
  3. 3. Comunicação E isto porquê?  Porque existem factores pessoais, psicológicos que facilitam e /ou dificultam a comunicação. Na distorcida sociedade em que vivemos, situamo-nos em regra dentro de grupos (famílias, empresas, comunidades, clubes,..).Esses grupos geram tensões emocionais: simpatia ou antipatia pelo orador, pelo assunto, dúvidas, ansiedades, suspeitas, invejas,..Essas tensões, favoráveis ou desfavoráveis, facilitam ou dificultam a comunicação. Essas tensões transformam-se em factores favoráveis à comunicação ou em barreiras inultrapassáveis à comunicação.
  4. 4. Barreiras ao processo de comunicação Não é segredo para ninguém que os factores de índole pessoal assumem importância excepcional na comunicação oral. Há pessoas com mais facilidade que outras em expor as suas ideias, a defendê-las ou em as fazer aceitar. A aparência pessoal, postura e o movimento corporal, o contacto visual, a expressão facial, a voz, são factores de índole pessoal do orador que facilitarão, ou dificultarão a recepção e aceitação da mensagem por parte dos receptores.
  5. 5. Barreiras ao processo de comunicação Por outro lado, temos a considerar também factores de ordem psicológica que afectam a comunicação : educação, cultura, crenças, normas sociais (a sociedade é geradora de preconceitos e impulsiona os indivíduos para aceitarem só o que a maioria aceita),dogmas religiosos (a religião é ,por norma, um factor impeditivo de confronto de ideias) ,a deformação profissional (cada profissão cria o seu código e a sua interpretação do universo que a rodeia),o medo ( um estado psicológico permanente nas sociedades modernas).
  6. 6. Aspectos fundamentais a seremobservados na comunicação Cuidados com a voz: a Cuidados com a voz: a voz é o veículo da linguagem falada e portanto deve merecer especial atenção por parte do emissor da comunicação; Usar vocabulário adequado (comunicar não é falar palavras difíceis); Respeitar a correcta pronúncia das palavras; Dosar a intensidade da voz;
  7. 7. Aspectos fundamentais a seremobservados na comunicação Evitar erros de concordância verbal; Evitar erros gramaticais; Evitar vícios de linguagem; Diminuir o número de gírias; Observar postura corporal;
  8. 8. Aspectos fundamentais a seremobservados na comunicação Atentar para a gesticulação como forma de complementação da linguagem falada; Comunicar não é falar muito, mas sim, falar na ocasião oportuna de maneira clara e precisa; Comunicar não é só falar continuamente, mas também ouvir o que os outros têm a dizer.
  9. 9. Saber ouvir . . . Demonstre interesse; Mantenha contacto visual; Esteja consciente de sua linguagem corporal; Participe oportunamente da conversa; Explore a força do silêncio.
  10. 10. Princípio da Comunicação“Ouvir é ouro , falar é prata - porque ao ouvirpodemos aprender ou perceber algo novo,enquanto que o ato de falar limita - nos aoprocessamento de ideias já formadas.” David Kolb

×