Advertisement

More Related Content

Slideshows for you(19)

Similar to As Redes Sociais E A ComunicaçãO Organizacional A UtilizaçãO De MíDias Digitais Em Ambientes Corporativos.(20)

Advertisement

As Redes Sociais E A ComunicaçãO Organizacional A UtilizaçãO De MíDias Digitais Em Ambientes Corporativos.

  1. 1. CONTEXTUALIZAÇÃO 1.1 Mapa Mental de Alex Primo
  2. 1. CONTEXTUALIZAÇÃO 1.3 Tecnologias da Informação Chamam-se de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) as tecnologias e métodos para comunicar surgidas no contexto da Revolução Informacional, "Revolução Telemática" ou Terceira Revolução Industrial, desenvolvidas gradativamente desde a segunda metade da década de 1970 e, principalmente, nos anos 1990. A maioria delas se caracteriza por agilizar, horizontalizar e tornar menos palpável (fisicamente manipulável) o conteúdo da comunicação, por meio da digitalização e da comunicação em redes (mediada ou não por computadores) para a captação, transmissão e distribuição das informações (texto, imagem estática, vídeo e som).
  3. 1. CONTEXTUALIZAÇÃO 1.4 Comunicação em Rede Considera-se que o advento destas modernas tecnologias possibilitou o surgimento da "sociedade da informação ". Alguns estudiosos já falam de sociedade do conhecimento para destacar o valor do capital humano na sociedade estruturada em redes telemáticas. A Comunicação em rede refere-se a transferência eletrônica de informações, comunicação mediada por um computador ou periférico. A Internet é um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados que permite o acesso a informações e todo tipo de transferência de dados. Ela carrega uma ampla variedade de recursos e serviços, incluindo os documentos interligados por meio de hiperligações da World Wide Web, e a infraestrutura para suportar correio eletrônico e serviços como comunicação instantânea e compartilhamento de arquivos.
  4. 1. CONTEXTUALIZAÇÃO 1.5 Redes Sociais Rede Social é uma das formas de representação dos relacionamentos afetivos ou profissionais dos seres entre si ou entre seus agrupamentos de interesses mútuos. Segundo Fritjof Capra, "redes sociais são redes de comunicação que envolvem a linguagem simbólica, os limites culturais e as relações de poder " . Essas redes sociais estão hoje instaladas principalmente na Internet devido ao fato desta possibilitar uma aceleração e ampla maneira das idéias serem divulgadas e da absorção de novos elementos em busca de algo em comum .
  5. 1. CONTEXTUALIZAÇÃO 1.6 Trabalho Colaborativo e Cibercultura O surgimento de modernas tecnologias tem facilitado a informação circular livremente, emitida de pontos diversos , sendo encaminhada de maneira não linear a uma infinidade de outros pontos, que também são emissores de informação. O importante nesses fluxos é a realimentação do sistema : retorno, consideração e legitimidade das fontes são essenciais para a participação colaborativa e até mesmo para avaliação de resultados e pesquisas. Conceitos : usabilidade, interatividade, convergência, ubiqüidade, imediatismo, produção colaborativa e redes sociais.
  6. 1. CONTEXTUALIZAÇÃO 1.7 Redes Sociais
  7. 1. CONTEXTUALIZAÇÃO 1.8 Comunicação Organizacional e Novos Paradigmas Surgem às organizações novas opções de comunicação estratégica com seus públicos, sejam eles colaboradores internos, clientes corporativos, consumidores, sócios, fornecedores e/ou parceiros.
  8. 1. CONTEXTUALIZAÇÃO 1. 9 Questão norteadora As organizações estão preparadas para o atual cenário competitivo definido pelos paradigmas digitais?
  9. 4. OBJETIVOS 1.4.1 Objetivo Geral Desenvolver um estudo teórico-prático que possibilite identificar ações estratégias de comunicação que utilizam TIC e se as organizações estão preparadas para o atual cenário competitivo.
  10. 6 REVISÃO DE LITERATURA Manuel Castells (1999), na obra Sociedade em rede - A Era da Informação: Economia, Sociedade e Cultura mapeia um cenário mediado pelas tecnologias da informação e da comunicação e como estas interferem nas estruturas sociais em uma Sociedade em Rede com suas linguagens hipermidiáticas e sua “ cultura da virtualidade real ” em que não há separação entre “realidade” e representação simbólica.
  11. 6 REVISÃO DE LITERATURA Neste trabalho, Lèvy disserta sobre a virtualização enquanto um momento de mutação do processo de hominização e auto-criação da espécie humana à luz da relação entre a comunicação virtual e as características da sociedade contemporânea. A reflexão centra-se numa tripla abordagem: filosófica (o conceito de virtual e o movimento da virtualização), antropológica (o processo de hominização que nasce com a virtualização) e sociopolítica (a mutação contemporânea que nos torna atores de uma realidade acelerada).
  12. 6 REVISÃO DE LITERATURA Gaudêncio Torquato do Rego (2002), em seu livro Tratado de comunicação: organizacional e política apresenta diversos no campo da comunicação e marketing em organizações que será indispensável para o levantamento da base teórica.
  13. 6 REVISÃO DE LITERATURA Em Criação do conhecimento na empresa, NONAKA e TAKEUSHI (2000) traz uma série conceitos de gestão da informação e do conhecimento no ambiente organizacional que irão discorrer sobre a utilização das TIC para a melhoria da qualidade dos processos de trabalho e comunicativos dissertando sobre o conhecimento tácito e explícito .
  14. 6 REVISÃO DE LITERATURA REZENDE, D. A. e ABREU, A. F. (2000), na publicação relata sobre conceitos, metodologias e modelos aplicados a sistemas de informação nos níveis operacional, gerencial e estratégico que  contribuem com as organizações nas atividades de concepção, desenvolvimento e implantação de projetos de sistemas, gestão de informação. Descreve principalmente como as informações e os conhecimentos podem contribuir nos processos decisórios dos gestores e clientes, que, para realizar suas atividades, utilizam as emergentes tecnologias disponíveis no mercado, tais como, softwares, Banco de Dados, Inteligência Artificial, Sistemas de Telecomunicação, Internet e outras .
  15. 6 REVISÃO DE LITERATURA João José Curvello (2002) aborda, no seu trabalho Comunicação interna e cultura organizacional, a comunicação organizacional vital para, aliada às políticas de administração de recursos humanos, aproximar e integrar os públicos aos princípios e objetivos centrais da organização. E que pela ótica da comunicação podemos conhecer e compreender a cultura organizacional, além de captar a lógica das relações internas, suas contradições, suas mediações, para melhor compreender os estágios administrativos, os sucessos e fracassos organizacionais e as facilidades ou dificuldades impostas às mudanças organizacionais .
  16. 6 REVISÃO DE LITERATURA Outro autor que trabalhará também sobre as inovações tecnológicas é Mañas, A. V. (2004) em Gestão da tecnologia e da inovação. A proposta desta publicação envolve as discussões referentes ao trabalho e à tecnologia , bem os impactos das mudanças na carreira profissional. São abordados os conceitos e as evoluções com uma visão filosófica, etimológica, epistemológica e histórica dos termos trabalho, tecnologia, emprego e desemprego; os diversos modelos de processos de mudanças que influenciam o mundo do trabalho; comparações significativas entre o emprego e as inovações tecnológicas no pensamento econômico; e finalmente a globalização tecnológica e a exclusão digital no mundo do trabalho.
  17. 6 REVISÃO DE LITERATURA X X Finalização do TCC X X X X Análise das informações coletadas X X X X Desenvolvimento da pesquisa quali X Elaboração do instrumento de pesquisa X X Desenvolvimento da Fundamentação teórica X X X Desenvolvimento do Projeto de Pesquisa – contextualização X X X X X Leitura do material X X X X X Identificação e seleção da literatura, textos, obras X X X Definição do tema     Janeiro Dezembr Novembr Outubro   Etapas do Projeto
  18. 6 EXPECTATIVAS EM RELACAO AO DESENVOLVIMENTO DO TCC I dentificar ações estratégias de comunicação que utilizam TIC e se as organizações estão preparadas para o atual cenário competitivo.
  19. 7 REFERÊNCIAS ABREU, A. F.; ABREU, P. F. Gestão da tecnologia e da inovação . São Paulo: Atlas, 2004. CARDOSO, Cláudio (org.) Comunicação organizacional: novas tecnologias, novas perspectivas. Salvador: UniBahia Editora, 2002. CURVELLO, João José. Comunicação interna e cultura organizacional . São Paulo: Scortecci, 2002. CASTELLS, Manuel. A Era da Informação: Economia, Sociedade e Cultura. A Sociedade em Rede. Vol. 1. 5ª. ed. São Paulo: Paz e Terra 1999. SANTOS, Michella Renan dos. Comunicação Organizacional e Tecnología da Informação : A inevitável interação entre duas áreas estratégicas. Universidade de São Paulo. Escola de Comunicação e Artes. Departamento de Relações Públicas, Turismo e Publicidade. Curso de Pós-Graduação Lato-Sensu de Especialização em Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas. São Paulo, 2006. NONAKA, I.; TAKEUSHI, H. Criação do conhecimento na empresa . Rio de Janeiro: Elsevier, 1997. REZENDE, D. A.; ABREU, A. F. Tecnologia da informação aplicada a sistemas de informações empresariais . São Paulo: Atlas, 2000. REIS, D. R. Gestão da inovação tecnológica . Barueri: Monole, 2004. TORQUATO, Gaudêncio. Tratado de comunicação : organizacional e política. São Paulo: Thomson Pioneira 2002. ISBN: 85-221-0272-4. 302 páginas. Contato: leo _redondo@ msn .com (11) 6661-6345
Advertisement