Atividades eeefn do rosário

501 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
501
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
108
Actions
Shares
0
Downloads
2
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Atividades eeefn do rosário

  1. 1. E.E.E.F N.S DO ROSÁRIO Projeto:
  2. 2. Como tudo começou....
  3. 3.  “Aspectos do desenvolvimento afetivo, dos valores e atitudes também merecem atenção ao se estruturar a área de Ciências Naturais , que deve ser concebida como oportunidade de encontro entre o aluno , o professor e o mundo. ”(p.27)
  4. 4. Questionamentos sobre o tema gerador , resgatando os conhecimentos prévios.  “Se a intenção é que os alunos se apropriem do conhecimento cientifico e se desenvolvam uma autonomia no pensar e no agir , é importante conceber a relação de ensino e aprendizagem como uma relação entre sujeitos , em que cada um, a seu modo e com determinado papel, está envolvido na construção de uma compreensão dos fenômenos naturais e sua transformações , na formação de valores e atitudes”(p.28)
  5. 5.  “São seres vivos como nós, nascem,crescem reproduzem e morrem” “Elas morrem igual a gente” “Precisam da luz solar”. “Tem raiz, caule, folhas, frutos.” Elas precisam de um lugar adequado” “E precisam de um animal muito bom, que é a minhoca.” Produção de texto individual e interpretação do filme.
  6. 6.  Objetivo: Promover situações em que a criança possa apropriar-se da Ciência através do fazer/experimentar/pesquisar/refletir e registrar.
  7. 7. Planta de Thierry eFernanda Thierry
  8. 8. As plantas do 3º ano No dia dois de outubro a aula de ciências foi muito boa, com asprofessoras Fabíola e Laura.Elas explicaram sobre as plantas. Depois as professoras convidaram os alunos para uma experiênciacientifica sobre as plantas. Elas nos entregaram copinhos, algodão e água,plantamos o feijão e levamos para casa para fazer a observação docrescimento da semente. Em casa, colocamos mais água, levamos para o ar livre para receber aluz solar, e na observação vimos primeiro as raízes, depois o caule efinalmente as folhas. Essa experiência durou sete dias onde as plantinhasnasceram e se reproduziram. Texto coletivo produzido após a observação do crescimento da semente de feijão.
  9. 9.  Valorizar o trabalho em grupo, sendo capaz de ação crítica e cooperativa para a construção do conhecimento” (p.31).
  10. 10.  Pesquisa para casa, sobre os tipos de plantas. Socialização da pesquisa. De acordo com os Pcns, “o professor deve convidar os alunos a expor suas ideias para explicar determinado fenômeno e confrontá-los com outras explicações , eles podem perceber os limites de seus modelos e a necessidade e a necessidade de novas informações; estarão em movimento de ressignificação”.(p.28)
  11. 11.  “Saber combinar leituras, observações, experimentações, experimentações, registros, etc., para coleta de dados, organização, comunicação e discussão de fatos e informações”(p.31)
  12. 12. E.E.E.F. NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO CAMPINA GRANDE____/_____/_____ DISCIPLINA: Ciências Naturais Professora: Francimar Bolsistas: Elaine, Fabíola, Janaína, Laura, Mairla, Patrícia e Tatyane.TURMA:__________ TURNO:_________ ALUNO(A)______________________________________________ENTREVISTANome do entrevistado:____________________________________________________Grau de parentesco:_____________________________________________________1)JÁ FEZ OU FAZ O USO DE ALGUMA PLANTA MEDICINAL? ( )SIM ( )NÃO2) VOCÊ CONHECE ALGUMA PLANTA MEDICINAL? QUAL/IS? FALE SOBRE OS SEUS BENEFÍCIOS.3)EXISTE PLANTA QUE VOCÊ FEZ O USO E NÃO TEVE UM EFEITO DESEJADO?4) QUAL(IS)AS RECEITAS, FEITAS POR VOCÊ QUE FOI UTILIZADO ALGUMA PLANTA MEDICINAL?
  13. 13.  Visita ao Motiva Ambiental-Visita a Horta Orgânica e Farmácia viva Objetivo : Ampliar conhecimentos acerca da variedade de plantas existentes.

×