Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Os recursos expressivos ou as figuras de estilo

38,241 views

Published on

  • Be the first to comment

Os recursos expressivos ou as figuras de estilo

  1. 1. Os recursos expressivos ou as figuras de estiloMadalena FernandesESPAN 2012-13
  2. 2. A adjetivaçãoConsiste na utilização de um ou maisadjetivos, de forma a tornar o textomais expressivo.Ex:«As ondas do mar eram leves, brancase espumosas.»
  3. 3. A aliteraçãoÉ a repetição intencional dos mesmossons consonânticos em sílabas damesma palavra ou em várias palavrasseguidas.Ex.:" Brandas, as brisas brincam nasflâmulas…” de Fernando Pessoa
  4. 4. A antíteseAproximação de termoscontrários para os realçar.Ex:«Amor é fogo que arde sem sever», de Camões.
  5. 5. A comparaçãoConsiste na relação de semelhança entre duas ideias oucoisas, através de uma palavra ou expressãocomparativa ou de verbos a ela equivalentes(parecer, lembrar, assemelhar-se, sugerir).Ex:“O génio é humilde como a natureza.” (M. Torga)“A rua *…+ parece um formigueiro agitado.” (ÉricoVeríssimo)“Eu toco a solidão como uma pedra.” (Sophia de MelloBreyner Andresen)
  6. 6. A enumeraçãoConsiste na utilização de palavras da mesmacategoria gramatical de forma sucessiva, paraespecificar ou exemplificar algo.Ex:«A Joana tinha uma arca cheia de coisas belase preciosas:colares, pulseiras, brincos, medalhas…»
  7. 7. A hipérboleÉ o emprego de termosexagerados, para realçar umarealidade, um sentimento, umaideia.Ex.:«Ele delirou com o concerto.»
  8. 8. A metáforaÉ um processo de identificação queresulta de uma comparaçãoabreviada, pois é omitida a palavraou expressão comparativa(como, parece-se com, assemelha-sea…).Ex.:“E todo o mundo é um grande livroaberto. Que em ignorada língua mesorri.”de Fernando Pessoa
  9. 9. A onomatopeiaÉ um recurso expressivo que consiste naimitação de sons da realidade.Ex:Miau! Miau!; Pum! Pum!; Truz, truz! Truz!
  10. 10. A personificaçãoé um recurso expressivo que consiste na atribuição decaracterísticas humanas a um animal irracional ou aum ser inanimado. Basta um destes seres ser dotadode fala para se encontrar personificado.Ex: «A raposa disse ao corvo que havia uma nova leientre os animais do bosque.»“Havia na minha rua/Uma árvore triste.” (Saúl Dias)“Também, choram *as ondas+ todo o dia, /Também seestão a queixar. /Também, á luz das estrelas, / toda anoite a suspirar!” (Antero de Quental)
  11. 11. A repetição expressivaé um recurso que serve para dar relevo auma ideia e/ou para produzir umdeterminado efeito sonoro. É a repetiçãode uma palavra ou expressão, para tornaro texto mais expressivo.Ex:As ondas subiam, subiam, subiam…
  12. 12. Exercício

×