Os recursos expressivos ou as figuras de estilo

31,673 views

Published on

0 Comments
16 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
31,673
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
430
Actions
Shares
0
Downloads
284
Comments
0
Likes
16
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Os recursos expressivos ou as figuras de estilo

  1. 1. Os recursos expressivos ou as figuras de estiloMadalena FernandesESPAN 2012-13
  2. 2. A adjetivaçãoConsiste na utilização de um ou maisadjetivos, de forma a tornar o textomais expressivo.Ex:«As ondas do mar eram leves, brancase espumosas.»
  3. 3. A aliteraçãoÉ a repetição intencional dos mesmossons consonânticos em sílabas damesma palavra ou em várias palavrasseguidas.Ex.:" Brandas, as brisas brincam nasflâmulas…” de Fernando Pessoa
  4. 4. A antíteseAproximação de termoscontrários para os realçar.Ex:«Amor é fogo que arde sem sever», de Camões.
  5. 5. A comparaçãoConsiste na relação de semelhança entre duas ideias oucoisas, através de uma palavra ou expressãocomparativa ou de verbos a ela equivalentes(parecer, lembrar, assemelhar-se, sugerir).Ex:“O génio é humilde como a natureza.” (M. Torga)“A rua *…+ parece um formigueiro agitado.” (ÉricoVeríssimo)“Eu toco a solidão como uma pedra.” (Sophia de MelloBreyner Andresen)
  6. 6. A enumeraçãoConsiste na utilização de palavras da mesmacategoria gramatical de forma sucessiva, paraespecificar ou exemplificar algo.Ex:«A Joana tinha uma arca cheia de coisas belase preciosas:colares, pulseiras, brincos, medalhas…»
  7. 7. A hipérboleÉ o emprego de termosexagerados, para realçar umarealidade, um sentimento, umaideia.Ex.:«Ele delirou com o concerto.»
  8. 8. A metáforaÉ um processo de identificação queresulta de uma comparaçãoabreviada, pois é omitida a palavraou expressão comparativa(como, parece-se com, assemelha-sea…).Ex.:“E todo o mundo é um grande livroaberto. Que em ignorada língua mesorri.”de Fernando Pessoa
  9. 9. A onomatopeiaÉ um recurso expressivo que consiste naimitação de sons da realidade.Ex:Miau! Miau!; Pum! Pum!; Truz, truz! Truz!
  10. 10. A personificaçãoé um recurso expressivo que consiste na atribuição decaracterísticas humanas a um animal irracional ou aum ser inanimado. Basta um destes seres ser dotadode fala para se encontrar personificado.Ex: «A raposa disse ao corvo que havia uma nova leientre os animais do bosque.»“Havia na minha rua/Uma árvore triste.” (Saúl Dias)“Também, choram *as ondas+ todo o dia, /Também seestão a queixar. /Também, á luz das estrelas, / toda anoite a suspirar!” (Antero de Quental)
  11. 11. A repetição expressivaé um recurso que serve para dar relevo auma ideia e/ou para produzir umdeterminado efeito sonoro. É a repetiçãode uma palavra ou expressão, para tornaro texto mais expressivo.Ex:As ondas subiam, subiam, subiam…
  12. 12. Exercício

×