A classe dos advérbios

14,728 views

Published on

1 Comment
7 Likes
Statistics
Notes
  • Em que contexto os advérbios nunca, jamais, sempre podem ser de negação, se na revisão das TLEBS está que o não é o único advérbio de negação?
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here
No Downloads
Views
Total views
14,728
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
219
Actions
Shares
0
Downloads
310
Comments
1
Likes
7
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

A classe dos advérbios

  1. 1. Madalena Fernandes, E.E.B.2,3 Prof. Galopim de Carvalho
  2. 2. Os advérbios são palavras invariáveis que modificam ou intensificam o sentido de um verbo, de um adjetivo ou de outro advérbio.
  3. 3. ADVÉRBIOS  Esta criança come lindamente. O cavalo é um animal muito veloz. Esta aluna porta-se muito bem!...
  4. 4.  Os advérbios são invariáveis, isto é, têm sempre a mesma forma. Podem encontrar-se no início, no meio ou no fim da frase.Repara:• Inesperadamente, o polícia apareceu.• O polícia apareceu inesperadamente.• O polícia, inesperadamente, apareceu.
  5. 5. SUBCLASSES DE ADVÉRBIOS  De predicado De frase Advérbio conectivo De quantidade e grau De afirmação De negação Advérbio Interrogativo De inclusão e exclusão
  6. 6. Advérbios de predicado  Surge no interior do grupo verbal (enquanto complemento oblíquo ou modificador).Os advérbios de predicado podem ter diferentes valor: Valor temporal, Valor espacial Valor modal.
  7. 7. Com valor locativo (de lugar)  Longe Ali Lá CáAqui Perto
  8. 8. Com valor temporalontem  hoje amanhãantes depois agora
  9. 9. Com valor modal  devagar CANTAR mal alegremente
  10. 10. Advérbios conectivos  Estabelecem uma relação entre orações, frases ou segmentos da frase. Não aparecem em frases interrogativas e negativas.Exemplo:Primeiro, o Tiago chegou.Seguidamente, veio a Ana.Depois, foram divertir-se.
  11. 11. Advérbios de negação  não nunca* jamais* LUTAROs advérbios “nunca” e “jamais” tanto podem ser de tempo como de negação,consoante o contexto.
  12. 12. Advérbios de afirmação  certamentesim decerto RIR-SE
  13. 13. Advérbios de quantidade e grau  bastante ESTUDAR pouco nada
  14. 14. Advérbio de inclusão e exclusão  Advérbio de inclusão  Advérbio de exclusão Ainda  Apenas Até  Exclusivamente Inclusivamente  Salvo Mesmo  Senão Também  Somente  Só  Unicamente
  15. 15. Advérbios interrogativos  quando Porquê onde ? como aonde donde
  16. 16. LOCUÇÕES ADVERBIAIS  Os advérbios são, por vezes, substituídos por locuções adverbiais. ALGUMAS LOCUÇÕES ADVERBIAIS ALGUMASA Advérbios de predicado locativo espacial modal De afirmação De negaçãoÀ direita, ao À tarde, de À pressa, de Com certeza, De modolado, em dia, em pé, à de facto, na nenhum,baixo, por breve,… vontade,… verdade, sem nuncaaqui, … dúvida,… mais,…
  17. 17. EXERCÍCIO  deAdvérbio / locução ADVÉRBIOS DE PREDICADO quantidade ou de afirmação de negação adverbial intensidade de quantidade de de de ou de afirmação de negação lugar tempo modo intensidadeJátãoAíÀ noitecuidadosamenteNunca maisrealmente
  18. 18.  de Advérbio / locução adverbial quantidade de de de ou de afirmação de negação lugar tempo modo intensidadeJá ×tão ×Aí ×À noite ×cuidadosamente ×Nunca mais x ×realmente ×
  19. 19. Dúvidas?

×