Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
PODAS
Biólogo Leandro Machado de Moura
email: lammoura@uol.com.br
TIPOS DE PODA
A poda depende da espécie e do efeito que se quer obter, assim não
existem regras rígidas para a execução da...
TIPOS DE PODA
TIPOS DE PODA - RAIZ
TIPOS DE PODA - FOLHAS
TIPOS DE PODA - GRAMA
TIPOS DE PODA – GALHOS E RAMOS
TIPOS DE PODA – GALHOS E RAMOS
TIPOS DE PODA – GALHOS E RAMOS
TIPOS DE PODA – GALHOS E RAMOS
TIPOS DE PODA – PLANTAS PEQUENAS OU EM FASE DE CRECIMENTO
Poda de ramos laterais e galhos/folhas secas
TIPOS DE PODA – PLANTAS PEQUENAS OU EM FASE DE CRECIMENTO
Gema Apical: estabilizar crescimento
vertical (altura)
Gema Axia...
TIPOS DE PODA
CUIDADOS
CICATRIZAÇÃO DO CORTE: evitar a proliferação de fungos e microorganismos
que podem prejudicar a planta.
Estancar ...
Faça variação do local da poda: podas sucessivas realizadas nos mesmos
pontos dos galhos resultam em “envassouramento”, ou...
• A poda de árvores, localizadas dentro ou
fora de sua propriedade, só deve ser
realizada mediante autorização do
Departam...
ÉPOCAS E PERÍODOS IDEIAIS PARA PODA
ÉPOCAS E PERÍODOS IDEIAIS PARA PODA
ÉPOCAS E PERÍODOS IDEIAIS PARA PODA
Sempre tenha certeza das fases da planta que deseja podar.
- Frutíferas: após a frutif...
FIM
OBRIGADO!
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Técnicas de Poda

Material de apoio utilizado em aula ministrada no Centro de Formação Profissional e Educação Ambiental - CEFOPEA, da ONG Reciclázaro, São Paulo, SP, para o curso de capacitação em Jardinagem e Meio Ambiente.

  • Login to see the comments

Técnicas de Poda

  1. 1. PODAS Biólogo Leandro Machado de Moura email: lammoura@uol.com.br
  2. 2. TIPOS DE PODA A poda depende da espécie e do efeito que se quer obter, assim não existem regras rígidas para a execução da poda, pois cada caso é diferente do outro, porém há alguns fundamentos básicos que devem ser respeitados: • Poda de formação: conferir uma forma adequada à árvore durante seu desenvolvimento; • Poda de limpeza: eliminar ramos doentes, praguejados ou danificados; • Poda de emergência: retirar galhos que colocam em risco a segurança das pessoas; • Poda de adequação: adequar o desenvolvimento da árvore ao espaços, edificações ou equipamentos urbanos.
  3. 3. TIPOS DE PODA
  4. 4. TIPOS DE PODA - RAIZ
  5. 5. TIPOS DE PODA - FOLHAS
  6. 6. TIPOS DE PODA - GRAMA
  7. 7. TIPOS DE PODA – GALHOS E RAMOS
  8. 8. TIPOS DE PODA – GALHOS E RAMOS
  9. 9. TIPOS DE PODA – GALHOS E RAMOS
  10. 10. TIPOS DE PODA – GALHOS E RAMOS
  11. 11. TIPOS DE PODA – PLANTAS PEQUENAS OU EM FASE DE CRECIMENTO Poda de ramos laterais e galhos/folhas secas
  12. 12. TIPOS DE PODA – PLANTAS PEQUENAS OU EM FASE DE CRECIMENTO Gema Apical: estabilizar crescimento vertical (altura) Gema Axial ou Lateral: estabilizar o crescimento horizontal (lateral) Caule: sempre nos entrenós ou colar (o mais próximo possível) Folhas: sempre na bainha
  13. 13. TIPOS DE PODA
  14. 14. CUIDADOS CICATRIZAÇÃO DO CORTE: evitar a proliferação de fungos e microorganismos que podem prejudicar a planta. Estancar o corte: protudos próprios de casa de jardinagem -Hidroasfalto é uma emulsão a base de água, utilizada largamente na construção civil para impermeabilização de lajes, vigas de concreto entre outras coisas. -- Calda Bordalesa: mistura de cal, sulfato de cobre e água.
  15. 15. Faça variação do local da poda: podas sucessivas realizadas nos mesmos pontos dos galhos resultam em “envassouramento”, ou seja, vários galhos saindo do mesmo local de um galho, podendo resultar em um fluxo de seiva insuficiente e enfraquecimento dos ramos. CUIDADOS
  16. 16. • A poda de árvores, localizadas dentro ou fora de sua propriedade, só deve ser realizada mediante autorização do Departamento ou Secretaria responsável da Prefeitura local. • Galhos que atrapalhem a fiação elétrica, pode-se entrar em contato direto com Companhia de Energia de sua região. • Árvores ou galhos que apresentem risco eminente a população, pode-se acionar também o Corpo de Bombeiros (193) • O descumprimento acarreta em multa a quem comete a infração • Poda radical é crime, pode e deve ser denunciada.
  17. 17. ÉPOCAS E PERÍODOS IDEIAIS PARA PODA
  18. 18. ÉPOCAS E PERÍODOS IDEIAIS PARA PODA
  19. 19. ÉPOCAS E PERÍODOS IDEIAIS PARA PODA Sempre tenha certeza das fases da planta que deseja podar. - Frutíferas: após a frutificação - Ornamentais com flores: após as flores e sementes - Ornamentais de folhagem: qualquer período (priorizar o período seco) - Grama: qualquer período Podas de rejuvenescimento são mais indicadas ao final do inverno, pois é quando o crescimento vegetativo é retomado. A fase de lua minguante e nova é também ideal, já que a seiva das plantas refluem para a raiz, fazendo com que a poda dos galhos e folhas desperdice menos seiva. A poda no período da tarde permite que as plantas tenham o período noturno para cicatrizar os cortes.
  20. 20. FIM OBRIGADO!

×