Estado IntermediáRio Da Alma

9,636 views

Published on

Dia 12 09 07

Published in: Spiritual

Estado IntermediáRio Da Alma

  1. 1. Terceira Igreja Batista do Plano Piloto O Estado Intermediário da Alma Escatologia nas Quartas-Feiras Pastor Valdeir Contaifer
  2. 2. ( v. 13 ), mas entendendo o encaminhamento de Deus na História deveríamos nos consolar uns aos outros ( v. 18 ). Escrevendo sobre a morte o apóstolo Paulo em 1Tessalonicenses 4 disse que não deveríamos nos entristecer como aqueles que não tem esperança A Revelação de Deus sobre a Escatologia tem o propósito de nos consolar e nos dar a esperança.
  3. 3. A certeza da morte é absoluta na humanidade. É inevitável. Hebreus 9.27 diz taxativamente: “ Aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo ”.
  4. 4. A Bíblia ensina que existe morte do corpo (física) e morte da alma (perdição) – Mateus 10.28 . Em Eclesiastes 12.7 a morte é tratada como a separação da alma (ou espírito) do corpo ( Tiago 2.26 concorda com este conceito). “ A morte veio por um homem...” 1Coríntios 15.21 (A bênção da Ressurreição de Cristo anula a morte física).
  5. 5. Quem parte para a eternidade no estado de morto espiritualmente , sem a vida de Cristo em si, sem a vivificação da alma , ficará toda a eternidade em seu estado de separado de Deus. É disto que trata Apocalipse 20.6 quando diz da “ segunda morte ”. Este é um assunto tão sério que não deveria ser ignorado pelas pessoas. Nossa alma sobrevive à morte física e deve seguir para um destino.
  6. 6. Após a morte física segue a concretização da escolha que a pessoa fez em vida: Existir com Deus ou Sem Ele.
  7. 7. Mas, afinal, depois que a pessoa morre, para aonde vai a alma?
  8. 8. Chamamos de Estado Intermediário a condição humana entre a morte e a ressurreição. A Bíblia diz em 1Tessalonicenses 4.16,17 ... os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro ; depois nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor .
  9. 9. A Bíblia mostra existência consciente e pessoal entre a morte e a ressurreição, Lucas 16.19-31 ; Jesus mesmo diz ao arrependido da vida imediata com Ele após a morte em Lucas 23.43 . Após a morte física vão todos para o hades , ou o além . Os justos não permanecem mortos, sem consciência. Jesus garantiu isso ( Mateus 22.32 ; João 11.25,26 ).
  10. 10. Jesus é taxativo quanto ao estado intermediário: e aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão ... ( Lucas 16.22 ) ; há uma glória a ser revelada em nós ( Romanos 8.18,19 ). Nenhum salvo ficará longe de Jesus por período algum após a sua morte ( João 14.1 - 3 ). O crente parte para estar com Cristo ( Filipenses 1.21-23 ; 2Coríntios 5.6-8 ).
  11. 11. Em Apocalipse 6.9-11 e 7.9-17 fica clara a consciência , a autoridade e a adoração das almas salvas .
  12. 12. o estado dos injustos no além túmulo: é de sofrimento e consciência ( Lucas 16.22-23 ), de separação ( Lucas 16.26 ). Quem morre em injustiça é castigado ( 2Pedro 2.9 ). Podemos concluir que: depois da morte física o crente imediatamente vai para onde Jesus está; seu estado é de plena consciência (estão mais acordados e mais vivos do que nunca!); o estado dos justos é de gozo inefável; esse estado no paraíso não é o final porque ainda falta a grande ressurreição (o corpo em glória).
  13. 13. Cabe ao crente se alegrar com as bênçãos da Salvação em Cristo e procurar servi-lo com todo o amor e gratidão, também lhe cabe evangelizar os perdidos visto estarem correndo grande perigo partindo desta vida para o além sem a segurança da Redenção em Cristo Jesus. Amém.

×