Você nas redes sociais: dicas para não prejudicar sua reputação profissional

3,922 views

Published on

Guia de boas práticas para uso pessoal de redes sociais, desenvolvido pelo Núcleo de Inbound Marketing da AGI Headquarter Brazil.
Coordenação Editorial e Direção de Criação minhas.
http://www.posgrado.net.br/

Published in: Education

Você nas redes sociais: dicas para não prejudicar sua reputação profissional

  1. 1. Você nasRedes SociaisDicas para não prejudicar suareputação profissional na internetPublicação
  2. 2. @ Direitos Autorais Todos os direitos são reservados. Nenhuma parte deste livro pode ser reproduzida, copiada ou transmitida livremente de alguma forma, sem o consentimento prévio dos seus autores. Este E-book foi elaborado pelo Núcleo de Comunicação e Marketing AGI Brazil Headquarter para destinação e uso pessoal de seus discentes, docentes e sociedade em geral, sendo vedada a comercialização total ou parcial desta obra. Legislação Este produto virtual respeita a legislação pátria em vigor, estando em consonância com a seguinte norma: Lei N° 9.610 de 19 de Fevereiro de 1998 - Altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá providências. Philipe Teixeira Ilustração e Diagramação Laurianne Franco Texto e Direção de Criação Um projeto do Núcleo de Comunicação e Marketing AGI Brazil Headquarter Edwan Lima José Carlos Reston Filho Ricardo Moura Vicente Fernades Tino Diretoria AGI Brazil Headquarter Manaus, Amazonas 2012
  3. 3. @ Um pequeno guia Segundo pesquisas*, cerca de 28% dos internautas no Brasil passam 6 horas por dia na web e os serviços mais usados são as redes sociais, como o Facebook, Twitter, Orkut, entre outras, e o crescimento deste número é cada vez mais natural. Porém, mesmo a comunicação através das redes sociais já sendo uma parte importante da nossa vida, são ferramentas de visibilidade pessoal e profissional ainda muito mal utilizadas pela maioria das pessoas, interferindo até em processos de contratação e permanência no emprego, muitas vezes até usadas como prova em processos de demissão por justa causa. Assim, preparamos um pequeno manual com dicas para você evitar passar uma imagem pessoal e profissional indesejável para seus contatos, sejam eles amigos, colegas de trabalho e até futuros empregadores. *Pesquisa realizada pela E.life em julho de 2012.
  4. 4. “O Facebook é meu e eu faço o que quiser!” Verdade e mentira. Sim, o Facebook, o Twitter é seu, o Instagr.am e todas as demais redes sociais são suas. Porém, o que você publica na internet está disponível para todos. Tudo o que você disponibiliza na rede poderá ser usado contra ou a favor de você em seleções profissionais, em reuniões familiares e até em simples paqueras. Quer ver os exemplos?
  5. 5. # Não seja tagarela e não se exponha demais Não atualize seu status de 5 em 5 minutos com coisassuperficiais e detalhes irrelevantes da sua vida. Apesar do oversharing ou a superexposição pessoal nas BLÁ BLÁ BLÁ ISSO, AQUILO TBM FUXICO!redes sociais ser uma armadilha na qual todos caímos de vez HAHAHAem quando - principalmente quando nos sentimos sozinhos ousimplesmente estamos sem nada para fazer - asconsequências dessa superexposição podem ser variadas,desde desentendimentos com familiares e amigos, até aimpressão pública de que você não consegue guardarsegredos, é uma pessoa carente ou quer chamar a atenção.Em resumo, você pode se tornar um “mala-sem-alça” digital.
  6. 6. # As indiretas Sim, muitas vezes temos a vontade louca de mandar umaindireta para um dos nossos contatos, isso acontece com todomundo. Mas, antes de escrever uma indireta para um colegade trabalho, parente ou ex-namorado, lembre-se sempre: nãoé assim que se resolvem os problemas, expondo sua vidaparticular para centenas de pessoas. Você acha que vale a pena deixar todo mundo saberdemais da sua vida? Uma indireta, dependendo do caso, podepassar a imagem que você é uma pessoa recalcada, agressiva,que não sabe a diferença entre público e privado e não possuicontrole sobre suas reações emocionais.
  7. 7. # Palavrões @ ? $ Se você realmente deseja construir uma carreira, umfuturo profissional em qualquer área de atuação, evite sempre ! #*que possível o uso de palavrões em qualquer contexto.
  8. 8. # Muito cuidado com seus dados! Muito cuidado com o tipo de informação que você deixadisponível nos seus perfis. Pequenos detalhes como informarque se está sozinho em casa, o nome completo e fotos defamiliares, assim como datas de nascimento e número dedocumentos, podem ser um prato cheio para golpes comosequestros falsos, invasão de redes sociais e contas debanco.
  9. 9. # Se você odeia seu emprego e seu chefe... E você publica isso? Sinto muito, mas você pode serdemitido por justa causa. Falar mal da empresa, chefes ecolegas de trabalho, além de pegar mal para você no empregoatual ou em seleções de vaga, ainda podem levá-lo aresponder processos civis. Lembre-se: a maioria das empresas que estãoselecionando currículos monitoram os perfis dos candidatosnas redes sociais. Se um post ofensivo for visto pelo gerentede RH da sua nova empresa, com certeza contará pontoscontra você na hora da contratação, dando a ideia de que vocênão tem postura profissional.
  10. 10. # Olá, professor Pasquale! Erros de digitação são bem diferentes de erros deconcordância ou ortografia. Fique sempre atento para nãocometer deslizes que façam aparentar falta de domínio do seupróprio idioma. Caso não tenha certeza de como se escreve uma palavraem português ou em outra língua, utilize sempre a ajuda dedicionários, do Google ou de tradutores online.
  11. 11. # Olha o passarinho! As fotos que você posta na internet publicamente nasredes sociais, mesmo quando apagadas, não desaparecem dainternet. Se elas estiverem relacionadas ao seu nome, podemainda ficar visíveis em resultados de pesquisa durante anos. Mesmo quando seu perfil for trancado e suas publicaçõesdisponíveis apenas para amigos e contatos, você ainda correo risco de ter suas fotos indiscretas compartilhadas e salvaspor qualquer pessoa que tenha acesso a elas. Então, muitocuidado ao publicar fotos com bebidas alcoólicas, roupasíntimas, poses duvidosas e comportamentos antissociais.Uma dica: ao marcar pessoas em suas fotos, principalmente noFacebook, peça permissão antecipadamente. Nem todo mundogosta de ser marcado e solicitar a permissão denota educaçãoda sua parte.
  12. 12. # Não entre nessa corrente Nada tem o poder de irritar mais uma pessoa que váriascorrentes, campanhas e orações invadindo o e-mail ou atimeline. Ao marcar uma pessoa no Facebook, por exemplo, ouenviar esse tipo de conteúdo por e-mail, pondere sobre apertinência da mensagem e o grau de intimidade que você temcom a mesma. Tenha sempre o bom senso de não empurrarpropaganda eleitoral, mensagens de autoajuda ou orações aquem não está solicitando este tipo de informação de você. Muito cuidado para não ser indelicado: nem todo mundoacredita no que você acredita e nem é obrigado a acreditar.
  13. 13. # Muito cuidado no ambiente de Trabalho Muito cuidado ao usar as redes sociais no horário deexpediente. Algumas empresas não são tolerantes com o usoda internet fora do intervalo. Importante: antes de publicar fotos do seu local detrabalho, procure se informar sobre as regras da empresa emrelação às redes sociais. O mau uso da internet e ocompartilhamento de informações sigilosas ou restritas àempresa podem gerar demissões por justa causa.
  14. 14. # Compartilhando tragédias Fotos de animais torturados, pessoas mutiladas e coisasdo gênero algumas vezes irritam e ofendem seus contatos. Mesmo que você queira ajudar a uma causa, como aproteção de animais, violência doméstica ou seja contra todosos tipos de guerra, avalie o impacto das fotos publicadas paranão se tornarem sensacionalistas e inoportunas, criando umaimagem oposta a qual você deseja passar. Muitas vezes, um cartaz de sensibilização ou umdepoimento pessoal que não utilize esse tipo de imagem surtemais efeito.
  15. 15. # Redija seus e-mails com carinho Atualmente, o e-mail é uma das mais importantes epopulares ferramentas de comunicação digital, mas às vezes oescrevemos como se fosse um recado de geladeira. Vaga para Editor-chefe Clark Kent para mim Prezado (a) selecionador, Conforme anúncio de sua empresa, envio meu currículo para a vaga Escolha uma saudação adequada, releia todo o texto para disponível. Meu nome é Clark Kent, tenho 36 anos, sou graduado em Comunicaçãoobservar se você está explicando o que deseja de forma clara Social com habilitação em jornalismo e trabalho como repórter policial há 10 anos. Neste tempo, cobri os maiores casos investigativos da cidade dee simples, além de verificar sempre a correção ortográfica e Metrópolis, como a prisão do vilão Lex Luthor, além de obter entrevistas exclusivas com o Superman trabalhando para o principal jornal da cidade,gramatical antes de apertar o <<ENVIAR>>. O Planeta Diário. Durante este tempo tive a oportunidade de atuar como subeditor das editorias de Polícia e Mundo em algumas ocasiões. Acredito Caso esteja enviando um currículo para uma empresa, não que possuo grande potencial para preencher a vaga de editor chefe da sua empresa.se esqueça de escrever um breve parágrafo sobre você. Tome .Currículocuidado para não parecer arrogante ou desesperado, apenas Atenciosamente, Clark Kent W Jornalistafale de sua formação acadêmica e experiências profissionaisde forma bem objetiva, argumentado o porquê delas oqualificarem para cargo.
  16. 16. # Links InteressantesCartilha - Internet Reponsável para Criançashttp://www.internetresponsavel.com.br/criancas/o-que-e-netiqueta.phpNetiqueta- A etiqueta da Internethttp://www.safernet.org.br

×