Palestra marketing digital cláudio torres

274 views

Published on

  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Palestra marketing digital cláudio torres

  1. 1. MARKETING DIGITAL PALESTRA REALIZADA NO DIA 25/03/2011 MINISTRADA POR CLÁUDIO TORRES- Marketing Digital - ocupa em média 4% da verba do plano de marketing- Vivemos em uma era onde a atenção é o bem mais escasso do planeta (multiplicação demídias)- O brasileiro passa 3 vezes mais tempo na internet do que na televisão. Fonte: Ibope- 73% lêem blogs; 83% usam redes sociais; 53% acessam diariamente (?). Fonte: Cetic- 35% dos internautas colocam nas mídias sociais opiniões sobre marcas e produtos. Fonte:Deloid- Termo Nativo Digital: nasceu na era da internet- Gerações mais novas estão pressionando as gerações mais antigas a se atualizarem usando ainternet- Preocupação com público-alvo na hora de montar o site. Ex: site para pessoas mais velhas,aumentar o tamanho da fonte.- 18% classe C usa internet- Não cabe a empresa decidir se vai usar as mídias sociais. Quem decide é o consumidor.- Não se trata de tecnologia e sim de uma mudança de comportamento- Jornalistas perdem espaço para os publicitários na era digital- WIK – Evolução do e-mail (pesquisar sobre essa ferramenta)- Divulgação só se propaga com o boca a boca (viral). Não adianta querer ter 4.000 seguidoresem 1 mês.- Não adianta colocar número de telefone no facebook. O consumidor quer ser atendido pelocanal em que ele está acessando. Quando o consumidor parar de ser ouvido, vai parar dereclamar com a empresa e vai começar a reclamar nas redes sociais.- Conteúdo útil; Relacionamento, interação e comunicação constante; Ações espontâneas;pesquisas de monitoramento- Estratégias: e-mail marketing; pesquisa on-line;publicidade online; viral; marketing deconteúdo; marketing em mídias sociais; monitoriamento.
  2. 2. - Catálogo impresso de busca;- Evolução: internet apenas para buscas, criação de blogs..- Existem mais conhecimentos registrados em blogs do que na mídiaGoogle:1º Busca2º Aparece resumo das informações3º texto4º siteA primeira coisa a ser feita é:Definir público-alvo e o que pretende, como opúblico se comporta, que informações elebusca, que conteúdo produz e como produz esse conteúdo.- As pessoas costumam já partir para produção do site sem antes saber as etapas anteriores.CASES Empresa de imóvel tem 4 blogs: um sobre lar ( pelo motivo da mulher decidir a compra),investimentos (homens querem investir), mais 2. Isso significa que não é válido apenas falarsobre si, gerar conteúdo que interessa seu público-alvo gera atenção.- Convencer um cliente a usar Mídia Digital – abre o Google e digita o nome da empresa. Elevai estar lá sem nem saberCase Kryptonite (cadeado)- A empresa não participava e não monitorava as redes sociais.- Caso bic - o cadeado era vendido ao preço de 100 dólares com a promessa de que era ocadeado mais seguro. Um vídeo no youtube foi divulgado com pessoas abrindo o tal cadeadocom uma caneta bic. O vídeo teve inúmeros acessos no youtube. A empresa não participava denenhuma rede social e só ficou sabendo do caso quando a imprensa ligou para o gerente demarketing querendo agendar uma entrevista sobre o ocorrido. Ninguém da empresa estavasabendo.- Ouça: Estute o consumidorConheça-se: Define prioridades
  3. 3. Seja Social: contribua, exponha-se, participe!- Seja multimídia – tenha tudo em versões em áudio, vídeo, imagem, texto e publique emtodos os meios possíveis.- Conteúdo de mídia – Não abandone as mídias convencionais. Foque nos principais veículos.- Planeje inclusive para a crise.Mídias Sociais = Ouvir, responder e colaborar!- Email marketing: a origem dos e-mails, adequação da sua lista à mensagens à estrutura do e-mail enviado. Prestar atenção no período de envio. Executivos normalmente não abrem e-mails nas segundas e sextas-férias. Enviar a partir de terça. Se o conteúdo for para jovens, ébom enviar nas sextas-feiras.- E-mails marketing em jpg aparecem em branco junto com o botão “isso pode conter vírus”.As pessoas irão apagar.HTML – Escreve texto, talvez bloqueie a imagem, mas o texto irá aparecer.- Site coletivo usa Viral: chame amigos e valida a promoção- Faça alguém sentir algo. Case Imóvel WEB. Muito bom!- Para ONG é importante o marketing viral fazer sentir algo- Wi... – contador de bebida e comida para festas de acordo com o número de convidados(pegar o site completo)- Game Marketing – atinge nichos, expor marcas.. mais 2- Internet só da pra fazer pesquisa QUALITATIVA.- Interagir com os meios. Pegar as perguntas mais freqüentes do Orkut e responder com textono blog.- Exposição da marca na internet – métrica- monitore a busca 1 vez por mês (lista de palavras, sites, links)- cadastre sua empresa no Google maps- Acompanhe o que sai da sua empresa na mídia (igoogle)- Acompanhe seu site (Google analytics)
  4. 4. Monitoramento:- Visitante único, modelo e versão da internet, visitas, tempo de seção, pgs visitadas.

×