Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
CORPOREIDADE
AULA I
DEFINIÇÕES
 CORPOREIDADE: é a maneira pela qual o
cérebro reconhece e utiliza o corpo como
instrumento relacional com o m...
ASSIM:
 SENSAÇÃO/AÇÃO: OCORRE AO MESMO
TEMPO, constituindo uma unidade que
está presente no mundo e pelas minhas
ações me...
VAMOS TRABALHAR
 A imagem e vivências da corporeidade humana ao longo da
história
 Identificação dos paradigmas científi...
 O corpo como lugar de construção
de saberes, de abrigo de múltiplas
inteligências, emoções e
iniciativas crítico-criativ...
O corpo é o princípio e a condição estruturante
da existência humana e o veículo do ser no
mundo. Dessa forma ele não pode...
 Através de suas manifestações corporais
o ser humano se comunica e se expressa,
deixando transparecer suas carências,
pr...
 Fonseca (1996,p.9) ressalta que "o
essencial é a intencionalidade, a
significação e a expressão do movimento,
e desta fo...
PLANO DE ENSINO
 Aulas expositivas e dialogadas, apoiadas
em textos e vídeos. Leituras sobre temas
relacionados. Apresent...
AVALIAÇÃO
 NP1 - AVALIAÇÃO TEÓRICA - 10
 NP2 – SEMINÁRIO 2,0 + AVALIAÇÃO
TEÓRICA 8,0
BIBLIOGRAFIA
 GONÇALVES, M. A. S. Sentir, pensar e
agir: corporeidade e educação. 4º Ed.
Campinas: Papirus, 2000.
 ARANH...
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Corporeidade aula 1

6,077 views

Published on

Published in: Education
  • Be the first to comment

Corporeidade aula 1

  1. 1. CORPOREIDADE AULA I
  2. 2. DEFINIÇÕES  CORPOREIDADE: é a maneira pela qual o cérebro reconhece e utiliza o corpo como instrumento relacional com o mundo.  Porto diz: a relação com o mundo se dá PELO/NO corpo que surge DO/NO ser. Corpo que SENSAÇÃO/AÇÃO ao mesmo tempo
  3. 3. ASSIM:  SENSAÇÃO/AÇÃO: OCORRE AO MESMO TEMPO, constituindo uma unidade que está presente no mundo e pelas minhas ações me expresso como SER-NO- MUNDO.  Sou CORPO/INSTRUMENTO DO MUNDO: pelas minhas ações me expresso como SER/NO MUNDO
  4. 4. VAMOS TRABALHAR  A imagem e vivências da corporeidade humana ao longo da história  Identificação dos paradigmas científicos que influenciam suas diversas concepções  Estudo das contribuições da corporeidade  VIVÊNCIAS das possibilidades de IDENTIFICAR E PERCEBER o corpo, de modo sensível e reflexivo  As relações do corpo com sigo mesmo e com o mundo
  5. 5.  O corpo como lugar de construção de saberes, de abrigo de múltiplas inteligências, emoções e iniciativas crítico-criativo.
  6. 6. O corpo é o princípio e a condição estruturante da existência humana e o veículo do ser no mundo. Dessa forma ele não pode ser encarado somente sob o ponto de vista físico ou "coisificado", mas dentro de uma perspectiva mais ampla já que não estamos no mundo diante do nosso corpo; estamos no nosso corpo, ou melhor, nós somos o nosso corpo.(MERLEAU-PONTY,1994)
  7. 7.  Através de suas manifestações corporais o ser humano se comunica e se expressa, deixando transparecer suas carências, privações, necessidades, dificuldades existenciais e emocionais. Em cada palavra da linguagem corporal, cresce o diálogo entre os homens e o corpo proporciona diversas e sucessivas leituras. (CUNHA, 1994)
  8. 8.  Fonseca (1996,p.9) ressalta que "o essencial é a intencionalidade, a significação e a expressão do movimento, e desta forma o movimento põe em jogo toda a personalidade do indivíduo". A motricidade é a projeção de um mundo (o próprio homem) em outro mundo (envolvimento), sendo, portanto inconcebível perceber o homem sem movimento e envolvimento.
  9. 9. PLANO DE ENSINO  Aulas expositivas e dialogadas, apoiadas em textos e vídeos. Leituras sobre temas relacionados. Apresentação de seminários.
  10. 10. AVALIAÇÃO  NP1 - AVALIAÇÃO TEÓRICA - 10  NP2 – SEMINÁRIO 2,0 + AVALIAÇÃO TEÓRICA 8,0
  11. 11. BIBLIOGRAFIA  GONÇALVES, M. A. S. Sentir, pensar e agir: corporeidade e educação. 4º Ed. Campinas: Papirus, 2000.  ARANHA, M. L. A Filosofando. 3º Ed. São Paulo: Moderna, 2002.

×