Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Formulários Google - Tutorial

16,900 views

Published on

Criar e gerir formulários com ferramentas Google

Published in: Education

Formulários Google - Tutorial

  1. 1. Carlos Pinheiro, 2015
  2. 2. Carlos Pinheiro, 2015 2 Índice Criar formulários.......................................................................................................................3 Temas do formulário.................................................................................................................9 Partilhar o formulário ...............................................................................................................9 Suplementos...........................................................................................................................10 Gerir respostas .......................................................................................................................11 Suplementos da Folha de Cálculo............................................................................................12
  3. 3. Carlos Pinheiro, 2015 3 ─ Abra o Google Drive, clique em Novo e depois em Formulários do Google. ─ Atribua um título e uma descrição: ─ Comece a preencher o formulário, adicionando diferentes questões: 1 2 3 Escreva a aqui a pergunta Escolha aqui o tipo de pergunta Defina se é ou não uma pergunta obrigatória
  4. 4. Carlos Pinheiro, 2015 4 Tipos de perguntas A opção «Tipo de pergunta» dá acesso a várias tipologias de questões: Tipologia Texto Adequada para uma pequena quantidade de texto, por exemplo, para identificar o utilizador: Tipologia Texto de parágrafo Adequada para respostas extensas:
  5. 5. Carlos Pinheiro, 2015 5 Tipologia Escolha múltipla Adequada para selecionar uma opção entre várias alternativas: Tipologia Caixas de verificação Adequada para selecionar várias opções entre várias alternativas: Tipologia Selecionar a partir de uma lista Semelhante à escolha múltipla, mas em formato de lista pendente:
  6. 6. Carlos Pinheiro, 2015 6 Tipologia Escala Permite uma gradação da resposta: Tipologia Grelha Permite cruzar respostas de linhas com colunas: Em qualquer momento pode editar, duplicar ou eliminar a pergunta: Editar a pergunta clicando aqui Duplicar a pergunta clicando aqui Eliminar a pergunta clicando aqui
  7. 7. Carlos Pinheiro, 2015 7 Nas perguntas de escolha múltipla é possível adicionar a opção «Outra», que permite escrever uma resposta curta: O resultado final fica assim:
  8. 8. Carlos Pinheiro, 2015 8 ─ Opções de esquema Além de perguntas, é possível adicionar Cabeçalho de Secção (elemento de texto para identificar uma secção do formulário), Quebra de página (para dividir o formulário por mais de uma página), Imagem (carregar imagens, usar imagens do Drive ou de um URL, pesquisar imagens) e Vídeos do Youtube. ─ Opções de confirmação. São oferecidas três opções para o que acontece quando o formulário é submetido. Escolher o tipo de opção pretendido para finalizar a criação do formulário. 4 5
  9. 9. Carlos Pinheiro, 2015 9 É possível escolher entre vários temas que definem o aspeto que vai tomar o formulário quando é respondido. Para isso, clicar em Alterar tema e depois, no menu do lado direito, escolher o tema pretendido: Depois de concluída a elaboração do formulário, segue-se a sua partilha pelos utilizadores. Para isso, clicar em Enviar formulário São oferecidas várias opções de partilha: Link para partilhar – Cria um link que pode ser publicamente partilhado. Incorporar – Gera um código HTML para incorporar num blogue ou numa página web. Partilhar link através de – Para partilhar o link nas principais redes sociais. Enviar formulário por email – Indicar endereços de email dos destinatários do formulário.
  10. 10. Carlos Pinheiro, 2015 10 A Google disponibiliza vários suplementos para os seus formulários, que automatizam e expandem algumas das suas funcionalidades. Para obter instalar suplementos, clicar em Suplementos e depois em Obter suplementos. Estes são dois dos suplementos mais populares: 1. Form Notifications: Permite receber uma notificação por email sempre que um formulário é submetido. Permite também configurar uma mensagem que é automaticamente enviada a quem submete o formulário. 2. g(Math) for Forms – Permite adicionar fórmulas matemáticas e gráficos às perguntas do formulário.
  11. 11. Carlos Pinheiro, 2015 11 Por predefinição, as respostas são recolhidas e registadas numa folha de cálculo Google Drive. Clicando em Respostas e depois em Resumo das Respostas, é possível ver um resumo das respostas ao formulário, com a criação automática de gráficos nos casos em que tal é possível: Clicando em Aceitar repostas, é fechado o acesso o acesso ao formulário, que deixa, a partir desse momento, de aceitar respostas. Clicando de novo, reativa-se o formulário. Ao clicar em Ver respostas, abre-se a folha de cálculo associada ao questionário: A primeira coluna (Carimbo de data/hora) regista automaticamente a data/hora a que o formulário foi submetido. Todas as restantes células correspondem às respostas dadas. A partir daqui é possível tratar os dados com operações de folha de cálculo.
  12. 12. Carlos Pinheiro, 2015 12 Tal como os Formulários, também a folha de cálculo oferece vários suplementos, alguns deles bastante úteis. Um dos mais interessantes é o Flubaroo: O Flubaroo permite corrigir automaticamente as respostas dadas no formulário e enviar aos alunos a classificação obtida. Depois de instalar o Flubaroo, lança-se o suplemento e o primeiro passo (Grading Step 1) é atribuir pontuação a cada pergunta e/ou excluir perguntas da classificação: De seguida (Grading Step 2), deve-se selecionar a resposta que vai funcionar como Answer Key, isto é, como modelo que servirá para corrigir as restantes respostas (habitualmente, a resposta do professor).
  13. 13. Carlos Pinheiro, 2015 13 Após este processo, é criado um novo separador na folha de respostas com a correção automática das mesmas. Os resultados podem depois ser enviados por email aos alunos.

×